Pela Manhã 10:30
Título: “Possibilidades Educativas das Histórias em Quadrinhos de Super-Heróis”
Conteúdo: Fábio Paiva falará sobre a relação entre a educação e as Histórias em Quadrinhos (HQs). Veremos um pouco das origens deste gênero, suas mudanças, questões ligadas à violência presente nesse gênero literário, além da apropriação de conhecimentos, a recepção e retenção de informações e o aspecto de entretenimento das HQs como fonte de elementos educacionais. A condução dos trabalhos também possibilitará a demonstração de ações e usos das HQs nos processos educacionais.
Convidado:
Prof. Fábio Paiva – Mestre em Educação (UFPE) e Licenciado em Geografia (UNESP). Professor Assistente da UFPE.
Pela Tarde 13:00
Título: LEVE QUE O LIVRO É SEU!
Conteúdo: O Projeto Estilingues reúne 7 escritores que se conheceram há mais de 20 anos numa Oficina Literária do Rio e resolveram editar seus textos para distribuição gratuita, divulgando a literatura onde quer que haja espaço. Por que Oficina Literária? Como publicar sem uma grande editora? Como chegar ao leitor? Venha conversar com a gente. Há um Mapas de viagem saído do forno à sua espera. Um livro de presente, a ser lido e passado adiante..
Convidado:
Alexandre Brandão – Autor de livros como Contos de homem e No Osso: Crônicas Selecionadas , escreve no blog No Osso (http://noosso.blogspot.com).
Cristina Zarur – Jornalista, pesquisadora e resenhista literária. Publicou contos em sites e pode ser acompanhada em seu blog http://cristinazarur.wordpress.com/
Marilena Moraes – Dedica-se à tradução e à revisão. Publicou contos em três coletâneas com o grupo, e muitos de seus textos estão em http://www.jornalplasticobolha.com.br/.
Miriam Mambrini – Autora de 8 livros, detém, entre outros, o prêmio Stanislaw Ponte Preta. Seus romances As pedras não morrem e O crime mais cruel foram adquiridos pelo PNBE do MEC.
Nilma Lacerda – Escritora. Queria que a vida toda fosse só escrever, e quase é. Como professora de Letras da Universidade Federal Fluminense colabora com o mundo letrado. Aceita visitas em www.nilmalacerda.com.br.
Sônia Peçanha – Autora de Traição e outros desejos e integra as coletâneas Contos de escritoras brasileiras e 30 mulheres que estão fazendo a nova literatura brasileira.
Vânia Osório, psicóloga e arte terapeuta, autora de Fronteiras e Sem Alardes, ambos de poesia e do blog rapaduracarioca.wordpress.com
Pela Tarde: 16:00
Título: Prisma e pluralidades – os heterônimos na Literatura.
Conteúdo: Um dos grandes desafios para análise dos críticos e dos leitores, as várias vozes de um escritor tornam-se às vezes um mistério no âmbito da criação literária, e um ponto de interesse dentro da psicanálise. O professor Alexandre Furtado conversa com o escritor Raimundo de Moraes sobre as personalidades literárias que assinam os livros Baba de Moço e Tríade.
Convidados:
Alexandre Furtado – Professor da Fafire. Mestre e Doutor em Teoria da Literatura
Raimundo de Moraes – escritor, jornalista e publicitário, editor do Portal Interpoética, primeiro ponto de cultura digital de Pernambuco
Pela Tarde: 18:00
Título: Um poeta todo prosa: conversa sobre as diversas formas poéticas e uma análise das suas possibilidades, no livro Viagem de Joseph Língua.
Conteúdo: Dissecando a gênese do seu ‘romancinho’ Viagem de Joseph Língua, Pedro Américo de Farias discutirá as diversas formas de poesia incluídas na obra, chamando atenção para a natureza multifacetária deste gênero. A conversa será repleta de exemplos ilustrativos, recitados com a participação de convidados/as, num bate-papo/sarau em que serão mostradas as diversas linguagens através das quais a poesia se manifesta. No final, o autor autografará o ‘romancinho’ (publicado pela Ateliê Editorial) e o audiolivro de poemas Linguaraz.
Convidado:
Pedro Américo de Farias. – Licenciado em Letras (Fafire, 1978) e Especialista em Educação de Adultos (UFPB, 1981), Pedro Américo de Farias não faz parte de qualquer movimento literário. Considera-se, lato sensu, um experimentalista das formas poéticas, usando a métrica ou o verso livre. Escreve e diz poesia, ensaia prosa crítica, mas prefere alimentar-se na leitura da prosa de ficção e de ensaios históricos. Trabalha com oficinas literárias, em especial de Leitura em voz alta de poesia e é funcionário da Fundação de Cultura Cidade do Recife.
Endereço da Casa do Clube de Autores: Feira do Livro no Parque do Carmo – Olinda – PE