#clubenafliporto: Agenda do dia (17/11)

Pela Manhã 10:30

Título: “Possibilidades Educativas das Histórias em Quadrinhos de Super-Heróis”

Conteúdo: Fábio Paiva falará sobre a relação entre a educação e as Histórias em Quadrinhos (HQs). Veremos um pouco das origens deste gênero, suas mudanças, questões ligadas à violência presente nesse gênero literário, além da apropriação de conhecimentos, a recepção e retenção de informações e o aspecto de entretenimento das HQs como fonte de elementos educacionais. A condução dos trabalhos também possibilitará a demonstração de ações e usos das HQs nos processos educacionais.

Convidado:
Prof. Fábio Paiva – Mestre em Educação (UFPE) e Licenciado em Geografia (UNESP). Professor Assistente da UFPE.

Pela Tarde 13:00

Título: LEVE QUE O LIVRO É SEU!

Conteúdo: O Projeto Estilingues reúne 7 escritores que se conheceram há mais de 20 anos numa Oficina Literária do Rio e resolveram editar seus textos para distribuição gratuita, divulgando a literatura onde quer que haja espaço. Por que Oficina Literária? Como publicar sem uma grande editora? Como chegar ao leitor? Venha conversar com a gente. Há um Mapas de viagem saído do forno à sua espera. Um livro de presente, a ser lido e passado adiante..

Convidado:
Alexandre Brandão – Autor de livros como Contos de homem e No Osso: Crônicas Selecionadas , escreve no blog No Osso (http://noosso.blogspot.com).

Cristina Zarur – Jornalista, pesquisadora e resenhista literária. Publicou contos em sites e pode ser acompanhada em seu blog http://cristinazarur.wordpress.com/

Marilena Moraes – Dedica-se à tradução e à revisão. Publicou contos em três coletâneas com o grupo, e muitos de seus textos estão em http://www.jornalplasticobolha.com.br/.

Miriam Mambrini – Autora de 8 livros, detém, entre outros, o prêmio Stanislaw Ponte Preta. Seus romances As pedras não morrem e O crime mais cruel foram adquiridos pelo PNBE do MEC.

Nilma Lacerda – Escritora. Queria que a vida toda fosse só escrever, e quase é. Como professora de Letras da Universidade Federal Fluminense colabora com o mundo letrado. Aceita visitas em www.nilmalacerda.com.br.

Sônia Peçanha – Autora de Traição e outros desejos e integra as coletâneas Contos de escritoras brasileiras e 30 mulheres que estão fazendo a nova literatura brasileira.
Vânia Osório, psicóloga e arte terapeuta, autora de Fronteiras e Sem Alardes, ambos de poesia e do blog rapaduracarioca.wordpress.com

Pela Tarde: 16:00

Título: Prisma e pluralidades – os heterônimos na Literatura.

Conteúdo: Um dos grandes desafios para análise dos críticos e dos leitores, as várias vozes de um escritor tornam-se às vezes um mistério no âmbito da criação literária, e um ponto de interesse dentro da psicanálise. O professor Alexandre Furtado conversa com o escritor Raimundo de Moraes sobre as personalidades literárias que assinam os livros Baba de Moço e Tríade.

Convidados:
Alexandre Furtado – Professor da Fafire. Mestre e Doutor em Teoria da Literatura

Raimundo de Moraes – escritor, jornalista e publicitário, editor do Portal Interpoética, primeiro ponto de cultura digital de Pernambuco

Pela Tarde: 18:00

Título: Um poeta todo prosa: conversa sobre as diversas formas poéticas e uma análise das suas possibilidades, no livro Viagem de Joseph Língua.

Conteúdo: Dissecando a gênese do seu ‘romancinho’ Viagem de Joseph Língua, Pedro Américo de Farias discutirá as diversas formas de poesia incluídas na obra, chamando atenção para a natureza multifacetária deste gênero. A conversa será repleta de exemplos ilustrativos, recitados com a participação de convidados/as, num bate-papo/sarau em que serão mostradas as diversas linguagens através das quais a poesia se manifesta. No final, o autor autografará o ‘romancinho’ (publicado pela Ateliê Editorial) e o audiolivro de poemas Linguaraz.

Convidado:
Pedro Américo de Farias. – Licenciado em Letras (Fafire, 1978) e Especialista em Educação de Adultos (UFPB, 1981), Pedro Américo de Farias não faz parte de qualquer movimento literário. Considera-se, lato sensu, um experimentalista das formas poéticas, usando a métrica ou o verso livre. Escreve e diz poesia, ensaia prosa crítica, mas prefere alimentar-se na leitura da prosa de ficção e de ensaios históricos. Trabalha com oficinas literárias, em especial de Leitura em voz alta de poesia e é funcionário da Fundação de Cultura Cidade do Recife.

 

Endereço da Casa do Clube de Autores: Feira do Livro no Parque do Carmo – Olinda – PE

Assine a Nossa Newsletter

Ricardo Almeida

Sou fundador e CEO do Clube de Autores, maior plataforma de autopublicação do Brasil e que hoje responde por 27% de todos os livros anualmente publicados no país. Premiado como empreendedor mais inovador do mundo no segmento de publishing pela London Book Fair de 2014, sou também escritor, triatleta e, acima de tudo, pai de família :)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *