Biblioteca Nacional abre inscrições para prêmios literários

Até o dia 24 de outubro, os escritores interessadospodem registrar as  suas obras de acordo com a sua categoria, divididas em oito opções: Poesia, Romance, Conto, Ensaio Literário, Ensaio Social, Tradução, Projeto Gráfico e Literatura Infantil e Juvenil (segue abaixo as descrições das categorias).

Cada autor só pode concorrer em uma categoria e no máximo com três títulos. Caso a obra tenha mais de um autor apenas um deles poderá fazer a inscrição.

O prêmio, realizado desde 1997 pela Fundação Biblioteca Nacional, é uma forma de reconhecer e apoiar não apenas os melhores livros brasileiros, mas sim aqueles que motivam e engrandecem a literatura nacional. Além das placas comemorativas, cada categoria premia a obra vencedora em 12.500 reais.

Para concorrer, o livro deve ser inédito (1ª edição), publicado em português e no Brasil entre 1º de setembro de 2010 e 31 de agosto de 2011. Não existe nenhuma taxa de inscrição.

Para ler o edital completo, clique aqui.

Para baixar a ficha de inscrição, clique aqui.

Informações também pelo telefone (21) 2220-2057 e/ou pelo e-mail cgll@bn.br.

Descrição das Categorias

  • Romance: Narrativa ficcional longa.
  • Conto: Narrativa ficcional curta.
  • Poesia: Expressão textual lírica que utiliza efeitos linguísticos sonoros, rítmicos e harmônicos, escritos em prosa ou verso. Atividade criativa da linguagem, com base em recursos sintáticos, vocabulares e gramaticais.
  • Ensaio literário: Textos que apresentam ideias e reflexões a respeito de teoria, interpretação e crítica literária.
  • Ensaio social: Textos que apresentam ideias e reflexões a respeito de um tema, como História, Filosofia, Ciências Sociais, Política, Sociologia e Antropologia.
  • Tradução: Obras literárias (romance, conto, poesia, crônicas) traduzidas de outros idiomas para o português do Brasil.
  • Projeto gráfico: Conjunto da criação e disposição de elementos gráficos e textuais no livro – capa, tipologia, arte, fotos, imagens, cores, formas, texto, diagramação, papel e impressão.
  • Literatura Infantil e Juvenil: Obras de conteúdo ficcional, podendo ou não conter elementos de não-ficção, que abordam temas e assuntos destinados ao público infantil e juvenil.
Assine a Nossa Newsletter

15 comentários em “Biblioteca Nacional abre inscrições para prêmios literários

    1. Achamos difícil, Simone – mas tentar nunca custa nada. Por que você não liga para a Biblioteca Nacional, pelo número que postamos na matéria, e os questiona diretamente?

  1. Prezados, grato pela atualização do link. Infelizmente, não poderei participar com minha comédia As Aventuras de Zé Doidinho, publicada nesse Clube. O livro não tem o ISBN ainda. Abraços.

    1. Oi Suzana! Dá uma olhada nas regras do edital, cujo link está no post – todas as informações estão no arquivo e, em caso de dúvidas, contate diretamente a Biblioteca pelo telefone que colocamos na matéria.

  2. Bom dia! Já baixei a ficha. Eu a envio pra onde e como? Estou participando com uma de minhas 5 obras: “Contos de Barriga cheia”
    Outra coisa: O edital não abre.

    1. Oi Joacir! Já atualizamos o link do edital. Dá uma olhada lá – todas as informações estão no arquivo e, em caso de dúvidas, contate diretamente a Biblioteca pelo telefone que postamos na matéria.

  3. ola amigo
    eu gostaria de participar, mas eu nao registrei os direitos autorais ainda e meu livro é uma ficçao eu poderia participar com um livro fictício?
    obrigado

    1. O fato de ser ficção, claro, não é nenhum impeditivo – tanto que há uma categoria “romance” presente, sem nenhuma regra dizendo que precisam ser de não-ficção. A Biblioteca exige o ISBN para a participação do prêmio. A nossa sugestão, Renildo, é que você baixe o edital e os contate diretamente pelo telefone que colocamos no post, esclarecendo todas as dúvidas.

  4. Eu tenho um livro lançado, com o título de No Tempo dos Capuchinhos.Eu relato através de histórias, casos e causos, fatos e acontecimentos de uma época no Brasil. Não é um romance ficcional. Em qual categoria posso me inscrever?

    1. Essa decisão é sua, Guilherme. Recomendamos que escolha a que mais tiver a ver com o romance, mesmo que nenhuma o reflita com exatidão…

  5. Prezados, quero participar, mas o link do edital não está funcionando. Tenho também as mesmas dúvidas do Marcos. Obra sem ISBN e lançada apenas no Clube será aceita? E como obter um comprovante da data de publicação no Clube?

    1. Oi Maciel. Esse link é direto da Biblioteca Nacional – deve estar ocorrendo algum problema com o site deles que, acreditamos, seja temporário. Recomendamos que ligue para eles no telefone que indicamos no post ou diretamente pelo http://www.bn.br . O ISBN é obrigatório e é ele quem conterá também o registro da data. Livros publicados aqui no Clube com certeza são válidos – afinal, são livros como os que estão pulicados em qualquer outro lugar…

  6. Obras sem ISBN q tenham sido lançadas apenas no site Clube dos autores são consideadas “inéditas”? Em alguns concursos sim e outros não …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *