Até pouco tempo atrás, publicar livros era difícil. Tudo se baseava na sorte de chamar a atenção de uma editora que botasse a obra nas livrarias. O problema é que esse processo era lento, burocrático e, muitas vezes, abandonado no meio do caminho. Hoje, felizmente, há outras maneiras de fazer parte do mercado editorial (e formas bem mais rápidas de lançar uma obra!).
Quer saber como? Confira os dois principais métodos de publicação a seguir.
Antes da internet, os escritores tinham duas formas de lançar sua obra ao mundo. Ambas podem ser nomeadas com bons títulos de filmes (de drama!).
Caso o escritor optasse por “ser descoberto” por uma editora séria para bancar seu sonho, pode-se dizer que estava “A Espera de Um Milagre”. Afinal, milhares de outras pessoas provavelmente estariam fazendo a mesma coisa. Fácil como ganhar na loteria 🤪
Aos corajosos que resolviam abandonar a espera e bancar o lançamento do próprio bolso, restava passar a vida “Vivendo Com Um Dólar”, pois: era preciso contratar uma editora confiável;
oferecer pessoalmente o livro nas lojas; chutar uma tiragem para impressão; calcular sozinho o preço de venda; torcer muito para alguém (além da própria mãe) comprar.
Resumindo: publicar o próprio livro já era, em si, uma ótima história para contar.
Esses métodos ainda existem, mas se você é um escritor iniciante, a publicação tradicional provavelmente não é o melhor caminho.
Não importa o quão incrível seja o livro que você está escrevendo: enviar manuscritos e esperar que outra pessoa decida se sua obra será ou não um sucesso pode ser muito frustrante. Gastar todo o dinheiro que você economizou durante anos em uma pilha de livros que podem demorar para ser vendidos também não parece muito animador.
Mas calma! 😱
Há outra opção. E temos certeza de que você vai gostar muito mais dessa.
Não, publicação independente não é coisa de jovens que abandonam a faculdade para viver de arte. Também não significa ter que publicar um livro sozinho, sem apoio nenhum.
Lá no início, falamos sobre como funcionava a publicação de livros antes da internet. Naquela época, a autopublicação de livros era muito mais parecida com os cenários que você imaginou.
Entretanto, a forma como fazemos as coisas hoje em dia mudou...
Você não vai mais a um caixa eletrônico para conferir o extrato do cartão de crédito. Há um aplicativo para isso. Quase ninguém liga para a pizzaria da esquina para encomendar a janta. Dá pra fazer isso em poucos cliques, sem falar com ninguém.
Quando foi a última vez que você viu uma locadora de filmes? Tudo o que você precisa está no Netflix (ou em qualquer outro streaming que você assine).
A internet reduziu a burocracia e tornou a nossa vida mais fácil.
Por que com a publicação de livros seria diferente?
E se te contássemos que é possível publicar livros de graça, nas maiores livrarias do país, com poucos cliques e sem precisar aprovar nada com ninguém? Bem-vindo à autopublicação na era digital! 😎
De forma resumida, para publicar um livro de forma independente, basta:
Sem burocracia.
Sem ninguém para julgar a qualidade do que você escreveu. Sem longas esperas.
Mas não vamos te enganar: sozinho, esse processo pode ser bastante desafiador.
E não é gratuito (falaremos mais sobre isso adiante).
Como, então, encurtar o caminho?
Através de uma plataforma de autopublicação de livros, como o Clube de Autores (Oii! 😋)
Fácil, né?
Ao optar por esse formato, o autor fica responsável pela divulgação do livro (quanto melhor o marketing, mais exemplares vendidos!), mas não precisa se preocupar com a logística de impressão, distribuição e entrega.
E o melhor de tudo: não custa nada! 😳
Como isso é possível? Entenda no próximo capítulo.
No método tradicional, é necessário encontrar uma editora para rodar a obra, um designer para diagramar e criar a capa, desenvolvimento e impressão de material publicitário para divulgação, buscar lugar nas livrarias físicas, entre muitos outros investimentos.
Através de uma editora convencional, caso sua obra seja “escolhida”, normalmente não há qualquer custo por parte do autor. Porém, existe todo o processo até conseguir chamar a atenção de uma instituição do tipo, e para isso não há preço: apenas sorte e muita paciência. Mas você já sabe disso!
Publicando sozinho, sem uma plataforma para te ajudar no processo, vários gastos surgem, já que estamos normalmente falando de um livro físico. Para publicar de forma 100% autônoma, há investimentos indispensáveis como a impressão das obras, e a distribuição e os custos vão variar de acordo com o tamanho do estoque que você deseja montar.
Como é possível publicar uma obra nas maiores plataformas de venda do Brasil com custo zero? 🗣
Aqui no Clube de Autores, a publicação gratuita é possível porque:
Afinal, a vida de um escritor não é feita apenas de espinhos, né?
Ao publicar de forma independente, é você quem define o preço que irá cobrar pela sua obra.
Claro, para lucrar com a venda de livros é necessário considerar os custos com a publicação. No caso do Clube de Autores, essa conta é feita automaticamente pelo sistema (nada de Excel ou Calculadora, ufa! 😅). Ou seja: é tudo calculado com base nas dimensões, papel escolhido e número de páginas.
E se você é dono da obra, nada mais justo do que poder definir quanto deseja ganhar por direitos autorais, certo? No fim, o preço de venda do seu livro será uma soma de todos esses valores! 💰
A seguir, falaremos mais sobre os direitos autorais. Confira!
Direitos Autorais são um conjunto de normas estabelecidas pela legislação para proteger qualquer pessoa física (ou jurídica) que tenha criado uma obra intelectual. De forma bem resumida, isso significa que o criador de uma obra tem direito de receber os benefícios morais e patrimoniais de sua criação.
Vale destacar que é o autor quem decide se quer ou não registrar sua obra. Apesar de não ser obrigatório, nós recomendamos fortemente que você faça o registro de direito autoral como medida protetiva, caso haja necessidade de comprovar a autoria da sua criação ou reivindicar exploração ilegal do conteúdo (incluindo pirataria).
O registro é feito por meio da Biblioteca Nacional. Antes de solicitar o registro, o autor deve ter em mãos uma cópia física da obra intelectual — que poderá ser em folhas avulsas de papel A4 ou em formato de livro já publicado.
Para dar entrada no processo de registo, é preciso consultar os valores na Tabela de Retribuição e gerar uma Guia de Recolhimento da União (GRU) no valor correspondente ao serviço que irá solicitar.
Se você optar por vender sua obra de forma particular, os direitos autorais serão “administrados” por você mesmo (é o que “sobra” da venda, excluindo-se os custos com toda a logística).
Ao publicar sua obra através de uma plataforma como o Clube de Autores, além de definir quanto você gostaria de ganhar por direitos autorais, toda a distribuição e venda é nossa responsabilidade.
Enfim, os refrescos! 🍋🍃
A cada obra comprada, você recebe o valor combinado na hora do cadastro! :)
Calma, não é nenhum bicho de sete cabeças!
ISBN é um registro que permite catalogar sua obra. Funciona mais ou menos como um “código de barras”. Ou seja, ela será encontrada e distribuída com mais facilidade sempre que tiver esse registro — inclusive internacionalmente. O Clube de Autores não exige esse item para publicar um livro no site, mas algumas livrarias exigem para aceitar a obra em seus sistemas de venda. Por isso, sempre recomendamos que nossos autores adquiram o código para usufruir de todos os benefícios da autopublicação.
Aliás, além de ser super fácil registrar o ISBN (tudo online, via Câmara Brasileira do Livro), o valor é super acessível. Com, em média, R$ 22,00* é possível obter o registro que garantirá a distribuição da sua obra nas maiores plataformas de venda do país. Custa menos do que um exemplar impresso!
*O valor médio mencionado tem como base o preço apresentado no site da CBL em 31/10/2021. Consulte os valores atualizados no portal da Câmara Brasileira do Livro.
Ainda tem dúvidas?
Saiba mais sobre como funciona o ISBN.
Através de um acordo com gráficas dos Estados Unidos e Inglaterra, os escritores do Clube de Autores terão a possibilidade de ter suas obras publicadas aqui e em quase todos os países do mundo — quase, já que alguns poucos países não possuem estrutura logística para realizar as entregas, por estarem em guerra civil ou enfrentando sérias crises econômicas.
Ou seja: EUA? Canadá? Portugal? França? Austrália?
You name it: centenas de países do mundo poderão receber cópias físicas da sua obra! E já que estamos falando em outra língua, é importante lembrar que caso tenha interesse em distribuir em outra língua, a tradução é por conta do autor.
Continue lendo para conhecer os próximos passos para fazer da sua obra um sucesso!
Publiquei meu livro. E agora?
Fique de olho nas dicas abaixo para tornar o seu livro um sucesso de vendas.
Não espere uma editora descobrir seu talento.
Faça sua parte e torne-se conhecido criando seu próprio marketing.
Publique na internet, publique sozinho, publique de alguma maneira.
Assim, além de vender mais, as chances de finalmente chamar a atenção de uma editora convencional aumentam muito.
MAS, considerando que, atualmente, com o Clube de Autores é possível colocar suas obras nas livrarias como faria uma editora comum... talvez nem seja mais tão importante se esforçar tanto para atrair uma empresa desse tipo, não é mesmo? 🤔
Como todo mundo sabe, a internet também é uma fábrica de fake news.
Então, antes de darmos o assunto por encerrado, vamos esclarecer o que é verdade e o que não é a respeito da publicação independente. Confere aí!
Qual o valor para publicar um livro?
Os valores variam bastante caso você queira publicar por uma editora física independente ou online.
A boa notícia é que se for através do Clube de Autores, o custo é zero.
Os valores variam bastante caso você queira publicar por uma editora física independente ou online. A boa notícia é que se for através do Clube de Autores, o custo é zero.
Existem três possibilidades: publicar sozinho, arcando com todos os custos, da impressão à divulgação; através de uma editora, mas, nesse caso, ela é quem contrata seu trabalho; publicando na internet no formato virtual, através de uma plataforma como o Clube de Autores
A remuneração de um autor vem através de duas variáveis: o valor dos direitos autorais da sua obra multiplicado pelo número de unidades que vendeu. No Clube de Autores, dispomos de uma calculadora que prevê todos os gastos com folhas, impressão etc. (caso seja seu desejo vender em lojas físicas também), para que o autor possa calcular, com segurança, quanto deseja receber em cima de cada venda.
Basta que, no momento em que cadastrar seu livro para venda no Clube de Autores, você sinalize que quer vender nas livrarias conveniadas da plataforma. Isso inclui Amazon, Cultura, Estante Virtual e muitas outras, garantindo uma presença poderosíssima do seu livro, sem que você precise pagar nada por isso. Saiba mais sobre como publicar um livro na Amazon.
O registro é realizado online. O passo a passo está detalhado no Portal da Biblioteca Nacional.
Para saber quanto poderá obter de lucro com a venda de uma obra, basta somar todos os custos obrigatórios que terá com impressão, distribuição, entrega, entre outros. Acrescente então o valor em direitos autorais que deseja receber a cada venda realizada. Esse será o seu lucro.
É o nome dado ao registro realizado pela Câmara Brasileira do Livro, que tem o objetivo de catalogar as obras publicadas em todo o mundo.
Ainda tem dúvidas?
Confira outras respostas na FAQ do Clube de Autores.