fundo roxo com livro branco no meio, na capa a frase "capas importam sim! entenda a importância das capas dos livros"

Como fazer a capa de um livro? Tutorial [5 dicas]

Capas vendem. Simples assim.

Iríamos até além dessa afirmação acima. Capas não apenas vendem: elas possivelmente são as melhores vendedoras de livro do planeta. E se você acha isso péssimo, se acha que isso reflete uma espécie de estereótipo de mau leitor que depende de uma imagem para se decidir… talvez esteja certo! Mas isso não deixa de ser uma verdade.

Por isso separamos algumas dicas fundamentais para te ajudar a criar uma capa perfeita para sua obra. Confira!

Por que capas importam tanto?

Toda história começa por algum lugar. No caso de livros, que demandam uma imersão maior por parte de leitores (uma vez que o próprio ato de ler requer mais tempo e concentração que qualquer outra maneira de se absorver histórias), a necessidade de sedução é sempre, sempre grande.

No passado, há um ou dois séculos, era normal que capas mais artísticas sequer existissem. Mas não adianta levar isso em conta como uma espécie de argumento de que, lá no passado, as pessoas liam mais e melhor. É uma afirmação saudosistamente vazia: os tempos simplesmente eram outros.

Leia também: o leitor escolhe um livro pela capa?

No passado, a variedade de livros era muito menor, dependia-se de livrarias fisicamente próximas e decidia-se com base em críticas feitas por jornais que, tendo uma base infinitamente menor de títulos para revisar, conseguia estruturar artigos completos o suficiente para fazer ou matar o sucesso de alguma obra.

Hoje, há uma infinidade de livros sendo lançados todos os dias. Mais de 40 por dia apenas no Clube de Autores, aliás. Hoje, há livros impressos, e-books, audiolivros. Hoje, há internet, deixando todos os livros do mundo ao alcance de todo mundo.

Hoje há abundância, não escassez. E abundância se traduz em concorrência. 

Imagine-se agora olhando uma vitrine com dezenas ou centenas de livros de autores que você não conhece. O que você faria para se decidir por um? Ler um trecho de todos? Dificilmente: ninguém tem tempo para isso.

Muito provavelmente você escolheria alguns e os folhearia para ver se se identifica com os textos. E como você escolheria quais folhear? Se você não conhecesse os autores ou os enredos, muito provavelmente pela capa. É por isso que ela importa.

Vale lembrar que uma capa não é feita apenas de desenhos e cores. O título de um livro também é fundamental para despertar a atenção do público. Mas falaremos sobre isso em outro post.

5 dicas para criar uma capa de livro

1. Tenha um objetivo claro

O primeiro passo para a capa perfeita é descobrir o que, exatamente, você quer. Isso pode parecer óbvio, mas a quantidade de escritores que não fazem ideia do que desejam ao iniciar um trabalho de criação de capa é assombroso. A regra aqui é simples: se você, que escreveu o livro, não sabe o que quer de capa, dificilmente um capista conseguirá produzir algo bom.

Isso significa que você deve descrever, em detalhes, uma imagem de capa, para que um artista a coloque no papel? Claro que não: você é escritor, não capista. Mas quer dizer que você deve saber sim, em detalhes, qual imagem, qual percepção você deseja transmitir ao leitor. Isso nos leva ao segundo ponto.

2. Sintetize sua mensagem em conceitos

Todo livro do mundo tem uma mensagem central, uma ideia básica que funciona como alicerce para toda a sua narrativa. Seja de maneira direta ou indireta, óbvia ou abstrata, você deve ter essa ideia tangivelmente clara, descrita, palpável.

Essa será a essência do seu “briefing”, do seu pedido para o capista que trabalhará em seu livro (ou do ponto de partida para você mesmo, caso decida se aventurar pela criação). E se, ao final do trabalho, você não achar essa mensagem transmitida na capa, é porque ela não está boa (independentemente da sua qualidade artística).

3. Sintetize seu livro

Não adianta também entregar um livro inteiro para um capista e falar “se vire”. Sejamos práticos: a probabilidade de um capista profissional que depende de escala (e, portanto, produz diversas capas por mês para sobreviver) efetivamente ler o seu livro inteiro é mínima.

Sintetize-o. Tenha clara a mensagem que deseja transmitir e entregue ao capista material para que ele possa se aprofundar, incluindo uma sinopse eficiente e trechos que você acredita que sejam “exemplares”.

4. Tenha referências de capas

Se você contratar um capista (falaremos disso logo mais), é preciso ter em mente: a pessoa pode até pode entender a mensagem do seu livro – mas dificilmente saberá o seu gosto pessoal se você não passar referências práticas.

O que são essas referências? Capas de outros livros que você gosta.

O mesmo vale para você, caso decida criar sua própria capa. Sem referências, não há ponto de partida.

Vá a uma livraria no final de semana, pesquise na internet, tire fotos, enfim: reúna algumas imagens que sirvam de inspiração para o profissional que estiver trabalhando para você.

Referências, aliás, nem precisam ser apenas de capas incríveis. É tão importante saber o que quer quanto dizer o que não quer.

Leia também: As 10 piores capas da história

5. Teste o editor de capas do Clube de Autores

Em 2022, lançamos uma super novidade aqui no Clube: um editor de capas próprio para facilitar a vida de nossos escritores. A ferramenta é prática e completa – e pode ser utilizada gratuitamente, basta se cadastrar como autor e testar!

Isso significa que você não precisa mais ir atrás da melhor plataforma de edição e nem aprender técnicas de design gráfico. Pesquise suas referências, tenha uma boa noção visual e pronto! Você mesmo pode desenvolver a “cara” da sua obra (e sem pagar nada por isso).

Confira o vídeo abaixo e saiba como funciona:

5. Se preferir, arrume um bom capista  

Caso você tenha testado a ferramenta de edição de capas do Clube e ainda assim prefira contratar um profissional, não hesite. Apesar da facilidade que esse recurso nos proporciona, sabemos que muitos autores são melhores na escrita do que no design. E tudo bem!

Pode ser um amigo ou um profissional de mercado – tanto faz. O importante é ter em mente que este será um profissional fundamental para seu livro.

F-U-N-D-A-M-E-N-T-A-L.

Neste sentido, recomendamos que você navegue no Profissionais do Livro, plataforma do Clube de Autores que permite a contratação direta dos mais diversos prestadores de serviço relacionados ao mercado editorial. Lá você encontrará centenas e mais centenas de capistas oferecendo seus serviços a preços com grande variação. Significa que todos sejam incríveis? Não.

Uma vez no Profissionais do Livro (ou em qualquer outra plataforma), você deve vasculhar os comentários de clientes feitos sobre aquele capista e, principalmente, visitar o seu site ou portfolio para ver se realmente gosta do seu estilo. Se não gostar, não contrate. Simples assim.

Se gostar, contrate: mas seja extremamente rígido na sua demanda e aprove apenas se realmente amar a capa.

Saiba quanto custa publicar um livro

O que você JAMAIS deve fazer?

Ignorar a importância da capa por conta da empolgação de ter terminado de escrever seu livro, fazer qualquer coisa, de qualquer jeito, e publicar.

Fazer isso é praticamente dizer ao leitor que nem você mesmo acredita no seu livro ao ponto de ter dedicado um mínimo de zelo e de carinho para construir uma capa condizente com o conteúdo.

Aliás, hoje, é extremamente comum que o leitor “deduza” a qualidade do texto a partir da qualidade da capa. Isso está certo? Está errado? A discussão é irrelevante: se é assim que o leitor pensa e escolhe, é nesse mundo que o autor deve se enquadrar.

A capa é só o que eu preciso para o meu livro funcionar?

Claro que não – há muitos livros com capas incríveis que nunca venderam mais que meia dúzia de exemplares. Há mais, muito mais envolvido em transformar uma história em um sucesso de vendas. A capa é só um dos elementos fundamentais.

texto em fundo roxo "publique sua obra"

Quer saber mais? Confira outros artigos sobre como produzir uma obra:

Como diagramar um livro?
Revisão ortográfica de livros: o que é e qual a importância 
A importância dos Feedbacks antes de publicar um livro

Assine a Nossa Newsletter

Ricardo Almeida

Sou fundador e CEO do Clube de Autores, maior plataforma de autopublicação do Brasil e que hoje responde por 27% de todos os livros anualmente publicados no país. Premiado como empreendedor mais inovador do mundo no segmento de publishing pela London Book Fair de 2014, sou também escritor, triatleta e, acima de tudo, pai de família :)

15 comentários em “Como fazer a capa de um livro? Tutorial [5 dicas]

  1. O que está acontecendo aqui??????????Não consigo comprar meu próprio livro?????? Co m quem eu devo falar???????????????

  2. Ao publicar este livro no clube dos autores, eu nunca almejei lucros tampouco sucesso de vendas, uma vez que o fiz por mera satisfação e passatempo. A primeira edição que publiquei foi um completo fracasso, mesmo sendo a sua capa, modéstia parte, uma das mais criativas. A segunda publicação do mesmo livro que foi apenas revisado, eu imaginei que uma capa exótica pudesse atrair os leitores, mas novamente eu me enganei…

    1. Oi, Ronnedy!
      Há casos em que o livro é impecável e, mesmo assim, o autor tem dificuldades para alavancar as vendas.
      Na publicação independente, é necessário investir em estratégias de divulgação, parcerias, redes sociais e eventos para tornar o livro mais conhecido. Dificilmente o retorno será rápido! Te desejamos todo o sucesso e, caso tenha dúvidas, conte conosco.

    2. Desiste não, as vezes nos sentimos desmotivado a continuar, mas esse são os primeiros degraus de uma longa escada, não desista!

  3. Estou escrevendo um livro em LATEX, com todos os elementos. Desde a capa e tudo. Como faço para contratar somente os demais serviços?

  4. Confeccionei uma capa personalizada, pois não me agradou a gerada automaticamente pelo sistema do Clube.
    Como posso utilizá-la sem, necessariamente, fazer uso dos Profissionais do livro, indicado pelo Clube?

    1. Oi João. É só selecionar a opção de capa personalizada e subir a sua no ato da publicação. Se quiser a lombada personalizada também, então é necessário entrar em contato com atendimento@clubedeautores.com.br.

      Só peço que atente para uma coisa: a capa pode ser inteira personalizada – mas é fundamental que os arquivos estejam no tamanho exato que o sistema exige, ok? Se tiver dúvidas quanto a isso pode falar diretamente no atendimento :)

  5. Eu já tenho o livro pronto, só queria um local para autografá-lo, quais as possibilidades que tenho de conseguir a ajuda do Clube de autores

    1. Oi Francisco! Em primeiro lugar, aceite nossos parabéns! Nós não temos, aqui no Clube, locais para lançamento – mas sempre acompanhamos o que os próprios autores fazem. Normalmente, negociar com livrarias não é exatamente um problema: como um lançamento leva consumidores para suas lojas, elas sempre se esforçam para oferecer esse serviço. Claro: elas vão exigir um percentual das vendas que pode variar de 30 a 60%, mas isso vai depender da negociação. Se você estiver em algum lugar que tenha uma Livraria Cultura, por exemplo, pode aproveitar o próprio acordo que nós já temos com eles.

      Além de livrarias, é também comum que autores façam seus eventos em bares ou centros culturais. Da mesma forma, eles costumam abrir suas portas justamente porque um evento assi garante o que todos mais buscam: pessoas.

      Dá uma olhada nesses materiais daqui que podem te ajudar:

      Guia de Divulgação de Livros: http://media.clubedeautores.com.br/assets/templates/ComoDivulgarSeuLivro.pdf
      Precisa de livros para seu lançamento?: http://blog.clubedeautores.com.br/2018/10/precisa-de-livros-para-seu-lancamento.html
      Táticas de guerrilha para lançamento de livros: http://blog.clubedeautores.com.br/2016/08/taticas-de-guerrilha-para-lancamento-de-livros.html

      Se tiver qualquer dúvida específica, recomendo que acesse diretamente o Fred pelo atendimento@clubedeautores.com.br . Com certeza ele conseguirá te ajudar melhor (e mais rapidamente) que eu :)

Deixe uma resposta para Jucimara Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *