mão masculina assinando um livro branco

Como escrever um livro de sucesso?

Muitos se perguntam como, exatamente, os grandes escritores do mundo conseguiram se tornar bestsellers e se alçar ao posto de grandes influenciadores do pensamento humano.

Há, é claro, o óbvio: a qualidade dos seus textos. Não há história que resista a um texto ruim, mal escrito, com personagens frágeis e tramas desconexas. Mas se tudo dependesse apenas disso, grandes autores jamais teriam colecionado fracassos.

Autores que foram rejeitados antes da pulicação:

  • J. K. Rowling, a “mãe” de Harry Potter, foi rejeitada por 12 editoras antes de conseguir ser publicada;
  • Stephanie Meyer, autora da saga Crepúsculo enviou sua obra para 15 editoras. 5 delas sequer responderam e 9 disseram não.
  • “Tempo de Matar”, de John Grisham, foi rejeitado por nada menos que 27 (!!!) editoras;
  • “Carrie”, de Steven King, foi ainda pior: teve 30 rejeições.

Aliás, dê uma olhada em outros seis autores que foram rejeitados por editoras.

Todos eles, vale ressaltar, tinham as óbvias qualidades literárias que acabaram transformando-os em alguns dos maiores bestsellers da história da humanidade.

A primeira conclusão a que podemos chegar? Qualidade literária é fundamental, mas não é a única coisa que importa. A seguir, abordaremos alguns dos pontos mais importantes para te ajudar a escrever um livro de sucesso. Confira!

Como escrever uma obra campeã em vendas?

1. Sonhe grande

Sabe a diferença entre um objetivo gigantesco e um pequenininho? O efeito deles!

Sonhar grande dá o mesmo trabalho que sonhar pequeno.

Não tenha medo de sonhar em ser um bestseller. Ao contrário: nutra esse sonho, incentive-o, acredite nele custe o que custar. Até porque, convenhamos, se você não acreditar em si mesmo, como espera convencer um leitor?

Tem mais: só um sonho grande te forçará a agir de acordo, o que nos leva ao segundo ponto.

2. Tenha um plano claro

Onde, exatamente, você quer chegar? Se isso não estiver claro, se a ideia for apenas publicar e esperar os ventos e as marés trazerem resultados, esqueça: eles dificilmente chegarão. Você precisará assumir o comando do seu negócio – e isso inclui entender que um livro é, sim, um negócio.

E todo negócio precisa de um plano. Como o produto será finalizado? Como ele será lançado? Como ele alcançará influenciadores relevantes? Como ele será distribuído? Como você manterá seu público engajado? Quanto você deseja vender e como imagina chegar nesse número?

São, sim, perguntas difíceis e complexas: mas você precisará responder a todas elas caso queira ter sucesso.

Aliás, temos vários artigos aqui no blog que podem te ajudar a planejar o seu “negócio”:

3. Publique uma obra de arte

Assegure-se de que o seu livro esteja realmente bom. Isso inclui trabalhar revisão, capa e diagramação, convidar ou negociar o trabalho de algum crítico literário que você confie e, enfim, transformar a obra em uma obra de arte.

Não sabe por onde começar?

Há inúmeras referências na Internet! Pesquise, estude, siga as melhores práticas. Evite, sobretudo, cair na cilada de publicar algo “ruim” às pressas só por não saber como fazer para ter algo melhor.

Quer um exemplo? Capa. Livros vendem pela capa – isso é tão verdade que virou até piada em círculos literários. De que adianta você correr para lançar o seu livro se uma das principais forças de venda dele – a capa – estiver ruim?

Isso deve fazer parte do seu plano, diga-se de passagem. Você precisa de uma capa boa.

Como consegui-la? Pode ser com algum amigo artista, contratando algum profissional, negociando com alguma agência etc. Há inúmeras formas e, sim, você terá que se virar para descobrir a sua. O que você não pode ou deve fazer é ignorar e lançar algo “de qualquer jeito”. Traduza sempre o “de qualquer jeito” por “de jeito nenhum” e tenha claro de que não adianta nada cumprir um prazo de publicação para colocar algo que ninguém lerá no ar.

Leia também:

Como escrever um livro? Guia completo
Como fazer a capa perfeita para o seu livro?
Como escrever melhor?

4. Organize seu lançamento 

Sim, um lançamento de livro é importante. Mais: ele é fundamental. Organize o seu.

Há inúmeras opções para isso, como fazer uma parceria com livrarias ou mesmo cafés ou bares locais. Tenha em mente o óbvio: você levará pessoas – os seus convidados – para esses lugares. E pessoas consomem – o que é precisamente o que todos os estabelecimentos comerciais buscam.

E não se iluda achando que os eventos presenciais são os únicos que garantem visibilidade para sua obra. Hoje, uma simples LIVE no Instagram pode movimentar centenas de pessoas de todos os cantos do Brasil! Portanto, entenda onde está seu público e considere o melhor formato para divulgar seu livro.

5. Garanta sua distribuição

É fundamental que seu livro esteja disponível no máximo possível de lugares. Garantir que todas as livrarias físicas o exibam não será algo exatamente fácil (ou mesmo viável) – mas isso não é um problema. Por que? Porque o principal lugar que as pessoas vão para encontrar um livro é sempre o mesmo: a Internet.

No caso de livros, isso significa que o seu deve estar nas principais livrarias online do Brasil.

Se seu livro está aqui no Clube de Autores, ótimo: nós já distribuímos para uma imensa gama de livrarias como Cultura, Estante Virtual, Amazon e outras, muitas outras.

Para saber como publicar seu livro aqui no Clube, confira nosso manual de autopublicação.

6. Monte um plano de divulgação

Seu objetivo é responder à seguinte pergunta: como as pessoas saberão e se interessarão pelo menu livro? Há n maneiras de se responder a isso – mas o fundamental é que a resposta parta de você.

A própria Internet te dará uma imensa gama de dicas e conteúdos relevantes. Pesquise, converse, discuta, escreva seu plano. Para começar, considere as seguintes opções:

Resenhas de livros: a importância das recomendações em ferramentas
Períodos estratégicos para divulgar seu livro
Como escrever releases para divulgar sua obra?

7. Permita-se errar, aprenda a acertar

Acredite: não há inovação sem erro. E todo livro novo é, quase que por definição, uma inovação.

Por que estamos dizendo isso? Porque existe a possibilidade de alguma ação sua não funcionar como você esperava. O título do livro pode ser pouco impactante; a capa, mesmo sendo bem trabalhada, pode não chamar a atenção o suficiente; a sinopse pode ser pobre; o evento de lançamento pode não engajar o público por algum motivo qualquer.

Problemas acontecem: aprenda a lidar com eles. Observe o que deu errado e busque a correção, seja alterando o produto em si ou organizando um outro evento. Aliás, lembre-se que sempre é possível lançar uma segunda edição do seu próprio livro!

8. Não fuja dos fatos brutos

Fatos brutos são aquelas realidades que doem. Quando lançamos algo tão pessoal quanto um livro, costumamos quase que caçar desculpas para eventuais fracassos. O livro não vendeu tanto quanto você imaginava? Não perca tempo achando alguém ou alguma coisa a quem culpar. Só assim você conseguirá mudar algo e dar uma guinada nos resultados.

Aceite a realidade que se colocar à sua frente, estude-e, ajuste seu plano para alterá-la.

9. Seja disciplinadamente resiliente

Essa talvez seja a maior das dicas. Sabe o plano que você montou lá no começo? Atenha-se a ele.

Sim, variáveis entrarão em cena, fatos não planejados cairão como bombas pelo seu caminho e problemas surgirão. Conte com isso.

E saiba manusear as suas ações para que elas sempre, sempre sigam em direção aos objetivos que você traçou em seu plano.

Se você fizer isso, garantimos: os resultados virão.

texto em fundo roxo "publique sua obra"

Ficou com alguma dúvida? Conta pra gente nos comentários!

Assine a Nossa Newsletter

Ricardo Almeida

Sou fundador e CEO do Clube de Autores, maior plataforma de autopublicação do Brasil e que hoje responde por 27% de todos os livros anualmente publicados no país. Premiado como empreendedor mais inovador do mundo no segmento de publishing pela London Book Fair de 2014, sou também Key-Account Director da Brivia, escritor, triatleta e, acima de tudo, pai de família :)

7 comentários em “Como escrever um livro de sucesso?

  1. Já corri a internet em busca de material que enriquecesse o meu livro, novas técnicas e perceções , e acreditem, li milhares de artigos. Considero que este foi o mais inspirador de todos eles.
    Bastante cru, nada de falácias acerca do que implica escrever.
    ” se tiver que culpar alguém, culpe-se a si próprio”
    O caminho de um escritor é longo e muito trabalhoso, mas não existe nada nesta vida que valha realmente a pena, se no seu percurso não forem derramadas algumas lágrimas.

    Bem haja e boas escritas.

  2. Dissipar as dúvidas, e, ou esclarecer, educa e nos aproxima; o que dignifica a todos do mundo literário. Parabenizo o blog Clube dos Autores!

Deixe uma resposta para Hélio Augusto Rê Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *