conto de fadas livro

A importância da ilustração nos livros infantis

Se você já leu para uma criança, deve ter percebido como a história em si é apenas uma parte do universo da leitura para os pequenos – eles gostam de observar as figuras, cores, detalhes… tudo encanta. 

Isso se a ilustração tiver a ver com a história que está sendo contada – acredite, nem sempre isso acontece! E não tem nada mais frustrante para uma criança do que não entender o que está desenhado ali. É a hora da famosa pergunta, com dedinho apontado “o que é isso?”. Você pode estar pensando “mas as crianças não conhecem tudo, os livros abrem um mundo de possibilidades para elas” – e está certíssima – o que irrita uma criança é quando ela conhece a palavra, o som, as cores e não entende a imagem. Ou quando não há ilustração naquele trecho específico. 

Até os 5 anos, mais ou menos, eles estão mais focados nas imagens do que na história em si. Às vezes, o pedido para ler novamente pode ser por um animalzinho fofo ilustrado na capa ou uma página super colorida no meio do livro. Os estímulos visuais são muito importantes nesta fase. É por meio deles que as crianças aprendem a diferenciar cores formatos, reconhecer figuras e até desenvolver melhor a fala, entre outros benefícios. 

Quanto menor a criança, mais importante é a imagem. O bebê não sabe a diferença entre um peixe e um cavalo mas ele gosta do que vê, aponta, ri, volta a página para o desenho que mais gostou. Conforme ela vai crescendo, as frases ficam maiores e as ilustrações com mais detalhes para prestar atenção.

ilustracao-livro

Reconhecimento de imagem

Quer um exemplo? Felipe é uma criança que não gosta muito de comer frutas, vira e mexe torce o nariz para o que a mãe coloca no prato e chora quando insistem que ele coma. Outro dia, estava brincando com um livro em que um macaco encontrava uma linda banana e sorria depois de comê-la. O estímulo daquela imagem, somado à explicação da mamãe, fez com que ele passasse a ver a banana de um jeito diferente – pelo simples fato de que ele reconheceu a fruta ali e associou a alegria do macaco ao alimento. Você já deve imaginar quem passou a comer banana feliz da vida depois desse dia, né? 

Tipos de ilustrações

Já sabemos o quanto a ilustração pode impactar na experiência da criança e por isso é importante pensar no tipo de ilustração que você pretende incluir no seu livro infantil. Assim como a escrita, existem diferentes estilos de desenho com traços e expressões variadas. 

Ao conversar com um especialista em ilustração infantil, você irá descobrir que existem diversas técnicas para ilustrar um livro. Além do desenho livre (feito à mão com lápis ou caneta), é possível usar técnicas de colagem, aquarela e até xilogravura. Você também pode criar personagens com características únicas, como O Menino Maluquinho, de Ziraldo.

Mas, atenção: desenhos disformes, ilustrações psicodélicas ou que gerem algum tipo de perturbação não são indicados para crianças – preste atenção antes de contratar alguém para realizar este serviço. Lembre-se que a ilustração é o complemento da narrativa e ela deve harmonizar com o contexto (e o clima) da história. Não estamos dizendo que não há espaço para arte diferenciada no universo infantil mas as crianças possuem uma mente mais realista e talvez são estejam preparadas para interpretar algo tão diferente do que estão acostumadas – se este for o caso, guarde o livro para quando ela estiver um pouco maior. 

Profissional ilustrador

Agora que você já sabe a importância da ilustração para o seu livro infantil, chegou a hora de escolher alguém para fazê-las. Não são simplesmente “rabiscos”, é o sucesso do seu livro em jogo. Geralmente, a primeira opção é um amigo que faz alguns desenhos legais mas recomendamos que você escolha algum profissional para dar mais vivacidade à mensagem que você quer passar. Existem diversas plataformas digitais onde você pode encontrar ilustradores que trabalham freelancer e possuem portfólio digital para avaliar os trabalhos já realizados. 

O Pinterest é uma rede social que pode te ajudar a buscar referências e ver as diferentes possibilidades para se inspirar na hora de passar as orientações de como ilustrar o seu livro. Para tornar o trabalho do ilustrador mais conectado à história, você deve terminar de escrever o livro e conversar sobre a maneira como imaginou o livro ilustrado enquanto produzia a obra.
Atenção: Se você desenha bem e quer se especializar em ilustração infantil, saiba que existem diversos cursos com essa finalidade – inclusive online. Você pode escolher uma técnica para começar e ganhar dinheiro como freelancer em projetos especiais.

3 comentários em “A importância da ilustração nos livros infantis

  1. Nesse momento estou precisando de imagens para ilustrar meu novo livro.
    Já estou com esse projeto ha dois anos e ainda não encontrei quem pudesse me ajudar nisso. Tenho um livro que já foi até premiado , mas não publiquei justamente por que entendo a importância da ilustração.

    1. Ola! Eu você pode procurar por uma artista ilustradora chamada Cintia Faria, ela tem um portifolio on line e está no Instagram.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *