crianças com livros ao ar livre

A importância da literatura infantil

Converse com um adulto e pergunte se ele tem o hábito de leitura. Faça a mesma pergunta para um adolescente e descubra se ele costuma ler livros com frequência. A resposta, provavelmente, será diferente. Isso porque a nova geração já cresce imersa nos dispositivos tecnológicos e se diverte por meio de videogames, tablets, jogos para celulares e vídeos no youtube. Não é a toa que muitos jovens não sabem escrever direito e possuem grandes dificuldades de foco e concentração. 

Adquirir um novo hábito não é difícil mas é preciso interesse, disciplina e tempo – deu pra entender a complexidade? Por isso, é muito importante incentivar as crianças a gostarem de livros, quanto mais cedo melhor. 

Um livro infantil é aquele que foi escrito para crianças e tudo nele tem o objetivo de entretê-las. Seja uma capa diferente, ilustrações, cores vibrantes, a mensagem passada, estilo de escrita e até o seu formato. Quer saber mais sobre literatura infantil? Então, vamos lá:

A partir de que idade é indicado?

A resposta é uma pergunta invertida: qual é a idade do seu pequeno? Porque certamente existe um livro para a idade dele. Isso porque há muitas obras feitas exclusivamente para bebês. Geralmente são livros feitos de material resistente, com dobras mais grossas, de pano ou até mesmo material plástico que pode sujar e até ser colocado na água sem estragar. Tudo para que a criança consiga aproveitar muitos momentos divertidos com seu livro. Normalmente, os livros para bebês são repletos de desenhos e poucas frases, apenas para que o adulto repita e auxilie na associação da criança – seja de uma cor ou de um animal, por exemplo. Conforme ele vai crescendo, os livros possuem uma funcionalidade diferente, estimulam a criatividade, desenvolvimento cognitivo, linguagem e podem auxiliar na alfabetização. 

mae e bebê lendo livros

Benefícios da leitura na infância

Já citamos (acima) alguns benefícios para o desenvolvimento infantil mas existem muitas outras vantagens para quem usa a literatura infantil a favor dos filhos, sobrinhos etc. Ao ler para uma criança, você auxilia no aprendizado para que ela aumente o vocabulário, amplia a visão de mundo já que ela está recebendo informações sobre diversas situações que estão ao seu redor, como animais, brinquedos e meios de transporte, por exemplo. 

ALém disso, é a porta de entrada para abordar assuntos difíceis de conversar com as crianças e contribui para a sensibilidade e a exposição das emoções diante das histórias lidas/contadas. 

Como incentivar os pequenos a gostarem de ler

Não podemos culpar as crianças, se não colocarmos elas em contato com os livros. Esse é um papel do adulto e que fará toda a diferença no hábito da leitura para a vida toda. Mas você não tem com o que se preocupar, pois as tarefas são bem simples:

  • Dê livros (apropriados) de presente
  • Se ofereça para ler para uma criança
  • Mude a entonação ao diferenciar personagens
  • Gesticule ou aponte para os personagens do livro enquanto lê
  • Explore as imagens 
  • Reproduza os sons dos personagens 
  • Repita palavras que podem ser aprendidas (como nome de cores e animais)
  • Conte histórias antes de dormir
  • Monte um cantinho da leitura
  • Estimule a criatividade para dar novos rumos à história
  • Faça visitas à livrarias e bibliotecas

Como escrever um livro infantil

Tudo que falamos aqui serve de base na hora de escrever uma obra para crianças. Antes de fazê-la, reflita sobre o que pretende acrescentar na vida delas – novas palavras, uma lição de vida, atitudes para replicar no dia a dia, interatividade… são muitos temas possíveis para abordar em um livro infantil.

Utilize ilustrações a seu favor, geralmente os livros infantis possuem mais imagens do que texto – dependendo da idade que você pretende atingir. Abuse das cores e de personagens que sejam familiares para as crianças. O mesmo serve para a produção da capa

A linguagem deve ser simples e direta, principalmente para os pequenos que estão em momento de alfabetização.

Clássicos da literatura infantil brasileira

Existem muitos títulos dedicados ao público infantil e você pode encontrá-los em diversas livrarias e plataformas digitais. Tanto novos quanto clássicos. E que clássicos! Alguns livro marcaram a infância de diversas gerações. Aqui estão alguns:

  • Reinações de Narizinho (Monteiro Lobato)
  • O Menino Maluquinho (Ziraldo)
  • O Meu Pé de Laranja Lima (José Mauro de Vasconcelos)
  • A Bolsa Amarela (Lygia Bojunga)
  • A Arca de Noé (Vinicius de Moraes)
  • Ou Isto ou Aquilo (Cecília Meireles)
  • Marcelo, Marmelo, Martelo (Ruth Rocha)
  • A Bruxinha Atrapalhada (Eva Furnari)

Gostou? Então veja todos os títulos de literatura infantil publicados no Clube de Autores.

Comente quais são os seus livros favoritos da infância.

Ricardo Almeida

Sou fundador e CEO do Clube de Autores, maior plataforma de autopublicação do Brasil e que hoje responde por 27% de todos os livros anualmente publicados no país. Premiado como empreendedor mais inovador do mundo no segmento de publishing pela London Book Fair de 2014, sou também escritor, triatleta e, acima de tudo, pai de família :)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *