Quais livrarias trabalham com autores independentes?

Saiba com quem você, autor independente, pode contar para revender o seu livro

Dentre todas as dificuldades que autores independentes sempre enfrentaram para consolidar as suas carreiras, a maior provavelmente é a distribuição.

Claro: há inúmeros fatores fundamentais para ter um livro publicado e fazendo sucesso, incluindo um bom acabamento técnico (capa, diagramação, revisão etc.), ISBN (sem o qual toda e qualquer distribuição para livraria é simplesmente impossível) e, claro, o plano de divulgação como um todo.

Mas sejamos francos: de nada adianta ter um produto final belíssimo, tecnicamente perfeito, se nenhum consumidor consegue comprá-lo nos principais pontos de venda. E é aqui que entra a questão da distribuição.

Primeiro ponto: você PRECISA do ISBN

Para quem não sabe, o ISBN é o CPF do livro. Você até conseguirá revender a sua obra sem esse registro, feito junto à Biblioteca Nacional, tanto na loja do próprio Clube de Autores quanto nas lojas de ebook (chegaremos nisso já já). Mas sejamos francos: contentar-se apenas com a distribuição de ebooks, que representam menos de 2% do mercado brasileiro, faz pouco sentido lógico.

Aliás, faz menos sentido ainda quando se considera que tirar o registro do ISBN é algo extremamente simples, fácil, bastando seguir esse tutorial aqui.

Assim, antes de qualquer coisa, certifique-se de que você tem ISBN registrado e válido. E nem adianta tentar dar uma de esperto e copiar um ISBN de outro livro ou inventar um número: a possibilidade de você ser pego com a boca na botija e de ter o seu livro banido em definitivo das livrarias é grande, muito grande.

Segundo ponto: vale a pena abordar livrarias diretamente?

Há dois caminhos aqui: peregrinar de livraria a livraria, fisicamente, buscando um contrato de revenda do seu livro, ou fazer tudo de maneira mais automatizada.

Os dois são viáveis, mas o primeiro é muito, muito mais complicado. Por que?

Porque a grande maioria (para não dizer todas) as livrarias vive com mão de obra extremamente enxuta e atuando sob um modelo de negócio pautado sobre grandes negociações com médias e grandes editoras. A possibilidade de você sequer conseguir uma reunião com alguém que tenha o poder de comprar o seu livro é mínima. E, mesmo que você consiga, a possibilidade dessa reunião não dar em nada, de nenhum contrato ser sequer enviado para se iniciar uma negociação, é maior ainda. Para piorar, você deverá fazer um acordo com diversas livrarias para isso ter sentido – e controlar o seu próprio estoque, pois as que toparem revender o seu livro exigirão tê-lo em consignação.

Quer fugir disso? É para isso que existe o Clube de Autores.

Como funciona a distribuição pelo Clube de Autores?

Todo o modelo do Clube é bem simples: você publica seu livro gratuitamente, assinala o campo que nos autoriza a revender o seu livro em livrarias terceiras e pronto: seu livro irá para as principais livrarias do país.

Você acompanhará cada venda que ocorrer nelas diretamente pelo site do Clube, na sua área de vendas/ direitos autorais, e receberá por cada uma delas o equivalente a 20% do preço de capa.

No mais, toda a burocracia, tanto envolvendo negociações quanto cobranças, será administrada por nós.

Quais as livrarias de impressos que trabalham com o Clube?

Aqui também cabe uma observação importantíssima: os livros do Clube são vendidos dinamicamente apenas nos e-commerces das livrarias parceiras. Como, afinal, nós só imprimimos depois da venda ter sido feita (que é o que viabiliza que você não precise pagar nada pela publicação), não há como entregar exemplares para disponibilização em lojas físicas.

As seguintes livrarias revendem os livros publicados no Clube de Autores hoje: Livraria Cultura, Amazon, Estante Virtual, Americanas.com, Submarino e Mercado Livre.

Quais vendem mais? Depende do livro. Há casos de sucesso estrondoso na Cultura, outros na Amazon, outros ainda na Estante e assim por diante. Nossa maior recomendação, portanto, a todos os autores, é estar em todas.

Vale também repetir que os livros só vão para essas livrarias se tiverem ISBN válido!

E a Saraiva?

Nós chegamos, há muito tempo, a negociar a nossa presença também na Rede Saraiva, mas algumas questões tecnológicas acabaram atrasando o processo até que ela acabou entrando em Recuperação Judicial e congelando praticamente todos os novos acordos. Não temos, claro, como saber o que exatamente acontecerá com a rede – mas, caso tudo dê certo para ela, é muito possível que nossos livros também acabem indo parar em suas prateleiras.

Os livros do Clube vão para lojas físicas em algum momento?

Sim, vão – mas isso depende muito mais das livrarias. Vamos a um exemplo prático: suponha que seu livro esteja no comércio eletrônico da Livraria Cultura e que comece a vender bem por lá.

O que a própria Cultura faz? Ela adquire livros em maior quantidade e , por conta própria, uma vez que detectou potencial, revende em lojas próprias.

Já tivemos casos de livros do Clube expostos até em vitrines, em pilhas com destaque nas entradas das lojas etc. Ou seja: nem todos conseguirão estar nas lojas físicas – mas a melhor chance de você conseguir isso é, sem dúvidas, seguindo o processo e fazendo a sua distribuição por aqui.

Quais as livrarias de ebook que trabalham com o Clube de Autores?

As principais livraras trabalham conosco, incluindo Apple, GooglePlay, Amazon Kindle e Kobo.

Aqui, no entanto, há outras regras importantes. Apesar do ISBN não ser uma exigência em nenhuma delas, apenas o GooglePlay aceita arquivos em formato PDF. As demais lojas trabalham apenas com ePub, um formato específico de livros eletrônicos.

Se você quer saber como publicar o seu ebook aqui no Clube, incluindo essa questão do epub, vale a pena ver esse post aqui.

E agora? O que você deve fazer?

Publicar no Clube de Autores, claro! Além de gratuito, afinal, é a única plataforma que permite que você esteja em todas as principais livrarias do país (além de revender no mundo inteiro).

Além disso, recomendamos também que você acesse esse material aqui, com conteúdos extremamente relevantes para novos autores e que certamente te ajudarão bastante no processo de escrever, publicar e divulgar o seu livro.

Boa sorte!

Assine a Nossa Newsletter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *