O mercado editorial está em queda em 2019?

Sabe quem é esse cara acima? É o mercado editorial brasileiro.

É ele quem reclama que os números de leitura estão em queda, que alardeia previsões cataclísmicas para a literatura, que profetiza falências em massa de livrarias até voltarmos à Idade Média.

É ele, por exemplo, que está empolgado e viralizando estudos como esse aqui, que mostram que houve uma queda significativa na compra de livros em 2019 se compararmos com o mesmo período de 2018. Segundo ele, o mês de fevereiro de 2019 teve queda de venda de livros de 16% em faturamento e 20% em volume.

Mas sabe onde está a pegadinha aqui?

Esse estudo considera dados apenas de algumas varejistas monitoradas pelo instituto. Ou seja: ele mostra a queda de vendas em livrarias tradicionais – e o mercado editorial, que parece amar más notícias, acaba propagando-as como se fossem um retrato de todo mercado brasileiro.

Ele não é.

E não é por óbvio: se o brasileiro está lendo mais – como outros estudos já comprovaram – ele também está consumindo mais.

Só não o está fazendo nos canais tradicionais. Simples assim.

O Clube de Autores, por exemplo, cresceu mais de 30% no ano passado – e continua crescendo este ano. Clubes de assinatura como a Tag também estão crescendo. Marketplaces pouco tradicionais como a Estante Virtual nunca parou de crescer. A Ubook cresce imensamente.

E todos esses – ou melhor, todos nós – somos modelos muito pouco tradicionais de venda de livros.

O que esse estudo prova, portanto? Que o mercado editorial não está em queda, mas sim em transformação.

E já não era sem tempo!

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Ricardo Almeida

Sou fundador e CEO do Clube de Autores, maior plataforma de autopublicação do Brasil e que hoje responde por 27% de todos os livros anualmente publicados no país. Premiado como empreendedor mais inovador do mundo no segmento de publishing pela London Book Fair de 2014, sou também escritor, triatleta e, acima de tudo, pai de família :)

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