Untitled

Sim, livros são sobre as histórias que encerram em suas páginas.

E sim, boas histórias têm vida própria, captam e cativam leitores como poucas coisas no mundo.

Mas engana-se quem pensa que basta colocar palavras no papel e esperar fama e fortuna.

Há que se perder um pouco o romantismo aqui – e digo isso com a experiência de quase dez anos à frente do Clube de Autores, maior site de autopublicação da América Latina e um dos maiores do mundo.

É preciso perder o romantismo e encarar seu livro como um produto. A história é boa? Ótimo: mas isso é o mínimo.

A capa é incrível? Sem isso, dificilmente seu livro chamará a atenção das pessoas. Sua obra tem o registro do ISBN? Se não tiver, ela simplesmente não será comercializada nas grandes livrarias como Cultura, Amazon, Saraiva.

Seu texto está revisado? Não há história que sobreviva sem um português correto.

E a divulgação? Está ativamente cuidando dela ou acredita que leitores chegarão em sua obra, driblando as milhares de outra pelo caminho, por milagre?

Não há segredo em gerar bestsellers. Há talento do autor envolvido? Sim.

Mas há, principalmente, muito trabalho, muito esforço, muita dedicação inclusive a tarefas que nada tem a ver com escrever.

Quer o seu lugar ao sol? Então arregace as mangas e agarre-o.