Não sei se perceberam, mas mudamos o nosso sistema de pagamentos

Já faz um tempo que fizemos isso, aliás – mais precisamente no primeiro final de semana de abril. 

Até então, nós usávamos um sistema chamado MOIP que, em essência, concentrava as compras feitas por cartões de crédito e boleto e nos permitia trabalhar com todos. O seu sistema incluía uma função de antifraude que avaliava cada transação feita em questão de segundos, detectando eventuais problemas e barrando compras fraudulentas. Já trabalhávamos com eles fazia anos, com tudo funcionando relativamente bem. 

Nos últimos meses, no entanto, começamos a ter uma série de problemas tanto com inconsistências quanto com retornos de pagamentos. Em outras palavras: o usuário comprava, o sistema de pagamentos não “informava” o nosso site e, portanto, não ficávamos sabendo do pedido para começar a rodá-lo nas gráficas. O resultado disso era óbvio: atrasos nas entregas. Quando percebemos isso, iniciamos uma série de ações internas de desenvolvimento tecnológico e, em paralelo, uma rotina (insana) de conferir manualmente compra a compra para evitar que o consumidor sofresse. 

Claro: manter conferências manuais e individuais de todas as compras em um site como o nosso, que já tem mais de 50 mil livros publicados, é algo completamente insustentável no médio ou longo prazo. Resultado: depois de muitas tentativas e tratativas, mudamos o meio para outro chamado Pagar.me. 

Ele foi implementado e afinado ao longo do mês de abril e, além de permitir uma interface mais simples de compra, tem um antifraude mais ágil e já roda a pleno vapor. 

Enfim: este é o tipo de informação que costuma passar despercebido para o usuário comum, mas acreditem: para nós, faz absolutamente toda a diferença do mundo! 

Ricardo Almeida

Sou fundador e CEO do Clube de Autores, maior plataforma de autopublicação do Brasil e que hoje responde por 27% de todos os livros anualmente publicados no país. Premiado como empreendedor mais inovador do mundo no segmento de publishing pela London Book Fair de 2014, sou também escritor, triatleta e, acima de tudo, pai de família :)

2 comentários em “Não sei se perceberam, mas mudamos o nosso sistema de pagamentos

  1. Ainda não experimentei o novo sistema, mas se for para melhorar, que venha e fique. O clube realmente cresceu, e isso mostra, prova o quanto o outro sistema era inadequado, o das editoras de livro, tanto que o Clube teve que tomar novas providências, já que o negócio está grande. Eu posso atestar que o serviço oferecido é de total confiança e eficiência alta.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *