CBL promove workshop de Modelos de Negócios para Conteúdo Digital no dia 27

Notícia para quem estiver interessado no mercado de livros – e que reproduzo na íntegra:

A Escola do Livro, da CBL, promove no dia 27 de abril o workshop Modelos de Negócios para o Conteúdo Digital: vários olhares, vários caminhos. O encontro levará aos participantes as perspectivas dos diferentes players do segmento do livro digital: editor, distribuidor, gerente de negócios e autor.

A abertura do workshop estará a cargo de André Palme, executivo de desenvolvimento de negócios da Kappamakki Digital, quem exporá sobre edição e gestão do livro digital. “O mundo digital é parte do nosso dia a dia. São milhões de usuários de Internet e smartphones, leitores potenciais que já têm o mais importante na palma da mão: um suporte de leitura, que precisa ser preenchido com conteúdo”, comenta.

Na palestra “Distribuição em lojas virtuais”, Camila Cabete, Senior Publisher Relations Manager da Kobo no Brasil, falará sobre os desafios enfrentados pelas editoras no desenvolvimento do produto digital e os desafios enfrentados pelas distribuidoras na busca pela profissionalização do mercado.

Em seguida, Leonardo Sales, co-fundador da UBook, empresa especializada em áudiolivros, falará sobre distribuição do livro digital via streaming. A apresentação dará uma visão geral de como nos relacionamos com o conteúdo digital, as transformações de indústrias como TV, música e livro, a economia que gira em torno do modelo de streaming e os desafios para o cenário Brasil”, explica Sales.

O workshop segue com a palestra de Ricardo Almeida, diretor presidente do Clube dos Autores, falando sobre autopublicação do ponto de vista do editor. “Autopublicação, hoje, é uma porta aberta tanto para autores quanto para editores, que conseguem conferir o potencial de sucesso de um livro antes mesmo de investir nele – algo impensável até muito pouco tempo atrás”, comenta Almeida.

O autor José Santos comentará sobre o mesmo assunto, explorando a questão do ponto de vista do autor. “Tenho publicações em três editoras diferentes, cada uma com suas peculiaridades. Falarei das possibilidades que se abrem com o ebook, como as de tradução e distribuição em novos mercados. Cabe ao autor, também, pensar possibilidades para o uso da voz, sonoplastia, vídeos e animações, que se tornam tão importantes quanto o próprio texto”, afirma Santos.

“O modelo de negócios do digital no ambiente universitário é o tema de Pedro Puntoni, coordenador do Núcleo de Cultura Digital do Cebrap (Centro Brasileiro Análise Planejamento).

O encerramento se dará com o depoimento de Susanna Florissi, diretora da editora Galpão, que tem livros distribuídos em diversas plataformas. “Alguns modelos de negócios para o conteúdo digital já estão implementados e funcionando a contento, mas há muito a ser aprendido e compartilhado nesta nova Era da Comunicação. O workshop será um bom momento para ampliarmos essa discussão”, conclui Florissi.

Dados práticos: 

  • Data: Quarta, 27 de abril
  • Horário: Das 10 às 15:30
  • Local: Livraria Martins Fontes – Av. Paulista, 509 – São Paulo-SP
  • Preço:
    • Associados CBL: R$ 120
    • Associados de entidades congêneres, professores e estudantes: R$ 190
    • Não associados: R$ 240
  • Inscrições: escoladolivro@cbl.org.br ou (11) 3069 1300

Programação:

  • 10h: Abertura – André Palme, sócio-diretor de desenvolvimento de negócios da Kappamakki Digital
  • 10h15: Distribuição em lojas virtuais – Camila Cabete, Senior Publisher Relations Manager, Brazil
  • 10h45: Distribuição via streaming – Leonardo Sales, co-fundador da UBook
  • 11h15: Self Publishing – Ricardo Almeida, presidente do Clube dos Autores
  • 11h45: Players nos diversos segmentos e setores – André Palme, sócio-diretor de desenvolvimento de negócios da Kappamakki Digital
  • 12h00: Intervalo para almoço
  • 13h00: O ponto de vista do autor sobre os novos modelos – José Santos
  • 13h30: O modelo de negócios do digital no ambiente universitário – Pedro Puntoni, coordenador do Núcleo de Cultura Digital do Cebrap (Centro Brasileiro Análise Planejamento)
  • 14h00: Livros distribuídos nas diversas plataformas – Susanna Florissi, diretora da Editora Galpão
  • 14h30 a 15h30: Discussão geral
Finger pointing on tablet pc, charts concept
Finger pointing on tablet pc, charts concept

Ricardo Almeida

Sou fundador e CEO do Clube de Autores, maior plataforma de autopublicação do Brasil e que hoje responde por 27% de todos os livros anualmente publicados no país. Premiado como empreendedor mais inovador do mundo no segmento de publishing pela London Book Fair de 2014, sou também escritor, triatleta e, acima de tudo, pai de família :)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *