O que você acha da proibição do Mein Kampf?

Para quem não tem acompanhado muito, o Mein Kampf foi o livro que Hitler escreveu antes de assumir a liderança da Alemanha e que norteou todo o pensamento nazista. Sim: ele é repleto de tudo o que há de mais odioso no mundo. Sim: a ideologia foi responsável por um dos mais devastadores genocídios que a humanidade já viu. E sim: certamente o mundo seria um lugar melhor se Hitler e o nazismo não tivessem existido.

Mas o fato é que existiram e que causaram um impacto poderoso na história da humanidade.

Desde o fim da II Guerra, o estado alemão que detemos direitos autorais dessa obra odiosa proibiu a sua publicação. Só que este ano, em 2016, a obra cai em domínio público.

Resultado: quem quiser publicá-la, hoje, tem “autorização”. E sim: já há pelo menos uma editora brasileira que reproduzirá o livro aqui por nossas bandas.

Confesso que eu, sendo bem sincero, estou dividido.

Este livro deveria ser proibido? Sim, ele foi a base ideológica de um dos maiores desastres humanos da história, o nazismo. Mas proibir o acesso a essa ideologia realmente garantirá que pensamentos assim jamais se repitam? Ou gerará o efeito contrário, evitando que conheçamos os (esdrúxulos) argumentos hitlerianos para que possamos sempre contra argumentá-los?

Tendo a pensar sempre que conhecimento (sem fazer juízo de valor) nunca deve ser proibido. Tendo a pensar inclusive que conhecimento deve sempre ser disseminado, pois é apenas mergulhando a fundo nele que conseguimos extrair as bases para formar e melhor fundamentar as nossas próprias opiniões.

Tendo a acreditar que a melhor maneira de afastar ideologias tenebrosas é justamente permitindo que se conheça melhor o que elas pregam – e não barrando-as.

Esse tema, no entanto, ainda é muito mais delicado do que outras tantas ideologias por trás de outras tragédias históricas por conta, principalmente, de sua recência. É isso que me leva a uma pergunta:o que você acha sobre a questão do Mein Kampf? O que é pior: liberá-lo ou mantê-lo na lista de proibições?

51koRKz3zGL._SX332_BO1,204,203,200_

9 comentários em “O que você acha da proibição do Mein Kampf?

  1. Nao vejo muita diferença entre Hitler e os politicos modernos que desviam milhoes de verbas da saude ou de qualquer outra area condenando milhares e milhoes a morte por falta de recursos a serem investidos nestas areas. o desenvolvimento da tecnologia na medicina salvaria milhoes de pessoas. O investimento e desenvolvimento da area agricola e pecuaria salvaria evitando que morressem de fome milhoes de pessoas.
    O maior mal que existe nao é expor ideias. É ser conivente com politicos corruptos que roubam, matam, e destroem, somente pensando em si mesmos.
    Hitler matava pessoas de outro povo, nao o justifico. Nossos politicos matam seus proprios compatriotas…
    Um dia o ser humano respeitará o ser humano.
    Amara as pessoas e usara os bens. Hoje, ama os bens e usa as pessoas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *