Levantamento incrível sobre hábitos de leitura

Nessa semana, o UOL lançou um especial sobre hábitos de leitura com algumas informações incríveis – incluindo coisas que todo autor (ou apaixonado pela literatura) deve saber.

Apenas um exemplo: você sabia que, em 2014, a leitura de livros impressos cresceu 69% enquanto o de ebooks subiu (apenas) 28%? Ou que o número de leitores no Brasil caiu entre 2007 e 2011 – apesar do número de analfabetos também ter caído no mesmo período?

Enfim, vale conferir esse levantamento em forma de infográfico! Clique aqui, na imagem abaixo ou diretamente no link http://tab.uol.com.br/livros/

Ricardo Almeida

Sou fundador e CEO do Clube de Autores, maior plataforma de autopublicação do Brasil e que hoje responde por 27% de todos os livros anualmente publicados no país. Premiado como empreendedor mais inovador do mundo no segmento de publishing pela London Book Fair de 2014, sou também escritor, triatleta e, acima de tudo, pai de família :)

4 comentários em “Levantamento incrível sobre hábitos de leitura

  1. Hoje em dia lemos muito mais que no tempo de nossos pais. Só que nosso modo de leitura mudou totalmente, pois lemos de forma fragmentada, tal como o próprio estilo de navegação da internet. Assim, lemos homepages, comentários, blogs, vlogs, piadas, crônicas, contos, romances, relato, sinopses etc. saltando de um texto ao outro na velocidade do click do mouse. Em poucos minutos ficamos sabendo das últimas notícias, dos escândalos, do resultado do último jogo, da fofoca com a celebridade, da catástrofe do outro lado do planeta, das descobertas da ciência, do lançamento mais high-tech do momento, do desfecho da novela, do filme que será lançado, do alimento vilão da hora e mil-e-uma-outras-coisas-mais. Zapear entre livros também já virou uma mania. Se não nos interessa, simplesmente passamos ao livro seguinte, mantendo o hábito do “clica e descarta”. Se juntássemos todas as nossas simples postagens, como esta, poderíamos criar livros em uma semana, ou mesmo em um dia, talvez em horas, minutos, segundos…

  2. Já havia lido o infográfico e o artigo como um todo, fiquei um pouquinho envergonhado por me perceber parte do grupo que está diminuindo os hábitos de leitura e migrando para o grupo dos dispersos. Felizmente, ao escrever estou voltando a exercitar o meu lado leitor. :D

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *