Peregrinemos aos templos sagrados da literatura

Praticamente todos os povos tem algum tipo de tradição que inclui peregrinar a algum local para agradecer e/ ou homenagear alvos de suas crenças. De Meca à Igreja do Bomfim, essas viagens espirituais são parte integrante de quase todos os humanos.

E, tendo isso em mente, queria sugerir uma peregrinação diferente, própria para todos os escritores: algum local de forte representatividade literária. Se estiver em Sampa, pode ser o Museu da Língua Portuguesa; se estiver no Rio, na Biblioteca Nacional; em Salvador, na casa onde viveu Castro Alves; e assim por diante. O que mais existe em nosso país, ainda bem, é lugar que deu ou recebeu gênios literários ao mundo.

Então, em resumo, nossa sugestão é que insira em seu calendário a obrigação espiritual de peregrinar a algum local sagrado da literatura brasileira para simplesmente agradecer e prestar homenagem àqueles que fizeram tão bem à nossa cultura.

E por que não aproveitar para fazer isso hoje mesmo, já no comecinho do ano, para começar 2015 inspirado?

 

Ricardo Almeida

Sou fundador e CEO do Clube de Autores, maior plataforma de autopublicação do Brasil e que hoje responde por 27% de todos os livros anualmente publicados no país. Premiado como empreendedor mais inovador do mundo no segmento de publishing pela London Book Fair de 2014, sou também escritor, triatleta e, acima de tudo, pai de família :)

Um comentário em “Peregrinemos aos templos sagrados da literatura

  1. Essa motivação esta crescendo muito em mim. Essa peregrinação pela literatura brasileira muito me interessa. Resgate! Gostei da sugestão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *