ilustração em fundo branco com pessoas interagindo com icones de redes sociais

Como divulgar um livro independente?

Com o livro publicado, está na hora da parte mais trabalhosa do processo: a divulgação!

Obviamente, nem todo escritor é um marketeiro nado. Isso significa que, para alguns, a divulgação será um pouco mais simples do que para outros e é justamente por isso que estamos aqui: para ajudá-los em todas as etapas da publicação independente, da escrita do livro à venda!

Existem diversas formas de expor sua obra para o mundo. Algumas demandam mais esforço, outras são tão simples quanto apertar um botão de compartilhar. Qual é a mais eficiente? Dependente do seu objetivo e do tema da sua obra.

Para facilitar, separamos algumas dicas quentes de marketing que podem ser adaptadas para diferentes contextos! Confira abaixo.

4 dicas para de divulgação para autores independentes

1. Esteja presente nas redes sociais (e seja ativo!)

Você certamente já possui um perfil no Instagram ou no Tik Tok e talvez até use essas contas para falar sobre sua obra e compartilhar seus textos. Mas divulgar um livro para seus amigos e parentes é muito diferente de divulgá-lo para desconhecidos para atingir possíveis leitores (spoiler: eles não estão interessados em fotos do seu cachorro ou na reforma que você está fazendo no apartamento).

Por isso, é fundamental que você tenha perfis profissionais e os utilize de forma planejada. Isso significa menos posts sobre sua viagem para a praia e mais conteúdos sobre livros.

A sugestão é investir nos seguintes formatos de conteúdo:

  • Resumo da sua obra;
  • Plataformas onde seu livro está disponível para compra;
  • Trechos mais interessantes da obra (e que despertem a curiosidade das pessoas);
  • Feedbacks de leitores;
  • Vídeos contando sobre o processo de escrita;

Ah, e vale lembrar que bons posts somente alcançarão o seu público-alvo se forem compartilhados ou facilmente localizados nas redes. Por isso, utilizar #hashtags descritivas, seguir perfis literários, enviar sua obra para pequenos e médios influenciadores e pedir para que seus amigos repostem seu conteúdo são algumas das táticas mais eficientes para conquistar seguidores!

Leia também: como lançar seu livro em uma LIVE no Instagram

2. Participe de eventos culturais

Estar presente em eventos literários de grande porte é sempre uma boa estratégia, mas pode ser um tanto difícil para um escritor estreante participar de painéis ou palestrar sobre sua obra. A concorrência é muito grande e, normalmente, são os autores mais experientes que ganham espaço.

Mas não desista! Há inúmeras outras formas de apresentar sua obra em eventos – a começar pelos que ocorrem na sua cidade. Fique de olho nas feiras culturais e nos eventos promovidos por livrarias locais, coloque-se à disposição de universitários e professores, apresente-se para o RH de empresas que tenham relação com o assunto da sua obra (um livro técnico sobre administração pode ser relevante para quem trabalha na área, por exemplo).

Enfim… faça contatos e compartilhe seu conhecimento (e seu livro) sempre que possível. Quanto mais visibilidade você tiver no local onde vive, mais fácil será para conseguir um espacinho no cenário nacional!

3. Crie releases e compartilhe novidades com jornalistas e criadores de conteúdo locais

O bom e velho release ainda funciona, viu?

Escreva textos informativos sobre o lançamento da sua obra e explore diferentes ângulos do seu livro para chamar a atenção de produtores de conteúdo. Compartilhe o máximo de informações (sem abusar da boa vontade dos jornalistas). Quem sabe o veículo jornalístico da sua cidade não se interessa pela sua obra e publica um belo artigo sobre a novidade?

Temos um artigo com dicas super bacanas sobre a criação desse tipo de texto, inclusive:
Saiba como escrever releases para divulgar sua obra

4. Explore diferentes formatos de conteúdo digital

O mundo é digital e isso não é novidade para ninguém. É por isso que novos formatos de mídia surgem a todo momento e, ainda bem, estão disponíveis para que qualquer pessoa aproprie-se deles.

A seguir, preparamos uma listinha de formatos criativos que podem te ajudar a ganhar destaque na internet:

  • Trailer ou Booktrailer: um vídeo curto e editado falando sobre sua obra, semelhante ao que vemos nos lançamentos de filmes ou álbuns.
  • Audiobook: sua obra narrada por você ou por outra pessoa e disponibilizada para que os leitores possam ouvir enquanto acompanham o texto.
  • Podcasts: se você puder investir tempo para produzir seu próprio programa, excelente! Se não, que tal procurar podcasters que já possuem relevância online e propor uma parceria especial?
  • Sorteios nas redes sociais: faça seus seguidores compartilhares seus posts e marcarem amigos em suas publicações – com apenas um exemplar sorteado você pode angariar dezenas de followers e alcançar centenas de pessoas que antes nem conheciam o seu trabalho.

Enfim! Use sua criatividade, fique atento às estratégias de grandes marcas e produtores de conteúdo e reproduza o que fizer mais sentido para sua divulgação.

Por que uma estratégia de divulgação é tão importante para vender livros independentes?

Se você chegou a publicar o seu livro de forma independente, é porque já está participando de uma verdadeira revolução que está acontecendo, em todo o mundo, no mercado editorial. Pela primeira vez, os próprios artistas – escritores, músicos etc. – não têm absolutamente nenhum intermediário entre a sua obra e o seu público. Pela primeira vez, escritores não precisam submeter a sua obra à avaliação de empresas com o poder de decisão sobre publicá-la ou devolvê-la, rejeitando o original.

Mas é muito importante termos em mente que publicar o livro é apenas o primeiro passo em uma longa estrada até a consagração autoral. E essa estrada só pode ser percorrida com sucesso quando o autor trabalha o seu papel como empresário de si próprio, formando e trabalhando a sua própria audiência. 

Ou seja: publicar, atualmente, é o passo mais descomplicado da jornada de um autor. Difícil mesmo é escrever ou então, divulgar uma obra. Mas fique tranquilo, se você seguir as dicas que compartilhamos neste post, as chances de que essa empreitada tenha sucesso são muuuuito maiores! :)

E aí, gostou das dicas? Conta pra gente nos comentários!

Leia também:

Pensática Podcast, Ep. 17: Da ideia ao best-seller, o caminho do livro
Como fazer do seu livro um best-seller?

Assine a Nossa Newsletter

Ricardo Almeida

Sou fundador e CEO do Clube de Autores, maior plataforma de autopublicação do Brasil e que hoje responde por 27% de todos os livros anualmente publicados no país. Premiado como empreendedor mais inovador do mundo no segmento de publishing pela London Book Fair de 2014, sou também escritor, triatleta e, acima de tudo, pai de família :)

3 comentários em “Como divulgar um livro independente?

  1. Oi Ricardo Almeida.
    Parabéns pela forma introduzida no Clube de Autores, que realmente oferece aos escritores independentes uma excelente ferramenta de trabalho e assistência para suas eventuais necessidades profissionais.
    Lançamos em setembro último a nossa primeira obra – O MENINO E O CRIADOR – Conheça melhor o nosso Deus.
    Em dois eventos , dia 24/09 em BH-MG (Associação Médica de MG e dia 01/10 na Galeria de Artes do Tijuca Tênis Clube RJ, vendemos 123 livros autografados após um ” Bate papo Criativo com o autor”. Iremos agora editar mais 130 com uma nova revisão, já solicitada a essa empresa, em virtude de alguns equívocos encontrados, após a revisora fazer o seu trabalho.
    Não sabemos se houve tempo para ler o conteúdo mas esperamos pela sua importante opinião sobre o livro.
    Estamos começando a nossa 2a obra.

  2. Tenho mais de 7 livros de poemas. Dois livros : um que estou concuindo, romance, 0 Monstro que Pariram e um livro de artigos AGENTE DE TRIBUTOS, UMA CLASSE VALOROSA.Preciso, sim , diagramaficar, revisar os livros, embora tenha um bom português, modéstia à parte, mas sempre nos passa despercebidos alguns erros, algumas letras que suprimimos, ou as colocamos em excesso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *