Os 100 livros do século XX, segundo o Le Monde

Sempre nos deparamos com listas sobre uma infinita quantidade de assuntos: as melhores livrarias, as principais bibliotecas, os maiores acervos etc.

E, sendo bem sincero, essas listas tem pelo menos uma serventia clara: nos fazer pesquisar e aprofundar nos assuntos que as geraram. Longe de serem verdades absolutas – pelo menos quando abertas com adjetivos do tipo “melhores”, “mais belos” etc. – elas são no mínimo esclarecedoras.

E, ao fuçar listas sobre assuntos diversos no universo literário, acabamos nos deparando com esta abaixo, feita pelo jornal francês Le Monde: os 100 maiores livros do século XX. O seu peso foi tamanho que acabou ganhando página própria na Wikipedia – e que vale conferir.

Quais destes você leu? Concorda? Discorda? Sente falta de algum? Imaginamos que poucos concordem com tudo – afinal, compilados assim são, por definição, parciais.

Mas repito: é sempre interessante passear pela seleção de um dos principais veículos jornalísticos do mundo – e de um dos países mais cultos do planeta.

A imagem abaixo ilustra apenas os primeiros da lista. Para vê-lo na íntegra, clique nela ou neste link aqui.

6 comentários em “Os 100 livros do século XX, segundo o Le Monde

    1. Só um adendo, vasculhei toda lista em busca do Dostoiévski e nada, achei essa lista do Le Monde muito afrancesada, acho que deveriam ser mais parciais mas…fazer o que.

    1. Esse é o problema de listas! Sempre alguma obra prima fica de fora. Mas, pessoalmente, concordo: deixar Joyce de fora é um crime!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *