Os 100 livros do século XX, segundo o Le Monde

Sempre nos deparamos com listas sobre uma infinita quantidade de assuntos: as melhores livrarias, as principais bibliotecas, os maiores acervos etc.

E, sendo bem sincero, essas listas tem pelo menos uma serventia clara: nos fazer pesquisar e aprofundar nos assuntos que as geraram. Longe de serem verdades absolutas – pelo menos quando abertas com adjetivos do tipo “melhores”, “mais belos” etc. – elas são no mínimo esclarecedoras.

E, ao fuçar listas sobre assuntos diversos no universo literário, acabamos nos deparando com esta abaixo, feita pelo jornal francês Le Monde: os 100 maiores livros do século XX. O seu peso foi tamanho que acabou ganhando página própria na Wikipedia – e que vale conferir.

Quais destes você leu? Concorda? Discorda? Sente falta de algum? Imaginamos que poucos concordem com tudo – afinal, compilados assim são, por definição, parciais.

Mas repito: é sempre interessante passear pela seleção de um dos principais veículos jornalísticos do mundo – e de um dos países mais cultos do planeta.

A imagem abaixo ilustra apenas os primeiros da lista. Para vê-lo na íntegra, clique nela ou neste link aqui.

Leia Mais

Promoção relâmpago no ar!

Junho foi, provavelmente, o mês mais curto do ano – pelo menos do ponto de vista de dias úteis. Com Copa do Mundo rolando, afinal, não faltaram oportunidades para dar tchau ao computador e oi para a TV ou estádio, acompanhando a seleção na jornada rumo ao hexa.

E, com tanto “tempo livre”, que tal aproveitar uma promoção relâmpago aqui no Clube para reforçar a sua biblioteca pessoal? De hoje, 26, até a segunda, dia 30, todos os impressos estarão com até 20% de desconto!

Vamos às regras:

1) Todas as obras impressas publicadas no Clube já estão incluídas na promoção;

2) Os descontos variam de acordo com a paginação de cada obra (sendo, portanto, diferente para cada uma);

3) Os descontos não abrangem os direitos autorais. Ou seja: independentemente do montante cortado no preço, os direitos autorais permanecem rigorosamente os mesmos e os autores não serão prejudicados em nenhum aspecto. Caso queiram ampliar as quedas de preço no período mexendo nos direitos autorais, os próprios autores deverão fazê-lo indo a Sua Conta > Livros Publicados, clicando em “gerenciar” e em “editar direito autoral”.

4) O desconto durará até o final do dia 30.

Boas vendas!

 

Leia Mais

Programe-se: a Flip 2014 acontece entre 30 de julho e 3 de agosto!

Com a Copa do Mundo ocupando a primeira metade do mês de julho, realizar a Flip na mesma época de sempre seria uma espécie de suicídio organizacional. Sim: há muito mais no país e, principalmente, no universo literário, do que futebol. É óbvio.

Mas daí a acreditar que o evento não seria impactado pelo mundial seria, para dizer em uma palavra, ingenuidade.

Mas tudo bem: bastou um pequeno ajuste no calendário e pronto. A Flip 2014, que esse ano homenageia Millôr, acontecerá entre 30 de julho e 3 de agosto.

O Clube terá a sua habitual casa lá e todos estão convidados, sendo que liberaremos a programação em mais alguns dias!

Leia Mais

Fechando a semana com Millôr

A entrevista que temos não é exatamente nova, claro. Mas vale a pena ver não apenas por ser sensacional, mas por se tratar de Millôr – homenageado da Flip 2014 e um grande nome da nossa literatura.

Isso sem contar que estamos em plena sexta-feira de uma semana que teve feriado e Copa – o que pede, por natureza, uma pausa para respirar ares mais “culturalmente diferentes”, para dizer o mínimo :-)

Leia Mais