Casa das Rosas sedia debate do 2º Fórum de Direitos Autorais

Quais são os direitos dos autores na era digital? Esta e outras questões serão retomadas e discutidas no II Fórum de Direitos Autorais realizado na Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura, instituição da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo, gerenciada pela POIESIS Instituto de Apoio à Cultura, à Língua e à Literatura na terça-feira, 15 de abril às 19h.

O objetivo do II Fórum é informar escritores e profissionais ligados à literatura sobre a legislação vigente sobre a propriedade intelectual, reprodução de textos e uso imagens em obras criativas, ou de divulgação. Além da palestra com uma especialista no assunto, o público participará e contribuirá com o debate, trazendo suas dúvidas e opiniões.

O II Fórum será orientado pela advogada Luciana Esther de Arruda, formada pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo/USP. Arruda que é agente da propriedade industrial pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial no Brasil, atua desde 1992 na área de Direitos Autorais e Propriedade Industrial (marcas e patentes) é sócia da empresa AZpi Serviços de Propriedade Intelectual Ltda., especializada em assessoria e consultoria extrajudicial e negocial em Propriedade Intelectual, Direitos de Personalidade e correlatos, no Brasil e no exterior.

O II Fórum de Direitos Autorais é uma realização do Centro de Apoio ao Escritor que pretende contribuir para a criação literária em todas as suas etapas e gêneros, propiciando aos autores iniciantes e às pessoas que queiram escrever e publicar obras literárias capacitação técnica e recursos de profissionalização.

SERVIÇO:

II Fórum de Direitos Autorais
Dia 15 de abril – às 19h

Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura
Avenida Paulista, 37 – próximo à Estação Brigadeiro do Metrô.
Horário de funcionamento: de terça-feira a sábado, das 10h às 22h;
Domingos e feriados, das 10h às 18h.
Convênio com o estacionamento Patropi: Alameda Santos, 74.
Tel.: (11) 3285-6986 / (11) 3288-9447.
Site: www.casadasrosas.org.br
Twitter: www.twitter.com/casadasrosas
Facebook: www.facebook.com/casadasrosas
Instagram: www.instagram.com/casadasrosas

Ricardo Almeida

Sou fundador e CEO do Clube de Autores, maior plataforma de autopublicação do Brasil e que hoje responde por 27% de todos os livros anualmente publicados no país. Premiado como empreendedor mais inovador do mundo no segmento de publishing pela London Book Fair de 2014, sou também escritor, triatleta e, acima de tudo, pai de família :)

Um comentário em “Casa das Rosas sedia debate do 2º Fórum de Direitos Autorais

  1. Não consigo entender muito bem a lógica dos direitos autorais, penso que quando um leitor gosta de um determinado livro ele quer divulgar, ele quer falar do trabalho do autor, expor as ideias legais do seu autor predileto. As leis dos direitos autorais nem sempre são justas para um autor. Mas o leitor jamais pensa em roubar a ideia de um escritor. Muitas vezes ele é uma alavanca para o sucesso de determinada obra. Um exemplo muito interessante disso é a obra de Tara Sue Me, autora norte americana que vendeu mais de oito milhões de cópia do primeiro livro da trilogia Submissa, e de que forma isso aconteceu, o livro foi escrito através de um blogue onde as leitoras começaram a passar uma para outra e a traduzir por conta própria o material de Sue Me e quando ela decidiu lançar o livro, todos os leitores correram as livrarias para ter o livro. O trabalho das fãs em traduzir por conta própria a obra de Sue fez com que todos conhecessem a escritora, então talvez se ela tivesse usado a política dos Direitos Autorais, quase ninguém teria acesso ao trabalho dela. Há uma necessidade de mudarmos os conceitos e os entendimentos quanto aos direitos e divulgação de um material. Ser escritor no Brasil nunca deu camisa pra ninguém, pois muitas vezes o dinheiro empregado na divulgação de uma obra não retorna na mesma velocidade, e ainda existe as exigências das editoras. Adoro o Clube de Autores, se não fosse eles eu não teria publicado meu livro. Quanto as vendas? nunca pensei nisso, só o prazer de ver o livro exposto no site já é uma alegria. Agora uma coisa que deveria ser modificado no Brasil é o registro de uma obra, penso que isso deveria ficar a cargo das próprias editoras, numa coisa automática, registrar uma obra no Brasil é muito pior do que entender o conceito do Direito Autoral.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *