Que tal ter o seu livro narrado?

Na semana passada, recebemos um comentário aqui no blog de uma empresa nova chamada Livro Acústico Editora, focada em livros acústicos. Não nos aprofundamos tanto na oferta da empresa ou temos qualquer relação com ela, mas nos chamou a atenção o fato de estarem interessados em obras independentes – algo que não costuma acontecer nem no Brasil e nem nos EUA, com um mercado muito mais amadurecido de audiolivros.

Sentimos falta de um site mais claro e explicativo – eles tem apenas uma página no Facebook e um email de contato. Ainda assim, recomendamos que autores interessados em ter os seus livros narrados os contatem para conhecer melhor e negociar. E, claro, quem já conhecer por favor poste a sua experiência por aqui :-)

O link direto deles é: https://www.facebook.com/livroacustico

Leia Mais

5 dicas para organizar o seu evento de lançamento de livro

Qual o lugar ideal para realizar o seu evento de lançamento de livro?

Para novos autores, o evento de lançamento é um dos momentos mais importantes de suas carreiras. Lá consegue-se reunir amigos e leitores em potencial em torno da sua obra, dando uma espécie de ignição nas vendas.

Quem nos acompanha aqui sabe que temos apostado bastante em lançamentos virtuais – que, de fato, apresentam resultados interessantes (principalmente, claro, quando bem divulgados). Isso sem falar no benefício de ser algo completamente gratuito e acessível – o que sempre ajuda.

Mas nada se iguala a um lançamento físico, rico tanto em pompa quanto em resultados.

A grande questão é: até que ponto vale a pena investir em um local para lançar o seu livro?

A boa notícia é que nem sempre isso é necessário. Aliás, dependendo da habilidade de negociação do autor, isso quase sempre pode sair de graça. Como? Compilamos algumas sugestões com base em eventos feitos por autores daqui do Clube. Confira abaixo:

Centros Culturais

Todas as grandes cidades tem algum tipo de centro cultural, por vezes funcionando com verbas públicas e destinado à divulgação da cultura. Uma rápida busca no Google (ou mesmo ligação para os canais corretos na prefeitura ou secretaria da cultura/ educação) certamente gerará uma lista, mesmo que pequena, de opções.  Basta ligar para os locais e negociar o evento que, em grande parte, pode sair gratuito.

Cafés e restaurantes

Locais como esses vivem de fluxo de gente – de clientes que consomem e que deixam nos caixas dos estabelecimentos os seus sustentos. E um evento de lançamento de livros trará exatamente isso: gente. Assim, localize alguns desses locais e negocie com os seus proprietários. É possível que você não consiga bancar o coquetel em si para os seus convidados – mas não há nenhum pecado em fazer cada um pagar pelo que consumir.

Livrarias

Essas também vivem de gente – claro. Afinal, enquanto os seus convidados estiverem circulando e conversando com amigos no seu evento, eles também estarão olhando (e, possivelmente, comprando) outros títulos. Boa parte das livrarias não cobra nada pelo evento de lançamento – e ainda banca o coquetel. Da mesma forma que com bares, cabe a você escolher algumas livrarias, ligar e negociar o evento em si.

Vale uma observação importante aqui: a maior parte das livrarias exige que seu livro tenha o registro do ISBN para viabilizar o lançamento. Essa é uma recomendação importante que reforçamos pois, com o ISBN, seu livro publicado aqui no Clube de Autores poderá ser vendido em uma vasta gama de livrarias como Cultura, Estante Virtual, Amazon etc. Para facilitar a sua vida, temos este post aqui com o passo-a-passo para fazer o registro do ISBN.

Eventos do setor

Aplicável principalmente (mas não exclusivamente) para livros mais técnicos, você pode negociar com a organização de eventos a realização de seu lançamento lá. Se o livro tiver a ver com o tema, o evento em si sairá ganhando, pois aumentará o fluxo de pessoas e ainda poderá sair como apoiador da sua obra.

Em sua própria casa

É fato que um lançamento em sua casa provavelmente se restringirá ao seu círculo de amigos. Todavia, essa reunião continua sendo caracterizada como um evento e será uma forma de começar a espalhar pelos quatro cantos que você está lançando um livro seu. Esses pequenos encontros, simples e baratos de organizar, podem ser o pontapé inicial na sua carreira de escritor.

Organizar um evento de lançamento pede a criatividade para se conseguir economizar e, ao mesmo tempo, alcançar resultados positivos. Mas se você já teve a criatividade suficiente para escrever um livro, isso certamente não será um problema!

Quer saber mais?

Ainda está cedo para pensar no evento em si? Então confira esses outros conteúdos que certamente poderão ser úteis a você: 

Se ainda não tem o livro escrito e precisar de um modelo, veja os templates que temos disponíveis aqui.

Se precisar de informações mais detalhadas sobre o lançamento do livro (indo muito além do evento), acesse este post aqui.

Se quiser saber como divulgar o seu livro, baixe nosso guia aqui.

Leia Mais

Mais sobre a America Star Books

Desde que fizemos o post sobre a America Star Books, aqui no blog, recebemos inúmeras manifestações de autores do Clube – uns dizendo que haviam fechado com eles, muitos somando mais e mais denúncias.

Para ajudar na tomada de decisão, postamos aqui um email que recebemos do John Godinho, autor do Clube, que fez uma pesquisa por conta própria. Veja a íntegra de seu texto:

O histórico da America Star Books (anteriormente chamada PublishAmerica) não parece ser muito confiável. Antes de assinar qualquer contrato, os interessados devem investigar o passado da empresa. Sugiro uma leitura inicial no seguinte blog:

http://www.teleread.com/self-publishing/new-publishamerica-sock-puppet-america-star-books-wants-to-pull-its-wool-over-your-eyes/

Vejam um trecho (traduzido por nós):

Infelizmente, pode-se encontrar matérias negativas sobre a PublishAmerica desde 2005, assim como ações coletivas e outros processos judiciais. Um dos mais recentes, do começo de 2013, diz que os executivos da PublishAmerica “desavergonhadamente caçam autores iniciantes ambiciosos e outros que já enfrentaram duras batalhas pessoais, fazendo-os firmar contratos longos e danosos, que chegam a ter 10 anos, e que podem ser rompidos apenas com uma multa exorbitante.” O processo também inclui impressionantes alegações de que a PublishAmerica deliberadamente insere erros nos textos dos autores, cobrando em seguida para corrigi-los, e usa sobrepreços e outras táticas para sabotar as perspectivas de venda – gerando argumentos para que ela venda serviços de marketing.

Enfim, vale a leitura do link enviado pelo John Godinho – a quem agradecemos BASTANTE pela colaboração – e uma análise melhor antes de fechar qualquer coisa com eles!

 

 

Leia Mais

Configure sua página biográfica e apareça com mais destaque

 

Alguns autores nos indagaram recentemente sobre a busca por autor no site do Clube. Essa busca é aberta a todos os escritores do Clube, além de funcionar como um elemento importantíssimo para a sua indexação junto ao Google e mesmo para obter destaque aqui.

Estar lá depende unicamente do autor: basta ir à Sua Conta, clicar em Página Biográfica e preencher com o máximo possível de dados. Lá você conseguirá:

  • Inserir seu nome (ou pseudônimo)
  • Inserir foto
  • Inserir e manter atualizadas notícias sobre você ou suas obras
  • Seus sites e endereços em redes sociais

Se você ainda não tem sua página configurada, recomendamos que o faça agora mesmo! Afinal, divulgação nunca é demais – principalmente para autores!

Leia Mais

Promoção no ar! Até 25% de desconto até o domingo!

Promoção de fevereiro no ar! A partir de hoje, 10/02, até 16/02, todos os impressos do Clube estarão com até 25% de desconto!

As regras são:

1) Todas as obras impressas publicadas no Clube já estão incluídas na promoção;

2) Os descontos variam de acordo com a paginação de cada obra (sendo, portanto, diferente para cada uma);

3) Os descontos não abrangem os direitos autorais. Ou seja: independentemente do montante cortado no preço, os direitos autorais permanecem rigorosamente os mesmos e os autores não serão prejudicados em nenhum aspecto. Caso queiram ampliar as quedas de preço no período mexendo nos direitos autorais, os próprios autores deverão fazê-lo indo a Sua Conta > Livros Publicados, clicando em “gerenciar” e em “editar direito autoral”.

4) O desconto durará até o final do domingo.

Boas vendas!

 

Leia Mais