Programação da Casa do Clube na Flip hoje, 06/07 #clubenaflip

Casa do Clube de Autores na Flip: Rua Santa Rita, S/N – Paraty – RJ (mesma rua do SESC)

A partir da manhã, 10:30

Título: O fazer poético no cotidiano

Conteúdo: Carla Vergara e Morgana Masetti compartilham profissões e vocações – são psicólogas e escritoras, mas principalmente polinizadoras poéticas. Levam arte, literatura e poesia para os mais diversos trabalhos dos quais participam, usando a provocação poética em espaços inusitados, de hospitais eespetáculos teatrais a treinamentos corporativos e cerimônias de casamento. E agora, a partir do convite para participarem desse Clube de Autores na Flip, elas decidiram estender esse desafio para um espaço ainda mais vital — o cotidiano — onde se propuseram a questionar o lugar erudito da autoria e do fazer poético, se descobrindo autoras não só de obras, mas das suas próprias vidas. Uma palestra que deseja inspirar a descobrir e criar, você mesmo, novos usos e sentidos do escrever e do fazer poético no seu dia-a-dia.

Convidadas:

Carla Vergara: Profissional multidisciplinar, atua nas áreas da psicologia organizacional, educação e artes. Psicóloga formada pela UFRJ, pós-graduada na Metodologia Angel Vianna com duas certificações internacionais em Coaching. Liderou diversos projetos educacionais, entre eles um no Complexo do Alemão, como parte do programa de governo PAC. Atua como consultora de desenvolvimento humano e organizacional na LHH-DBM. Concebeu e realiza dois espetáculos que reúnem as linguagens da música, dança, poesia e narração de histórias: o Música para Manoel e o Sarauzinho, já apresentado em diversas bibliotecas públicas, no Instituto Moreira Salles e no Clark Art Center. Integra o Brecha Coletivo, atuando na frente de discussões filosóficas e elaboração de projetos interdisciplinares.

Morgana Masetti: Formada em psicologia com especialização em psicologia hospitalar. Trabalhou junto a empresas e hospitaisprestando consultoria para processos de desenvolvimento de saúde. Trabalha na Organização Doutores da Alegria desde 1993 coordenando a área de pesquisa do Núcleo de Pesquisa e Formação dos Doutores da Alegria e estudando os efeitos da atuação dos palhaços nos hospitais. Os resultados estão publicados nos livros Soluções de Palhaços – transformações na realidade hospitalar (1998 – Editora Palas Athena) e em Boas Misturas – a ética da alegria no contexto hospitalar (2003- Editora Palas Atena).

Título: Curadoria Surrealista de Fatos Cotidianos

Conteúdo: Sonhos, cacos de realidade montados aleatoriamente, associações livres, encontros fortuitos. Uma vida que flui e se realiza através de nós e nos ultrapassa. Como fazer desses fluxos uma inspiração para criar? Qual o lugar do acaso em nossas vidas? Como fazer da ausência de controle uma aliada? O método de criação surrealista lida com todos esses temas. Nesse encontro vamos conversar sobre ele a partir de imagens e textos literários. Vamos também experimentar um jogo de criação em que objetos, palavras e pessoas presentes na sala são trechos de uma composição inédita e imediata.

Convidada:

Luciana Annunziata: É facilitadora de processos de criação em grupo, apaixonada por literatura e amante do acaso. É autora dos blogs ideiasprainovar.com, sobre inovação e aprendizagem em rede, e pagina53.wordpress.com, onde reúne alguns de seus textos literários. É Sócia diretora da Dobra Inovação e Aprendizagem (dobra.com.br).

Pela noite: 19:30

Noite de Lançamento na Casa do Clube de Autores

No sábado (6), no espaço do Clube dos Autores em Paraty, haverá o lançamento da 3a edição da Revista ArtFliporto, de Ensaios e Cultura, editada pelo jornalista Schneider Carpeggiani. A publicação é da Editora Carpe Diem e é um projeto permanente da Festa Literária Internacional de Pernambuco (Fliporto). Além disso, será lançada a obra “Resistir em Tempos Difíceis”, do curador da Fliporto, o escritor e advogado Antônio Campos. O evento, aberto ao público, terá início às 19h30.

Para conferir a programação completa, clique aqui ou acesse o link http://blog.clubedeautores.com.br/wp-content/uploads/2013/06/Programacao_flip2013_ClubeDeAutores.pdf

#clubenaflip