Sabe quantos ebooks foram vendidos no Brasil?

1,4 milhão – apenas nos últimos 6 meses, diga-se de passagem, de acordo com matéria publicada no Olhar Digital, do UOL. Os dados referem-se ao período de junho a novembro de 2012 e traçam um gráfico mês a mês.

O curioso é que o crescimento não é exatamente linear, mas sim feito por picos e vales em um cenário que se desenha, tipicamente, quando há embates quase que ideológicos entre tecnologias e curvas de adoção. Veja abaixo:

Aqui, no Clube, estamos notando um avanço nítido de ebooks – o que não significa, necessariamente, um declínio do livro impresso. Na prática, há um inquestionável aumento de vendas de livros eletrônicos, mas, desde que o Clube começou, as vendas de impressos nunca pararam de crescer.

A conclusão que se pode tirar com isso chega a ser óbvia: o gosto por livros é que tem crescido no país como um todo, sendo que a diversificação em formatos só tem ajudado a contribuir. Para autores, fica o conselho que sempre demos, em todos os momentos: publique o seu livro em todos os formatos possíveis. Afinal, o que interessa é que você seja lido – e não que seja lido apenas em formato físico ou eletrônico… certo?

11 Comentários

1. Voces já podem imprimir livros coloridos ? Tenho muitas ilustrações e graficos que não ficariam tão bons nos livro preto e branco.
    Obrigado

2. Gustavo Militão disse:

Clube, voces poderiam checar se meu livro OUSEI DESAFIAR O DESTINO ja está disponivel pra venda na google play? E o respectivo link?

Abraços!

• Equipe Clube de Autores disse:

Oi Gustavo! Encontramos seu libro na busca do Google Books, mas não no Google Play. Posso te pedir um favor? Manda um mail para atendimento@clubedeautores.com.br informando título e data aproximada q fez a autorização para comercializarmos por lá? Assim já pesquisaremos e resolveremos mais rapidamente!

• Gustavo Militão disse:

Enviado!!!

3. Joaquim Rubens disse:

Eu tenho um livro já publicado por uma editora pequena.
    Posso colocá-lo no site do Clube? Obrigado.

• Equipe Clube de Autores disse:

Com certeza Joaquim! A escolha é sempre do autor aqui no Clube. Até por uma questão de ideologia, nós nunca exigimos ou exigiremos nenhum tipo de exclusividade. Seja bem vindo!

4. DIEGO ANDRADE disse:

Eu tenho alguns eboocks que eu tenho o direito de revenda, posso coloca-los na loja do clube dos autores tambem?
    Grato e obrigado por ajudarem pessoas que temos este sonho de ser um autor.
    Meus parabens.

• Oi Diego! Se você for o autor, sim, pode sim. Caso contrario, precisamos que nos envie uma carta do autor atestando que tem o direito de publicação e comercialização plena das obras, ok?

5. Prezados,
    E qual a arma para que um ebook não seja pirateado?
    Autores de obras técnicas ou acadêmicas sofrem com este risco e tenho notado que muitos evitam a versão eletrônica justamente por isso.
    Há alguma solução para ao menos reduzir o risco?

• Infelizmente, Marcio, não. Pelo menos do ponto de vista prático. Mesmo a experiência com sistemas de prevenção a pirataria (DRMs) é muito ruim pois, de tão restritivas, elas acabam causando problemas até para o leitor que fez a compra legalmente.

Por outro lado, mesmo considerando a pirataria, ebooks acabam atingindo mercados maiores e viabilizando uma escala de vendas mais ampla.

6. Maxwell disse:

Pois é, uns tem que ir melhor do que os outros, né? Pra quem está conseguindo se lançar no mercado, acho que é uma boa mesmo.

Deixe o seu Comentário

O seu email nunca será publicado ou partilhado. Os campos obrigatórios estão marcados com *