Visitando a casa dos mestres

Como autores, todos temos como ídolos outros escritores, ainda vivos ou já eternizados no tempo. Nomes como Oscar Wilde, Kafka, Clarice Lispector, Machado de Assis, Guimarães Rosa e tantos outros acabam fazendo parte do próprio repertório criativo de muitos de nós, influenciando as nossas palavras e pensamentos.

E – como todos nós – esses grandes mestres da literatura foram também fruto de seu tempo e dos seus “zeitgeists”. Dá para imaginar um Euclides da Cunha que não tivesse vivenciado Canudos? Ou um Kafka que não tenha vivido sob o clima opressor da Praga de antigamente? É possível separar a literatura de Victor Hugo do clima romântico de Paris, ou vislumbrar um Machado de Assis distante da famosa Rua dou Ouvidor, no Rio?

Se quiser conhecer a fundo a alma de um escritor, é fundamental ir além de suas obras e visitar os seus lares, os seus quartos, estudar o tempo em que viveram. E é por conta disso que estamos dedicando todo o mês de novembro a esse tipo de viagem pelo universo mais concreto de alguns dos grandes nomes da literatura.

A partir do dia 1 de novembro, publicaremos em nosso Facebook até duas imagens diárias das casas, salas e quartos de onde grandes escritores criaram as suas obras. Assim, prepare-se para viajar por Salvador, Rio de Janeiro, Goiás, Suiça, Praga, Dublin, Moscou, Hamptons, Nova York, Florida e outras dezenas de lugares, conhecendo seus autores preferidos de uma forma diferente, além das histórias que criaram.

Para acessar a nossa página no Facebook, clique aqui, na imagem abaixo ou vá direto a http://facebook.com/cdautores

Leia Mais

O que te inspira?

Nos últimos meses, temos feito diversas perguntas a autores pelas redes sociais referentes às suas inspirações.

Afinal, o que, exatamente, o faz abrir o computador e arranjar palavras de forma a construir uma história? O que te motiva a registrar parte tão íntima dos seus pensamentos, das suas histórias e das suas fantasias?

Quase sempre, as respostas que recebemos são tão abstratas quanto conclusivas. Diferentemente do imaginário dos leitores, a Inspiração costuma realmente bater de forma única para cada um.

Às vezes, ela vem em forma de música composta em versos regrados; outras, em sopros irregulares do vento.

Em alguns momentos, a declamação de uma poesia é suficiente para fazer o sangue de escritor pulsar mais forte; em outros, basta um anônimo balbuciar qualquer coisa sem sentido no meio da rua.

Há situações em que é necessário organizar todo um aparato para que um escritor consiga ordenar as suas ideias: iluminação perfeita, poltrona adequada, silêncio absoluto ao fundo; mas há também os que consigam escrever apenas quando estão no meio de um ambiente tão tumultuado quanto a própria vida.

Seja lá qual for o caso, desistimos da busca por uma definição mais clara da Inspiração: isso é, de fato, como buscar uma resposta sobre o sentido da vida.

Para nós, basta que a inspiração venha, e da forma que preferir. E basta estarmos vivos para recebê-la com as boas vindas que costumamos dar ao próprio ar que nos garante a existência.

E, com essa frustrante (e grata) conclusão, desejamos a todos os autores cujos olhos estiverem nessas frases os nossos mais sinceros parabéns por conseguirem receber a Inspiração ao ponto de transportá-la dos seus corações para as páginas de seus livros.

Parabéns – e que essa semana que começa hoje traga ainda mais letras para as vidas de todos nós.

 

Leia Mais

(batemos os 10 mil fãs no Facebook e esquecemos de comemorar)

Sabe quando você se foca totalmente no trabalho e esquece aquelas pequenas e fundamentais comemorações? Pois é… tanto falamos isso para autores na sempre árdua labuta de conquistar os seus espaços que acabamos cometendo o mesmo erro!

No começo dessa semana, conseguimos atingir o marco de mais de 10 mil fãs em nossa página do Facebook – isso sem investir nada em publicidade, o que acaba fazendo o número ainda mais expressivo!

Hoje, portanto, somos mais de 15 mil autores no Clube e 10 mil usuários no Facebook – um time que cresce a cada dia. A todos os que fazem do Clube a sua segunda casa, nosso MUITO OBRIGADO!!!!

Leia Mais

Sai a lista dos 10 finalistas do III Prêmio Clube de Autores de Literatura Contemporânea

Após 1 mês de competição, com 502 obras inscritas e 8.914 votos, chega ao fim a primeira fase do III Prêmio Clube de Autores de Literatura Contemporânea!

Nesta fase, totalmente baseada em voto popular, 10 livros foram selecionados como finalistas e passarão agora para avaliação de um corpo de jurados do Clube de Autores, que deliberará sobre aspectos como capacidade de prender atenção, facilidade de entendimento, encadeamento de ideias e frases e originalidade.

Os finalistas são (em ordem alfabética):

À Beira do Além, de Sidhney Boreas

Coletânea de Contos, de Rosa Mattos

O Baú de Maldições, de Ant Lima

O Segredo de Emma Sullivan, de Nanda Silveira

– O Ungido: Ascensão e Queda, de Claudio Schueler Baroni

Os Ônibus, O Pêndulo, Uma Frase, Algumas Histórias e, Quiçá, o Diploma (Livro-reportagem), de Rodrigo Bardo

Ousei Desafiar o Destino, de Gustavo Militão

Parnaso Sacro, de Bruno do Espírito Santo

Poemas para Nunca Mais, de Sérgio Ferreira da Silva

Sopros de uma Flor, de Rosa Mattos

 

Todos as obras da lista acima permanecerão no site com um selo nos seus livros, apontando-os como finalistas do Prêmio, mesmo após o seu término.

A todos os que participaram, os nossos mais sinceros parabéns por terem dado esse importante passo na divulgação de suas obras literárias – a inscrição em prêmios e concursos, afinal, sempre é importante no currículo de autores e de seus livros.

Aos 10 finalistas, agora é segurar por mais alguns dias a ansiedade :-)

Quem quiser saber a sua colocação exata, basta entrar em contato com atendimento@clubedeautores.com.br

Agora, é esperar o resultado no dia 17 de novembro!

 

Leia Mais

Você conhece os Encontros de Interrogação?

No ano passado, o Itaú Cultural publicou uma série de vídeos sob o título “Encontros de Interrogação”. São filmes de cerca de 10 minutos em que se explora todo o universo criativo em torno do processo de se escrever – e que vale ser conferido por todos os autores.

Selecionamos alguns dos vídeos abaixo. Quem preferir, pode acessar o canal diretamente no link http://www.youtube.com/playlist?list=PLF6ACF6D0C7492675&feature=plcp

Nada melhor do que mergulhar no processo criativo para iniciar a semana!

Leia Mais