Sacos de pão a serviço da literatura

Em tempos onde se discute ebooks, audiobooks, livros impressos sob demanda e uma infinidade de “meios de transporte literários” embasados na tecnologia, é comum que muitos acabem ignorando que o mais importante nunca foi e nem nunca será a plataforma em si, mas sim o conteúdo.

Afinal, um bom texto acaba encontrando leitores onde quer que estes estejam – seja em livrarias, na Internet ou em qualquer canto.

Na semana passada, recebemos um email curioso do autor do Clube Pedro Gonçalves Dias, que está com suas poesias sendo impressas em sacos de pão (em parceria co o projeto euAMOpão). Isso nos faz pensar em algo que chega a ser óbvio: não é a literatura que precisa de novos meios ou plataformas de publicação – são os meios, velhos e novos, que precisam da literatura para se tornarem mais relevantes perante o imenso público leitor brasileiro. Afinal, o que importa mesmo não é ler em formato impresso, ebook ou qualquer outro – é apenas ler.Certo?

 

Leia Mais

Giovana Damasceno, jornalista e autora do Clube, é destaque no Portal Imprensa

Quando o Clube começou, lá pelos idos de 2009 (algo como um século em “tempo de Internet”), recebemos inúmeros emails de usuários perguntando sobre o modelo, sobre a questão de se autopublicar etc. Coisa natural, dado que se tratava de algo novo e que, por natureza, suscitaria os questionamentos mais diversos.

De lá para cá, muita coisa mudou – principalmente pela consolidação de um modelo que, nesses três anos, somou mais de 15 mil autores.

Uma das primeiras autoras do Clube foi Giovana Damasceno que – além de escrever eximiamente bem – é jornalista e ativista literária. Recentemente, ela deu uma entrevista para o Portal Imprensa, no UOL, contando toda a sua trajetória e dando importantes dicas para escritores de todos os gêneros.

Nada mais perfeito do que essa recomendação de leitura para fechar a Semana do Escritor, certo? Então, para ler a entrevista na íntegra, clique aqui, na imagem abaixo ou acesse diretamente o link http://portalimprensa.uol.com.br/template/imprensa/page_template/Default.aspx?s=noticias&a=ultimas_noticias&c=52017&tit=publicar+fora+do+circuito+e+para+quem+ama+escrever+diz+a+jornalista+giovana+damaceno

Leia Mais

Quarta que vem é o seu dia!

O post de hoje é só um lembrete extremamente importante: quarta que vem, dia 25 de julho, é o Dia do Escritor.

Ou seja: programe-se para sair e comemorar, pois não são todos os que conseguem colocar os seus pensamentos, experiências e histórias no papel, imortalizando a vida como deve ser feito.

Então, já de forma antecipada, desejamos que todos curtam e aproveitem bastante essa data singular, em que o mundo agradece e homenageia vocês, escritores, responsáveis por registrar, cada um a seu modo, toda a plenitude da vida.

PARABÉNS!

Leia Mais

Compartilhe e marque seus amigos no nossoalbum coletivo de lançamentos

Até agora, já são mais de 150 fotos de lançamentos de livros de autores daqui do Clube em nosso album no Facebook – um registro de imagens de lançamentos de livros de diversos autores, imortalizando na Web alguns dos momentos mais importantes na vida de quem faz da literatura a sua verdadeira paixão.

Para quem ainda não viu, o link direto do album é https://www.facebook.com/media/set/?set=a.409641685745948.92295.123478361028950&type=3

Apenas para relembrar, todos os autores do Clube estão já convidados a nos mandar as imagens, bastando anexá-las a um email e endereçar a lancamentos@clubedeautores.com.br – a publicação será feita no máximo no dia seguinte, expondo as imagens para toda a nossa rede no Facebook.

E tem mais uma coisa importante: se você quiser, pode também marcar as fotos no próprio album, dizendo quem está ao seu lado na foto. Isso gerará uma mensagem para a pessoa marcada – uma justa homenagem aos que compareceram ao evento.

Funciona da seguinte forma: após ter a foto publicada em nosso album, basta clicar sobre ela para vê-la em tamanho grande. Em seguida, passando o mouse sobre a imagem, você verá alguns textos no rodapé. Clique na opção “tag photo” ou :”marcar foto”.

Isto feito, basta clicar sobre o rosto de qualquer amigo seu e dizer quem ele é (veja no exemplo abaixo). A imagem aparecerá no mural dele e ele ficará sabendo que a sua presença no dia do lançamento foi devidamente registrada.

Simples, não? Agora é com você!

Leia Mais

Há avós por aqui?

Se há, já aceitem os nossos antecipados parabéns pelo 26 de julho – Dia dos Avós, que acontecerá daqui a pouco.

E, olhando o nosso acervo, encontramos o livro “Voternidade“, de Josianne Luise Amend, perfeito para a ocasião.

Segundo a sinopse, “(…) O livro conta a história da vida de uma família, cuja avó acompanhou sua neta desde o início da gestação até os dias atuais, relatando todo desenvolvimento da criança até os dois anos dela.

Serão encontradas dicas, coincidências e relatos de histórias que poderão ajudar o leitor em algum momento de suas vidas.

Indicado para avôs e avós já assumidos, para os que pretendem ser, para as mamães como forma de pesquisa e comparação e para todos que querem conhecer essa nova profissão.”

Um presente perfeito, diga-se de passagem, para quem está prestes a ganhar um novo neto ou neta ;-)

Se quiser conhecer mais a obra, clique aqui ou acesse o link https://clubedeautores.com.br/book/126147–VOTERNIDADE

E boa leitura!

Leia Mais