Professor Edvaldo Pereira Lima publica livro de poesias pelo Clube

Edvaldo Pereira Lima é uma das figuras mais importantes no cenário literário brasileiro atual. Educador, pesquisador, escritor e jornalista, professor da Universidade de São Paulo, co-fundador e vice-presidente da Academia Brasileira de Jornalismo Literário – www.abjl.org.br – e autor de diversos livros.

Isso sem contar com o Método Escrita Total, do qual é criador e que concentra técnicas das mais incríveis para se escrever.

Com um currículo desses, uma das dúvidas que frequentemente aparecem é sobre o que passa não na mente de um perfil com esse calibre – mas sim no coração. Afinal, muitas de suas obras tem denso (e riquíssimo) cunho técnico. Pelo menos até agora.

Edvaldo publicou, no começo desse mês, um livro de poesias dedicado à sua falecida esposa aqui no Clube – Poemas para Lucy e Outros Amores Sagrados.

Unindo uma história real de amor, espiritualidade, viagens internacionais e o mundo da escrita, os textos de Poemas Para Lucy e Outros Amores Sagrados compõem homenagem à esposa do autor, falecida em 2011, navegam por territórios da difícil jornada humana rumo à individuação, desembocam em considerações sociais sobre o Brasil de hoje.

Poemas biográficos, de um lado, espontâneos, de outro, têm como contexto de fundo questões existenciais que transcendem a história particular do poeta, conduzindo o leitor pelo arco temporal de quase 18 anos de vida amorosa espelhando os prazeres, as dores, os desencontros, os desafios, as alegrias de um longo relacionamento, assim como o confronto inevitável com a morte, temas universais de todos nós. Racional e intuitivo, emocional e intelectual, tocado pela inquietude espiritual, o autor – também professor universitário e jornalista – evita formas e fórmulas rígidas, preferindo seus poemas orgânicos, livres, sem obediência a nenhum formato imposto por modismos externos.

A linha condutora de tudo é o dramático impulso à ampliação de consciência que a vida nos coloca neste complexo momento histórico de transformação individual, social e planetária que vivemos, destaca. Homens e mulheres configuram novos tipos de relacionamentos, os papéis se alteram, os casais são pressionados a vencer modelos antigos e todos nós, coletivamente, vivemos o grande desafio de descobrirmos o sagrado em todas as áreas das nossas vidas, como indivíduos e membros de uma única espécie que configurou uma civilização potencialmente fabulosa, mas em precário estado de sub vivência, completa.

Os poemas da primeira parte refletem essas questões no campo romântico, partindo de tributo ao amor em Além do Possível, passando, entre outros, pelo sugestivo Hula – ondulante como as ondas do Havaí -, visitando em forma bilíngue London Eye (a Roda Gigante/O Olho de Londres) e terminando no tocante Linda, testemunho do final de uma vida humana. Os da segunda navegam por temas espirituais dramáticos – como Armagedon – ou de entrega – Senhor Além da Ponte Nebulosa -, por questões psicológicas do ego e do Self – PoemaSanto -, por viagens de descobertas – Cruzeiro aéreo Caribe e Paisagem -, por considerações quanto aos propósitos superiores de países e nações – América do Meu Jeito e Arábia -, termina num contundente exame da nação e de brasileiros extraordinários do século XXI, o país encharcado, em paradoxo, pelo câncer endêmico da corrupção política, em Brasil.

Jornalistas literários e a artista pop Reba McEntire também são homenageados nessa parte. Na terceira e última, os leitores recebem um bônus surpresa de um texto de terceiros, bastante útil para a alma.

Vale a pena mergulhar na obra. Para quem se interessar, basta clicar aqui ou diretamente no link https://clubedeautores.com.br/book/130224–Poemas_Para_Lucy_e_Outros_Amores_Sagrados – e boa viagem literária!