Autores de livro sobre “HTML5 e CSS3” inovam na divulgação e colhem seus frutos

Há apenas 2 meses, um novo livro chamado “HTML5 e CSS3 com Farinha e Pimenta” foi publicado aqui no Clube. Voltado para programadores e profissionais de tecnologia, ele logo decolou e se tornou uma das grandes sensações do site, tendo figurado por algumas vezes como mais recomendado da semana e já aparecendo entre os mais vendidos do período.

O segredo? Além de um conteúdo de qualidade, elogiado pelos leitores, uma estratégia de divulgação muito bem azeitada.

Logo ao acessar a página do livro (clique aqui para ver), o usuário depara-se com um livro com uma capa simples e direta (que tem a ver com o estilo de programação pregado). A sinopse é instigadora e igualmente direta (principalmente para programadores, o público-alvo):

Durante muito tempo o client-side foi uma etapa do processo do desenvolvimento web abandonada. Só era importante quem trabalhava programando server-side, gerentes ou líderes do projeto. O garoto que digitava HTML era o pobre coitado. Absolutamente ninguém queria escrever HTML.

Hoje tudo mudou.

Se você é especialista em client-side, tenha em mente que você é o responsável pelo Google indexar melhor as páginas. Saiba que os cegos tem uma boa experiência na web por conta do seu código bem escrito e semântico. Você é o ponto de convergência entre todas as outras tecnologias e processos que envolvem o desenvolvimento de um projeto. You are the hero!

Mas não é apenas de capa e sinopse que a estratégia é feita, claro. Ao acessar a página do autor, o usuário consegue acessar um site absolutamente completo sobre o assunto, incluindo informações detalhadas sobre o livro, uma galeria de vídeos, fóruns de discussão sobre o tema, área de downloads, podcast e assim por diante. Ou seja: é como se o livro fosse apenas uma parte complementando um conjunto riquíssimo de informações sempre práticas e atualizadas.

O fato dos autores – Diego Eis e Elcio Ferreira – serem especialistas em técnicas de programação que garante, por exemplo, mais visibilidade no Google, também não atrapalha.

Independentemente disso, a estratégia dos autores é tão clara quanto funcional: utilizar as técnicas do livro para promover o próprio livro, transformando-o em peça fundamentale de um centro de conhecimento sobre o assunto. Um uso muito bem, estruturado de Internet e mídias sociais para fazer deslanchar uma obra que certamente dará ainda muito o que falar.

Parabéns aos autores e, claro aos leitores! Afinal, a própria plataforma de divulgação do livro já comprova a eficácia das técnicas nele contidas ;-)

Ricardo Almeida

Sou fundador e CEO do Clube de Autores, maior plataforma de autopublicação do Brasil e que hoje responde por 27% de todos os livros anualmente publicados no país. Premiado como empreendedor mais inovador do mundo no segmento de publishing pela London Book Fair de 2014, sou também escritor, triatleta e, acima de tudo, pai de família :)

Um comentário em “Autores de livro sobre “HTML5 e CSS3” inovam na divulgação e colhem seus frutos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *