Sabe como começou a matemática?

Há algumas coisas que nós, resultado de milênios de evolução, costumamos dedicar muito pouca atenção. Sabia, por exemplo, que em plena idade média, muitas das civilizações bárbaras desconheciam o número “zero”?

Isso pode parecer pouca coisa – mas você já tentou fazer qualquer tipo de operação matemática minimamente complexa desconsiderando o zero?

Na prática, a matemática é hoje a única língua mundial existente – e é provavelmente uma das grandes responsáveis pelas tantas revoluções tecnológicas pelas quais passamos.

Pois bem: navegando pelo Clube, nos deparamos essa semana com uma obra no mínimo curiosa: A Origem da Matemática nas Civilizações Antigas, de Rossi Nogueira.

O livro, também utilizado como trabalho de conclusão de curso do autor, passa pelas civilizações chinesa, hindu, egípcia e mesopotâmica, explorando de maneira interessantíssima a evolução das bases de qualquer sociedade moderna.

Uma obra diferente e reveladora, perfeita para amantes de história (e, claro, dos números). Gostou? Então veja a página do livro clicando aqui, na imagem abaixo ou no link http://clubedeautores.com.br/book/129633–A_Origem_da_Matematica_nas_Civilizacoes_Antigas

Leia Mais

Já se programou para a FLIP?

E já vamos para a nossa terceira FLIP agora em 2012!!

Ser você é autor e ainda não conhece o evento, já passou da hora :-)

Entre os dias 4 e 8 de julho, Paraty voltará a ser capital da literatura no Brasil – e, nesse ano, o Clube estará em um endereço novo, bem no centro da vila, com mais espaço e uma programação bem mais intensa. Ainda divulgaremos a nossa programação por aqui – mas já alertamos a todos para que fiquem atentos e comecem já a organizar transporte e estadia!

Se quiserem saber mais, o site direto da FLIP já lista a programação oficial e dicas de hospedagem, turismo na região etc. Para acessar, clique aqui, na imagem abaixo ou no link http://www.flip.org.br/programas.php

#clubenaflip

Leia Mais

Conheça o coletivo Poesia em Volta e a Rádio Sarau

Desde os primeiros dias de vida do Clube, descobrimos na cidade de Volta Redonda um reduto forte de escritores e poetas guerreiros, daqueles que entendem que letras tem um tipo de força que dificilmente se encontra em qualquer outro tipo de arte ou expressão cultural.

De lá para cá, já se foram diversas trocas de mensagens, participações em duas FLIPs e projetos que nasceram de ambos os lados sempre com o objetivo primário de disseminar a literatura independente feita no país.

Na semana passada, recebemos um email da poetisa Regina Vilarinhos – grande amiga aqui do Clube e verdadeira líder cultural de sua região – sobre o projeto Poesia em Volta, uma parceria feita entre o blog coletivo que ela coordena e a Rádio Sarau.

Em essência, trata-se de um programa em áudio todas as quartas-feiras às 9:00 (com repeteco às 15:00) incluindo poemas nas vozes do grupo de poetas do coletivo, bem como dicas culturais e de leituras. Isso se desdobra em duas indicações feitas por nós:

1) O programa em si, que pode ser acompanhado gratuitamente pela Web clicando aqui ou indo diretamente ao link http://radiosarau.com/ nos horários definidos;

2) O blog Poesia em Volta (clique aqui para acessar), sempre extremamente ativo e interessantíssimos para autores independentes e amantes da literatura.

Quer dar uma pausa no cotidiano atribulado e beber poesia em plena quarta-feira? Uma coisa podemos garantir: você jamais se arrependerá!

Boa poesia a todos!

Leia Mais

Que tal um bom suspense para agitar o final de semana?

Semana passada, nos deparamos com um book trailer que nos chamou a atenção. O livro se chama 17 Badaladas para o Medo, de Ant Lima – e o clima gerado tanto pelo vídeo quanto pela capa e sinopse da obra é daqueles que provoca uma mescla de angústia com expectativa, palavras-chave fundamentais para o gênero.

Segundo a descrição da obra:

O que é mais forte: o medo ou a curiosidade?

Que tal misturar os dois? 17 contos de terror, suspense, ficção e aventura em um só livro!

Caminhe por ruas escuras e sombrias, encare realidades ou forças ocultas, descubra o sobrenatural. Visite um cemitério a noite, casas abandonadas, conheça personagens novos e deixe que a cada pagina seu coração bata mais forte… Imagine a lua cheia e neblinas mais densas e altas que a sua imaginação!

Viaje em um mundo onde o receio e a curiosidade caminham lado a lado! Em cada página, em cada piscada de olhos, um desafio!

Ficou curioso? Para um inverno que, na maior parte do Brasil, já avisa que está chegando, nada melhor do que um bom suspense!

Confira então o trailer abaixo e, para mais informações, clique aqui ou acesse o link http://www.clubedeautores.com.br/book/117371–17_Badaladas_Para_o_Medo

Leia Mais