Qual o papel da biblioteca na era da informação

Lá pelos idos das décadas passadas, bibliotecas eram a fonte primária (ou, em alguns casos, única) para se obter conhecimento literário. Antes da Internet, do ebook e da impressão sob demanda, o acesso aos livros ficava restrito à tiragem estimada pela editora e à área de abrangência logística da distribuidora.

Os tempos mudaram, a Internet é tão realidade quanto as vias que trafegamos fisicamente e o conhecimento assumiu uma forma muito mais abstrata e disseminada do que física, restrita.

Isso significa que bibliotecas perderam o seu motivo de ser? De acordo com Marcos Galindo, curador da exposição “Conhecimento: Custódia e Acesso”, não.

Por outro lado, o seu papel precisa ser mudado em uma sociedade em que o conhecimento como um todo deixa de ser “armazenado” por qualquer que seja a instituição.

Esse debate sobre a biblioteca do futuro é um dos principais assuntos da exposição, que vai ao ar até 30 de abril no Museu da Língua Portuguesa, em São Paulo.

Visitar a exposição é participar desse debate – algo que recomendamos a todos os autores e leitores daqui do Clube. Afinal, se estará tratando justamente de instituições feitas para zelar pelo que é mais importante para um povo: a sua cultura.

Se estiver em São Paulo, aproveite a não deixe de ir!

Informações gerais:

LOCAL: MUSEU DA LÍNGUA PORTUGUESA
Praça da Luz, s/nº – Centro – São Paulo – SP
PERÍODO: 12 de Março a 29 de Abril de 2012
HORÁRIO: das 10h às 18h (de terça a domingo)
SITE: http://www.sibi.usp.br/30anos/