Qual o papel da biblioteca na era da informação

Lá pelos idos das décadas passadas, bibliotecas eram a fonte primária (ou, em alguns casos, única) para se obter conhecimento literário. Antes da Internet, do ebook e da impressão sob demanda, o acesso aos livros ficava restrito à tiragem estimada pela editora e à área de abrangência logística da distribuidora.

Os tempos mudaram, a Internet é tão realidade quanto as vias que trafegamos fisicamente e o conhecimento assumiu uma forma muito mais abstrata e disseminada do que física, restrita.

Isso significa que bibliotecas perderam o seu motivo de ser? De acordo com Marcos Galindo, curador da exposição “Conhecimento: Custódia e Acesso”, não.

Por outro lado, o seu papel precisa ser mudado em uma sociedade em que o conhecimento como um todo deixa de ser “armazenado” por qualquer que seja a instituição.

Esse debate sobre a biblioteca do futuro é um dos principais assuntos da exposição, que vai ao ar até 30 de abril no Museu da Língua Portuguesa, em São Paulo.

Visitar a exposição é participar desse debate – algo que recomendamos a todos os autores e leitores daqui do Clube. Afinal, se estará tratando justamente de instituições feitas para zelar pelo que é mais importante para um povo: a sua cultura.

Se estiver em São Paulo, aproveite a não deixe de ir!

Informações gerais:

LOCAL: MUSEU DA LÍNGUA PORTUGUESA
Praça da Luz, s/nº – Centro – São Paulo – SP
PERÍODO: 12 de Março a 29 de Abril de 2012
HORÁRIO: das 10h às 18h (de terça a domingo)
SITE: http://www.sibi.usp.br/30anos/

Assine a Nossa Newsletter

Ricardo Almeida

Sou fundador e CEO do Clube de Autores, maior plataforma de autopublicação do Brasil e que hoje responde por 27% de todos os livros anualmente publicados no país. Premiado como empreendedor mais inovador do mundo no segmento de publishing pela London Book Fair de 2014, sou também escritor, triatleta e, acima de tudo, pai de família :)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *