Tire as suas dúvidas sobre registros no site do ISBN

Recentemente, começamos a receber MUITAS dúvidas de usuários sobre ISBN (International Standard Book Number), registro que rege, em termos oficiais, a literatura no mundo.

Na maior parte, o que acabamos respondendo inclui informações que constam no próprio site do ISBN, que foi renovado recentemente e conta com uma riqueza de dados e processos bem práticos. Assim sendo, ao invés de apenas intermediar, aproveitamos esse primeiro post da semana para divulgar o site do ISBN, onde todas as dúvidas certamente poderão ser selecionadas ;-)

Para acessar, clique aqui, na imagem abaixo ou vá diretamente ao link http://isbn.bn.br

21 comentários em “Tire as suas dúvidas sobre registros no site do ISBN

  1. Minha dúvida é:
    Organizei e sou autora de um livro com 300 páginas que será divulgado on line por uma instiituição sem fins lucrativos ligada a FAPEMIG (de pesquisa), portanto sem CNPJ. Neste caso não me cabe solicitar via CPF (vários autores).

    Como posso obter o ISBN por empresa como esta? (RIT DA)

    1. Oi Cristina! Puxa…. nesse caso eu realmente acho melhor que contate a própria Biblioteca Nacional. Acho que entrará o CPF do organizador – mas eles saberão responder melhor que nós aqui.

  2. Sou autor de letras de música, poesias e textos em prosa e outros trabalhos artísticos publicados em várias
    obras registradas.
    A pergunta é a seguinte : meu nome está automaticamente registrado?
    Agradeço a atenção.
    Aldemir

    1. Oi Aldemir. Acho que não entendi direito a pergunta, mas adianto que não existe nada como um nome “automaticamente registrado”. todo registro deve ser feito em algum órgão competente, seja na Biblioteca Nacional ou Escritório de Direitos Autorais (EDA).

  3. Gostaria de saber onde e como posso registrar e publicar Apostilas de Curso, pois no ISBN fala que apostilas de cursos não recebem ISBN e pra mim como docente preciso ter apostila publicada e registrada. Obrigado

    1. Oi Carlos! Puxa, o melhor caminho é mesmo perguntando à Biblioteca Nacional. Em tese, uma apostila também pode ser considerada um livro e, nesse caso, é só tirar o ISBN. Mas há também o Escritório de Direitos Autorais (EDA), que pode ajudar.

  4. Dou aulas de estatística numa Universidade Local, com os conhecimentos adquiridos durante anos elaborei material de apoio ao aluno. Consiste hoje numa apostila de 160 pag no formato A4. Gostaria de saber se tem como obter ISBN deste material e/ou quais seriam os passos para fazer desta obra uma obra com direitos autorais. Att.

  5. Pessoal,

    Algumas editoras preferem o original crú, sem ISBN para decidir sobre eventuais sub-divisões, alterações, etc… então, sem querer substituir o ISBN, mas para apresentar uma opção para prova de anterioridade (validando o Direito Autoral) gostaria de deixar informações sobre a nossa Startup.

    O AVCTORIS é uma STARTUP que realiza o registro de DIREITO AUTORAL on-line, sem burocracia, instantâneo e muito simples de usar, criamos um tutorial para facilitar, mas vocês vão ver que é realmente muito simples e dá pra registrar TUDO que é previsto na legislação de Direito Autoral.

    Pra saber o que pode ser registrado:
    http://www.avctoris.com/o-que-pode-ser-registrado/

    Para ver o tutorial:
    http://www.avctoris.com/como-registrar-passo-a-passo/

    Se tiver alguma dúvida sobre os aspectos legais do registro:
    http://www.avctoris.com/com-validade-juridica/

  6. gostaria de saber se pode ser usado livros como conteudo de pesquisas em sites de estudo para concurso publico e alunos de universidades, esses sites cobram uma taxa mensal das pessoas , e se existe alguma negociação para poder utilizar o material ja pronto de autores ??…agradeço

    1. agradeço pela resposta e pela atenção… então mesmo q forem comercializadas as informações ??? exemplo : um site de pesquisa para concursos e estudantes de universidades . eles entram se cadastram e pagam uma taxa mensal …o conteúdo desse site pode ser formado para essas pesquisas de livros ja prontos ?…tem algum problema c direitos autorais ? e se tem como devo negociar isso c autor e editora ?

      agradeço

    2. Elisa, não entendemos ao certo a sua dúvida. Mas assim: se o conteúdo for seu, ele é seu e ponto final. Se você se apropriar de conteúdo de terceiros, tem sim que seguir os termos da Lei de Direitos Autorais. Nesse caso, recomendamos que pesquise-a diretamente na Web, pois há algumas sutilezas envolvidas justamente para respeitar os direitos intelectuais envolvidos.

  7. Boa tarde
    A ONG em que trabalho completará 10 anos este ano.
    Queremos escrever um livro de histórias das crianças.
    Já temos um voluntário jornalista nos ajudando na escrita e uma web designer fazendo a diagramação, fotos, etc.
    É necessário fazer a publicação do mesmo?
    O registro tem que ser em nome da ONG ou do autor do livro?
    Aguardo seu parecer.
    Obrigada

  8. O banco indicado no curso para registro de obras está errado. Não é banco Real mais e sim Santander como abaixo.

    FUNDAÇÃO MIGUEL DE CERVANTES
    BANCO SANTANDER (033)
    AGÊNCIA: 3140 RIO-GRAÇA ARANHA
    CONTA CORRENTE: 13000470-9
    CNPJ: 05.214.413/0001-92

  9. Meu livro está pronto e registrado, junto à Fundação Biblioteca Nacional, aqui em São Paulo. Paguei a taxa de R$ 20,00 pelo livro de minha autoria, com 228 paginas em Word A4. Tenho que pagar outra taxa, junto à fundação, para obter o ISBN e poder publicar meu livro neste site? Qual o valor que será dado a ele e qual a porcentagem de lucro, ao meu favor? Grato, Almir.

    1. Oi Almir! Os itens que você está comentando não estão relacionados. Veja: para publicar aqui, não é necessário ter ISBN: basta acessar o http://www.clubedeautores.com.br, clicar em Publique seu Livro e seguir as instruções. Como é explicado lá (tanto no processo de publicação quanto na página Como Funciona, no menu principal), não há percentual fixo de direitos autorais: você é quem define quanto, em R$, deseja ganhar – o que é utilizado como parte da fórmula para compor o preço do livro. Dá uma olhada lá no site: tudo está explicado em detalhes.

      Com relação ao ISBN, se quiser, terá sim que pagar outra taxa e seguir trâmites descritos no site da Biblioteca Nacional. Para isso, o ideal é acessá-los e tirar as suas dúvidas diretamente com eles no http://isbn.bn.br . Boa sorte!

  10. Pessoal, boa noite.
    Trabalho numa Câmara Municipal, e as publicações daqui estão totalmente desatualizadas e não possuem ISBN.
    Se eu as atualizar… como o Regimento Interno, que tem várias alterações por Decreto… tenho que me registrar como editor/organizador/autor?
    Tenho que ter autorização para publicar?
    Grato.

    PS: SITE PERFEITO!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *