“Para que a comunicação se dê, é preciso reconhecer que a comunicação é impossível”

Com essa frase, o jornalista e apresentador Pedro Bial abriu a sua palestra no TED em setembro de 2011 – um dos eventos mais inovadores e plurais que os nossos tempos já testemunharam.

Em pouco mais de 10 minutos, ele leu um conto baseado na cultura japonesa que fala exatamente sobre o processo de comunicação e os tantos atalhos que ele precisa tomar para que se concretize.

Como autores, todos somos “comunicólogos” por natureza – e, portanto, a palestra como um todo só tem a contribuir com a nossa formação. Pela graça da era da comunicação, ela está disponível na íntegra no Youtube, e colocamos abaixo para que possam visualizar.

Leia Mais

Livros do Clube na Biblioteca do Congresso Americano

Foto por DAVID ILIFF. Licença de uso: CC-BY-SA 3.0

No mês passado, o Clube recebeu uma encomenda no mínimo diferente: a compra de diversos livros aqui publicados sobre história e aspectos culturais do Brasil por parte da Biblioteca do Congresso Americano.

Para quem não conhece, ela é uma das maiores bibliotecas do mundo, com mais de 32 milhões de livros catalogados, mais de 63 milhões de manuscritos, 3 milhões de gravações de áudio, mais de 5 milhões de mapas, 16 milhões de microformas e a maior coleção de livros raros da América do Norte, incluindo uma das quatro cópias restantes da Bíblia de Gutenberg em papel velino.

Em outras palavras: é um dos principais templos dedicados à literatura mundial e pelo qual estamos, hoje, nutrindo um grande orgulho de contribuir com exemplares publicados pelos muitos dos talentosíssimos autores independentes daqui do Clube!

Leia Mais

Estão abertas as inscrições para o Prêmio Off-Flip de Literatura!

Na medida em que a Flip se aproxima, todos aqui no Clube ficamos já ansiosos para participar dessa que é a mais charmosa festa literária de todo o país (e que tem data marcada para os dias 4 a 8 de julho desse ano).

Desde o ano passado, ingressamos oficialmente no circuito Off-Flip, que acontece em paralelo ao evento e é destinado, na prática, aos tantos talentosos autores independentes que invadem Paraty durante o evento. Além de uma grade riquíssima de eventos, a Off-Flip tem também um Prêmio de contos e poesias cujas inscrições foram abertas há poucos dias.

As inscrições vão até 30 de abril e podem render até R$ 2.500,00 para os primeiros e segundos colocados de cada gênero, bem como benefícios muito bem vindos (incluindo estadia na cidade durante o evento e ingresso para as mesas de debate). Quer participar?

Confira o site do prêmio, onde todo o regulamento está detalhado, clicando aqui, no link http://www.premio-offflip.net/ ou na imagem abaixo. Boa sorte e boa viagem!

Leia Mais

Autor Edweine Loureiro é eleito membro de Academia Literária no Nordeste

Gregório de Matos, Gonçalves Dias, Castro Alves, Gilberto Freyre, José de Alencar, Graciliano Ramos, José Lins do Rego, Rachel de Queiroz, Jorge Amado e uma lista quase sem fim de nomes fazem do Nordeste brasileiro uma das regiões mais férteis para toda a literatura mundial.

Em páginas desses e de outros grandes mestres, toda a história e cultura de um povo que mescla a luta pela sobrevivência à esperança sempre bem humorada é imortalizada. E, claro, não é todo dia que vemos autores ingressando formalmente em academias literárias, redutos que costumam ser reconhecidos por abrigar algumas das mentes e mãos mais talentosas das artes escritas de suas regiões.

Essas academias, aliás, tem surgido com relativa frequência não apenas pelo nordeste, mas por todo o país. E, ao invés “banalizar” o conceito como um todo, o que isso tem feito é aberto portas para escritores dos quatro cantos do país que, por meio de reconhecimentos locais, conseguem galgar mais apoio e visibilidade para os seus textos.

Recentemente, o escritor Edweine Loureiro, daqui do Clube, foi confirmado como membro da Academia de Letras de Nordestina. Uma conquista para ele, claro, e também para a própria academia, que sem dúvidas recebe em seus quadros um talentosíssimo escritor que, apesar de residir no Japão, mantém as suas raízes aqui nas terras tupiniquins.

A ambos – Edweine e a Academia – gostaríamos de deixar aqui os nossos parabéns!

Para conhecer melhor o autor, clique aqui, no link http://www.clubedeautores.com.br/authors/34378 ou na imagem abaixo.

Leia Mais

Lembra do grupo de autores do Clube? Conheça o Macaco Pensador!

Em fevereiro , fizemos um post aqui no blog falando sobre um grupo de autores que, coordenados por Augusto Branco, se uniram em busca de mais espaço no mercado editorial (leia aqui).

No começo do mês, recebemos um email do Augusto relatando o andamento do grupo – que, até por ser uma iniciativa inédita, compartilhamos aqui com grande entusiasmo.

– O grupo se chama “O Macaco Pensador” e, hoje, está concentrado principalmente em uma página no Facebook (http://facebook.com/OMacacoPensador).

– Atualmente, ele conta com cerca de 20 escritores do Clube, dos mais variados gêneros.

– Um dos objetivos do grupo é contar com o apoio mútuo para melhorar capas, sinopses, diagramações e revisões. Até agora, 6 capas já foram trabalhadas, destacando as dos livros Acima nas Nuvens, Laudos para Avaliação de Imóveis Urbanos e Rurais e Tudo que você sempre quis saber sobre os homens.

– Criada em 05 de fevereiro deste ano, a página no Facebook já arrematou mais de 2 mil fãs – um número impressionante dado o pouco tempo de vida.

– Foi formada uma rede de blogs especializados em resenhas de livros para auxiliar na divulgação das obras. Hoje, já são 10 blogs.

– Foram feitas entrevistas com todos os membros do grupo, sendo que algumas ainda estão prestes a veicular em um total de 26 canais de mídia.

– O grupo pretende ainda somar esforços para promover campanhas midiáticas mais agressivas, tais como a realizada com Brunna Paese, por efeito do Dia Internacional da Mulher, quando o poema de sua autoria, Ser Mulher, foi divulgado em 500 páginas do Facebook, e em mais de 200 blogs, fazendo com que a autora conseguisse destaque em diversos jornais e revistas eletrônicas e que seu poema fosse escolhido para ser o cartão comemorativo do Dia da Mulher, que foi distribuído a todas as bancárias de Portugal.

Isso tudo lembrando que o grupo tem APENAS 2 meses de vida. Impressionante, não? Isso mostra o quanto a união de autores independentes pode gerar benefícios de todos os gêneros, passando por aspectos que incluem desde a melhoria das obras via apoio e críticas coletivas até espaço para divulgação.

Até hoje, o grupo O Macaco Pensador é uma das iniciativas mais bem organizados, estruturadas e com objetivos concretos que encontramos na rede. Além de parabenizar ao Augusto e a todos os autores membros, reforçamos a nossa disposição para apoiar o grupo com todas as nossas forças.

Quer mais informação sobre o grupo? Simples: acesse e página deles no Facebook clicando aqui e fale diretamente com os membros!

Leia Mais