Sobre livros, crianças e imaginação

Nenhum outro meio de comunicação, em todo o mundo, permite que se inicie uma viagem pela imaginação de forma tão intensa quanto um livro.

Segundo especialistas, o fato de livros trabalharem apenas com textos e, em alguns casos, imagens (desconsiderando vídeos, animações, narrações etc.), acaba fazendo com que os leitores usem as suas imaginações para “completar” a interpretação das histórias. Ou seja: com base em uma descrição textual de um protagonista qualquer, a mente voa longe ao construir a imagem mental da personagem.

Se isso funciona para uma personagem, imagine então para enredos inteiros, cenários, terras desconhecidas e cenas surrealistas!

E imagine agora tudo isso no universo de crianças que, com aquela abençoada ingenuidade em relação às coisas da vida, tem viagens turbinadas pelo encantamento proporcionado pelo desconhecido e pela tênue fronteira que separa realidade de magia.

Não é à toa que, a cada ano que passa, registra-se interesses crescentes de crianças por obras literárias.

Aqui no Clube, por exemplo, o gênero “infanto-juvenil” tem mais de 400 títulos sobre os mais variados temas – incluindo desde maneiras diferentes de se ensinar mitologia grega (Pelos Poderes dos Deuses Olimpianos, de Sarah Minucci) a verdadeiras jornadas aventureiras (As Aventuras de um Sapato Caramelo, de Jurandi Alves Siqueira) e FanFics, apreciadíssimos principalmente entre adolescentes e pre-adolescentes (The Colt’s Secret, de Kel Costa).

Seja qual for o tema ou o enredo, o fato é que essas centenas de títulos publicados nos últimos dois anos já foram lidas por milhares de crianças e adolescentes de todo o país – muitas do quais, inspiradas, escreveram os seus livros e publicaram aqui no Clube, fortalecendo um ciclo virtuoso que transforma bons leitores em bons autores.

Participar desse enriquecimento cultural em uma das fases mais incríveis da vida – a infância – é um dos nossos maiores orgulhos aqui no Clube.

Nas próximas semanas, aliás, já devemos começar a anunciar uma série de novidades que em muito agradarão aos escritores infantis e que darão a eles mais ferramentas para contar o que costuma ser mais precioso: as suas histórias.

Enquanto isso, ficamos por qui desejando um excelente feriado e um dia das crianças repleto de letras e imaginações!!!

Assine a Nossa Newsletter

Ricardo Almeida

Sou fundador e CEO do Clube de Autores, maior plataforma de autopublicação do Brasil e que hoje responde por 27% de todos os livros anualmente publicados no país. Premiado como empreendedor mais inovador do mundo no segmento de publishing pela London Book Fair de 2014, sou também escritor, triatleta e, acima de tudo, pai de família :)

Um comentário em “Sobre livros, crianças e imaginação

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *