Amanhã tem autor do Clube no Museu da Língua Portuguesa!

Sábado, dia 06 de agosto, das 15 às 17 horas o Museu da Língua Portuguesa sediará o evento-lançamento de livro coletivo idealizado, editado e organizado por Edvaldo Pereira Lima,  a ser publicado aqui no Clube de Autores, que aplica o método Escrita Total de redação espontânea na produção de textos.

Os co-autores são participantes do projeto “Escrita Total: Histórias Espontâneas de Sustentabilidade, Superação e A Arte de Viver”, com o qual Edvaldo conquistou um Prêmio Interações Estéticas – Residências Artísticas em Pontos de Cultura 2010, do Ministério da Cultura e da Funarte.

O projeto  – www.escritatotal.labpoeticas.org – foi desenvolvido entre fevereiro e julho, no Ponto de Cultura “Laboratório de Poéticas” em Diadema, na Grande São Paulo, com a participação de dois grupos heterogêneos quanto a idade, formação escolar e profissão.

“A pessoa mais jovem, nossa caçula,  tem 17 anos, e a mais veterana, nossa venerável escritora,  já passou dos 70”, explica Edvaldo com bom humor. “Tivemos um grupo presencial e outro à distância, digital, resultando na soma a produção de textos de gente que mora na Grande São Paulo, mas também em pontos geográficos  tão diversos quanto Santa Maria, no Rio Grande do Sul, e Goiânia, em Goiás”, continua.

” A liga mágica que une tudo isso é a paixão das pessoas pela palavra e sua tocante vontade em escrever com beleza estética, consistência e prazer”, comenta. “Particularmente, fiquei muito feliz de poder contribuir para a expansão desse entusiasmo, instrumentalizando os participantes com o método Escrita Total que tive a oportunidade de criar e desenvolver, dando-lhe um caráter ao mesmo tempo intuitivo e sólido.  O grupo mostrou-me como esse amor pela escrita existe em pessoas das mais diversas camadas sociais e culturais. Se você é do mundo da palavra, não tem como não se comover em testemunhar essa paixão se manifestando em pessoas tão diversas, todas buscando vencer as limitações que as circunstâncias da vida lhes impõem.”

O evento-lançamento contará com a leitura de trechos do livro, pelos autores, incluindo textos escritos a partir de uma visita-exercício ao próprio Museu da Língua Portuguesa.

Para quem ama escrever, então, fica a dica para um final de semana perfeito: visita ao sagrado Museu da Língua Portuguesa acompanhado de evento voltado justamente para técnicas de se escrever. Nada mal para autores, certo?