48 crônicas em 24 horas: quando escrever e divulgar passam a ser sinônimos

Se tem uma coisa que ficou clara para nós, aqui no Clube, é o poder da Web e das mídias sociais como forma de se divulgar livros. Volta e meia somos surpreendidos com estratégias inovadoras e muito curiosas feitas por autores dos quatro cantos do país – e é com eles que buscamos aprender.

Afinal, a divulgação de estratégias de lançamento e comunicação feitas por autores independentes, com resultados comprovadamente positivos, são um prato cheio para toda a comunidade de escritores que pode assim aprender e, claro, enriquecer as suas próprias estratégias.

Um dos casos mais interessantes com os quais nos deparamos recentemente foi do novo livro de Rob Gordon, “24 horas, 48 crônicas“. A obra é, em realidade, o resultado de uma mistura de maratona com reality show literário. Segundo a própria sinopse:

Autor dos blogs Championship Vinyl e Championship Chronicles, Rob Gordon desafiou a si mesmo ao passar 24 horas em frente ao computador escrevendo crônicas inspiradas em temas sugeridos por seus próprios leitores.

O resultado foi o nascimento do projeto “24 Horas, 24 Crônicas”, que reúne textos baseados em assuntos diversos, como a discussão entre um escritor e seu primeiro romance; a conversa entre dois postes de luz durante a madrugada; e as verdadeiras intenções dos filhotes vendidos em um pet shop.

Agora, a iniciativa ganha uma edição em livro, contendo os textos do projeto exatamente na ordem original de publicação, e mais 24 crônicas inéditas, baseadas em ideias não utilizadas durante a maratona de textos.

Tecnicamente, o autor usou o seu blog e a sua (rica) criatividade, que transformou o ato de escrever em divulgação, como ferramentas. Os resultados agradaram: logo após o lançamento, o livro alcançou a lista dos 10 mais vendidos da semana no Clube – e continua com um buzz forte no meio, consolidando o nome do autor a cada nova página lida.

Veja uma crítica ao projeto feita pelo blog Lá no Cafofo, por exemplo: http://www.lanocafofo.com/2011/08/24-horas-48-cronicas-de-rob-gordon.html

Daqui, gostaríamos de parabenizar o Rob pela ideia e pelos resultados: inovar na divulgação é, afinal, uma parte importante de ser autor nos nossos dias!

Para conhecer 24 Horas, 48 Crônicas, basta clicar aqui ou na imagem abaixo: