Sexta-feira à noite. Por volta das 20:00, um grupo grande de poetas, músicos e escritores marcou presença na Casa do Clube de Autores, aqui em Paraty, para realizar um sarau regado a interpretações marcantes, versos densos e vozes cruzando os ambientes. O primeiro encontro do gênero aqui em nossa casa foi uma espécie de presente da Off Flip e para o qual ficamos todos muito, muito agradecidos.

As poesias adentraram a noite e foi apenas quando a madrugada começou a marcar a sua presença que o encontro se dissipou em sorrisos e promessas de reencontro para todos os lados. Uma forma ímpar, para dizer o mínimo, de encerrar a nossa penúltima noite em Paraty.

A literatura independente, no entanto, exigiu que a agenda do dia seguinte fosse seguida à risca.

No sábado, dois grandes assuntos regeram a pauta: o Fórum dos Escritores, organização feita para organizar a classe em busca de benefícios junto à sociedade e ao governo, e a Sociedade Secreta de Escritores.

Para ambas, Hiago Finkermann participou de um bate-papo com autores dos quatro cantos do país e de todas as idades contando sobre as iniciativas e sobre como escritores independentes podem se aproveitar.

E foi assim que o último encontro de 2011 aconteceu em nossa casa: envolvendo as principais peças do ciclo de produção cultural em uma troca de experiências riquíssima.

Hoje à noite, o Clube participará de alguns eventos em torno de Paraty, seguindo de volta para São Paulo amanhã.

No total, mais de mil autores passaram pela nossa nesses últimos 4 dias, marcando as comemorações dos nossos dois anos de vida e mais de 10 mil títulos publicados.

Ano que vem certamente tem mais! A Flip, afinal, já faz parte da nossa história e da própria essência do Clube de Autores!

Até 2012, Paraty! #clubenaflip

Um comentário em “Casa do Clube encerra a Flip com sarau e sociedade secreta de escritores #clubenaflip

1. A FLIP EM UMA CRÔNICA;… como a sinto, de fato…!
    “AINDA TEM JEITO”…!

Início de julho de 2011, mais uma FLIP vai terminar logo mais! (10-07-2011 – Paraty-‘Brasil’:
    – Dias nublados e outros ensolarados, brilhantes, emolduraram o ‘clima culto, o ‘ambiente intelectual’,… ‘evoluído’, da cidadezinha que por si só já nos adentra em um ‘sonho histórico, lúdico, pela própria natureza…!
    Que bom saber que ainda o nosso planetinha, já foi mais azul, um lugar que o ‘Criador’ fez para ele próprio se ‘deleitar’ com as belezas criadas; ainda tem ‘jeito’!
    -… Ele (a) gostava tanto das fontes límpidas, das matas em flores, do ar claro e puro,… mas, infelizmente, estamos, aos poucos, destruindo.
    – Por isso digo, que bom! Bom porque muitos de nossas gerações o defendem com ‘a Arte que lhes é peculiar, são poucos, mas existem! >>> E a arte está nos pequenos momentos de uma lucidez única e espalhada pelas poesias, pelos contos, pelos romances, pelas telas que emitam a natureza e por muitas vezes até a melhora…
    E durante a FLIP sentimos isso, ‘cheiramos isso’, ‘bebemos de uma fonte rara’ onde a cultura é presente!
    Senti-me orgulhoso de ver e participar de eventos onde o ‘sentido da palavra humana se fez presente’… em saraus, encontros literários, com os ‘humanos’ nas ruas;… e isso encontramos tanto nas pessoas conhecidas, alguns famosos, e muito nos simples que nos abordavam ou que os abordávamos… – Estávamos todos ‘ladeados’ por uma ‘Aura Lilás’ que nos transportava para o Olimpo dos deuses da sabedoria, da lucidez, da harmonia entre ‘gente’…!
    Compartilhei de momentos sutis, agradáveis, com ‘grupos de jovens’ que farão a diferença na evolução da humanidade e que ‘serão os agentes do ‘ainda tem jeito’…, que bom!
    -… Saraus no Clube de Autores, onde grupos se reuniram para falar de arte, de poesia, de literatura pura e nobre;… conheci jovens, que apesar de jovens ‘em corpo’,… são grandes, magnânimos,… em ‘Mente e Alma’…,que bom!
    Humanos que se reuniram com o ‘Corujão da Poesia’, grupo de verdadeiros poetas,… com o ‘Arte em Andamento’, o grupo de jovens que encantam pela simplicidade e sabedoria nata,… como a ‘Menina Maravilhosa,… ROBERTA DITTZ, promissora artista de todas as artes, ela é atriz, poeta como ninguém, declamadora que emociona,… essa menina sim será ‘uma agente do ‘ainda tem Jeito’…! E o seu grupo é grande e pleno em ‘Cantos Poéticos’…!
    -… Conheci ‘gente’ como o poeta e artista plástico, que não fica devendo nada para os grandes mestres, o ANTONIO FERNANDES, (vejam em http://www.poemasecores.com);… O Poeta gaúcho, Osvaldo Junior, um garoto ainda, mas inteiro no seu modo de ser…com aproximadamente 20 mil poemas publicados;… tive enorme prazer em conhecer uma jovem cineasta,… 20 anos de idade, mas acima da média de qualquer inteligência que já conheci, a ANA CATARINA FRANÇA, pequenina em corpo material, mas enorme em alma e mente…! – Compartilhei da companhia do GUSTAVO MIRANDA,… um jovem advogado carioca, no Sarau do Príncipe, na Casa do Pedrinho Orleans e Bragança, comandado pelo ‘Corujão da Poesia’…!
    -… Então, o que posso dizer mais? – Há muito mais, lógico, mas o que fica mesmo é o sentimento de que ‘AINDA TEM JEITO’…!

I. Boris Vinha;… um ‘medíocre romancista…’romântico’…!