Casa do Clube discute poesia e literatura independente no dia 1 da FLIP #clubenaflip

Dicas para se tornar um autor independente, tendências literárias e muita poesia. Estes foram os assuntos mais abordados durante o primeiro dia (06 de julho) da Casa Clube de Autores, na Flip 2011. O espaço recebeu visitantes de vários Estados brasileiros para assistir a duas palestras.

Na parte da manhã, o escritor, poeta e compositor gaúcho Oswaldo Junior apresentou os cinco passos para se tornar um autor independente. De acordo com Junior, o escritor precisa despertar a escrita para a vida; registrar e proteger as suas inspirações; promover-se e fazer seu marketing pessoal; e ter ISBN e introduzir seu livro no ramo comercial. Além disso, deve também pensar no lançamento da obra. “Este é o último passo para os leitores e apenas o começo para o escritor”, destacou.

Já à tarde, a Casa do Clube de Autores recebeu o poeta, professor de Literatura e editor Leo Gonçalves, que abordou o tema “A poesia é realmente uma arte literária? Análise da arte poética sob a perspectiva de outras artes”.

“Foi uma ótima oportunidade para mostrar o quanto a poesia está ligada a uma tradição anterior à palavra escrita e o quanto isso conecta a poesia a uma forma de arte independente da literatura”, resumiu Gonçalves.

Programação – A Casa Clube de Autores terá, até 10 de julho, uma programação especial e atual. As mesas de discussões terão foco em ações práticas para o escritor independente.

Confira abaixo a programação:

Quinta-Feira, dia 07 de julho às 10h30
O hipertexto, as redes sociais e a poesia interativa
Regina Vilarinhos
Como o nascimento da Internet e o surgimento de um suporte digital têm revolucionado o conceito, a aceitação e distribuição da poesia a partir da década de 90.

Quinta-Feira, dia 07 de julho às 14h00
Como divulgar o seu livro na web 2.0
Rodrigo Capella
Dicas e orientações para você divulgar a sua obra nas redes sociais, blogs e demais espaços virtuais.

Quinta-Feira, dia 07 de julho às 16h30
Bar do Escritor: Uma experiência colaborativa de amadurecimento poético via redes sociais
Giovani Lemini, Wilson R, Cristiano Deveras, Elisabete Vidigal
O testemunho dos membros do Bar do Escritor, comunidade do Orkut composto por mais de 4.000 membros, sobre o uso das redes sociais como espaço para compartilhamento e análise crítica.

Sexta-Feira, dia 08 de julho às 10h30
A quantas anda o livro digital no mercado brasileiro?
Silvana Almeida
Em que estágio se encontra a penetração e a aceitação deste formato no mercado editorial nacional e como ele pode influenciar o universo editorial?

Sexta-Feira, dia 08 de julho às 16h30
Tudo que o autor sempre quis saber sobre autodivulgação e nunca teve a quem perguntar
Giovana Damaceno
Como divulgar o seu livro e se autodivulgar na imprensa.

Sábado, dia 09 de julho às 10h30
Fórum de Escritores – A experiência de uma entidade civil organizada na luta pela causa do escritor
Cadorno Teles, Hiago Finkeemann
O que é o Fórum dos Escritores, quais são as suas causas e quão bem sucedida tem sido a experiência dessa entidade civil apartidária.

Sábado, dia 09 de julho às 16h30
Você conhece a Sociedade Secreta dos Escritores?
Maximilian Cals, Hiago Finkeemann
O que é a Sociedade Secreta dos Escritores, como nasceu, quais seus objetivos e o que a motivou a vir a público.

Sábado, dia 09 de julho às 18h15
Cerimônia do II Prêmio Clube de Autores de Literatura Contemporânea