O cordel e a cultura popular brasileira

Estamos em pleno São João, época em que o país como um todo – e o Nordeste em especial – pulsa ao som do forró e das tantas manifestações culturais que marcam as festas juninas.

E foi no coração do mesmo Nordeste que cresceu um dos mais expressivos movimentos literários da língua portuguesa: o cordel.

Aqui mesmo, no Clube, temos algumas obras que falam do gênero – como Narrativas do Cordel, de João Avelar Lobato, que ajuda a entender melhor os seus aspectos culturais e históricos.

Mas achamos também um vídeo curioso no Youtube e que postamos abaixo, como uma homenagem nossa aos contadores de história que fizeram a literatura voltar às suas mais puras origens: aliviar a dura realidade de tantos com simples (e incríveis) “causos”.

Bom São João a todos!

 

Assine a Nossa Newsletter

Ricardo Almeida

Sou fundador e CEO do Clube de Autores, maior plataforma de autopublicação do Brasil e que hoje responde por 27% de todos os livros anualmente publicados no país. Premiado como empreendedor mais inovador do mundo no segmento de publishing pela London Book Fair de 2014, sou também escritor, triatleta e, acima de tudo, pai de família :)

Um comentário em “O cordel e a cultura popular brasileira

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *