Terça e quarta foram dias intensos aqui no Festival Literário de Votuporanga (FLIV)! Para começar, os escritores Luiz Roberto Guedes e Lourenço Mutarelli debateram temas como ilusão versus realidade e poder da escrita versus impacto da mensagem visual. Os autores comentaram também sobre a literatura praticada nos gibis e destacaram a forte relação entre cinema e livros.

Já no dia seguinte, os poetas Frederico Barbosa e Ricardo Aleixo debateram diversos temas associados à poesia. Logo no início, Aleixo alertou o público para a existência de “dificuldades extremas de publicação e de divulgação de uma obra literária” e compartilhou detalhes de sua experiência com os versos. Experiência, diga-se de passagem, riquíssima para os novos autores que, tanto no Brasil quanto em todo o mundo, costumam passar pelos mesmos desafios.

Barbosa defendeu que a “poesia dá forma ao caos, organizando elementos” e convidou as pessoas para elas “desenvolverem, através dos versos, um canal para se manifestar”.

No total, uma platéia de 600 pessoas participaram do debate presencialmente e mais de 2 mil acompanharam via Twitter e Facebook, formando uma rede literária de altíssimo nível e inteiramente dedicada à palavra escrita.

Na quinta-feira à tarde (às 15:00), haverá bate-papo com o poeta Fabrício Carpinejar, com o tema “A coragem da compreensão: uma nova visão sobre os relacionamentos”. O encontro será transmitido ao vivo pela página do Clube de Autores no Facebook. Para assistir, acesse: http://on.fb.me/hTV3Oa

3 comentários em “Poder da palavra, realidade, gibis e poesia marcam discussão no Espaço Clube de Autores #clubenafliv

1. O teste que eu fiz ficou em 108 megas, em P&B. A versão e-book vai ficar menor, já que pode ser diminuida a resolução – mesmo assim é certeza que vai ultrapassar os 25 megas atualmente oferecidos.

2. No aguardo do Clube de Autores liberar espaço para Gibis e Graphic Novels (ou seja, aumentar o tamanho dos arquivos a serem enviados).