Palco feminino no Espaço Clube de Autores encanta a platéia #clubenofliv

O Espaço Clube de Autores, no Fliv, ficou mais belo com a presença das poetas Ana Rüsche, Andréa Catropa e Estrela Leminski.

No “Papo de Mulher”, as escritoras comentaram sobre o significado da poesia para elas, os papéis divididos pela sociedade, os rótulos, feminismo e até a questão do suicídio entre escritores. Além de conversarem e recitarem poesia, elas responderam a questões levantadas pela platéia presente no local e via Facebook, Twitter e Livestream, em uma rede de literatura praticamente sem fronteiras!

Hoje (30), o Espaço Clube de Autores é dedicado à família e ao público infantil. A escritora Katia Canton irá oferecer jogos de palavras e imagens através de uma mesa lúdica para os participantes. O encontro será transmitido ao vivo através da página do Clube de Autores no Facebook às 19h30. Para assistir, acesse: http://on.fb.me/hTV3Oa.

PROGRAMAÇÃO – ESPAÇO CLUBE DE AUTORES

Domingo, dia 01 de maio às 15h
Os desafios de uma obra itinerante
Maurício Kubrusly
O jornalista irá contar sua experiência ao viajar pelo Brasil, longe das grandes cidades, onde segundo o autor, é uma seqüência de belas surpresas. “Temos muito que aprender com essa brava gente brasileira. É um povo tão criativo, bem humorado e suave”.

Leia Mais

Descontração marca encontro de Carpinejar com o público no Espaço Clube de Autores #clubenafliv

Fabrício Carpinejar lotou o Espaço Clube de Autores na tarde de ontem (28), durante o Primeiro Festival Literário de Votuporanga (FLIV). O autor encantou a platéia com um discurso descontraído sobre relacionamentos, cotidiano, vida e, claro, poesia.

Com uma fama enorme e consolidada no twitter, Carpinejar recheou o encontro com frases de efeitos bem ao estilo do microblog, tais como:

“Eu escrevo para organizar minhas verdades.”

“É sempre bom desafiar o senso comum.”

“Mesmo a fama negativa é provisória.”

“Despejar letras no papel, qualquer um faz. Isso não é escrever.”

“Todo psicopata é educado, até (ele) te cortar em pedacinhos simétricos.”

E, claro, cada uma dessas falas se desdobrava em assuntos extensos, puxando a interação com a platéia em um dos dias mais movimentados de todo o festival.

Hoje (29), no Espaço Clube de Autores, haverá uma roda feminina com as poetizas Estrela Leminski, Ana Rüsche e Andréa Catropa. O tem será “Poesia: Papo de Mulher”. O encontro será transmitido ao vivo pela página do Clube de Autores no Facebook. Para assistir, acesse: http://on.fb.me/hTV3Oa.

Leia Mais

Poder da palavra, realidade, gibis e poesia marcam discussão no Espaço Clube de Autores #clubenafliv

Terça e quarta foram dias intensos aqui no Festival Literário de Votuporanga (FLIV)! Para começar, os escritores Luiz Roberto Guedes e Lourenço Mutarelli debateram temas como ilusão versus realidade e poder da escrita versus impacto da mensagem visual. Os autores comentaram também sobre a literatura praticada nos gibis e destacaram a forte relação entre cinema e livros.

Já no dia seguinte, os poetas Frederico Barbosa e Ricardo Aleixo debateram diversos temas associados à poesia. Logo no início, Aleixo alertou o público para a existência de “dificuldades extremas de publicação e de divulgação de uma obra literária” e compartilhou detalhes de sua experiência com os versos. Experiência, diga-se de passagem, riquíssima para os novos autores que, tanto no Brasil quanto em todo o mundo, costumam passar pelos mesmos desafios.

Barbosa defendeu que a “poesia dá forma ao caos, organizando elementos” e convidou as pessoas para elas “desenvolverem, através dos versos, um canal para se manifestar”.

No total, uma platéia de 600 pessoas participaram do debate presencialmente e mais de 2 mil acompanharam via Twitter e Facebook, formando uma rede literária de altíssimo nível e inteiramente dedicada à palavra escrita.

Na quinta-feira à tarde (às 15:00), haverá bate-papo com o poeta Fabrício Carpinejar, com o tema “A coragem da compreensão: uma nova visão sobre os relacionamentos”. O encontro será transmitido ao vivo pela página do Clube de Autores no Facebook. Para assistir, acesse: http://on.fb.me/hTV3Oa

 

Leia Mais

Ignácio de Loyola Brandão inaugura Espaço Clube de Autores na Fliv #clubenafliv

Ontem (25), o escritor Ignácio de Loyola Brandão encantou as pessoas que estavam no Espaço Clube de Autores na FLIV. Loyola, com seu discurso descontraído, tirou gargalhadas e, ao mesmo tempo, emocionou o público que lotou o espaço.

Ele falou sobre a diferença de escrever crônicas e contos e explicou que em seu processo criativo não há regras: as situações simplesmente fluem, basta muitas vezes um olhar mais atento para as coisas corriqueiras do cotidiano.

Hoje (26) no Espaço Clube de Autores, a partir das 17h30 estarão presentes os escritores Lourenço Mutarelli e Luiz Roberto Guedes.

Mutarelli é escritor, ator, dramaturgo e autor de histórias em quadrinhos, um de seus romances – O Cheiro do Ralo – foi adaptado para o cinema sendo dirigido por Heitor Dhalia e estrelado por Selton Mello. Guedes é poeta, tradutor, escritor e letrista de música popular, já desenvolveu obras para o público juvenil, infantil e adulto. Sem dúvidas será um encontro de dois ícones da prosa brasileira contemporânea.

O bate papo de hoje será transmitido ao vivo através da página do Clube de Autores no Facebook (http://on.fb.me/hTV3Oa), assim como toda a programação do Espaço Clube de Autores no Festival Literário de Votuporanga.

20110426-054143.jpg

Leia Mais

Inspire-se. Gratuitamente.

A maior inspiração para todo autor é, sem dúvidas, o livro em si. Ou melhor: os livros, no absoluto plural.

Todo o repertório literário que ajudou a construir a personalidade do autor, suas idéias e pensamentos, é provavelmente o bem mais precioso que ele guarda na mente e no coração. E, portanto, sempre que alguma organização disponibiliza livros que podem servir de fonte de pesquisa ou inspiração para escritores de todo o país, fazemos questão de divulgar por aqui pelo blog.

Foi o que aconteceu com a Coleção Aplauso, da Imprensa Oficial. Pelo site, eles passaram a disponibilizar gratuitamente e em formato eletrônico centenas de roteiros e títulos de seu acervo.

De maneira geral, basta acessar, escolher o título desejado e baixar em PDF ou TXT. Algumas das obras primas do teatro e do cinema nacional, além de biografia de artistas e escritores, estão destacadas lá à sua espera.

Uma excelente idéia que merece palmas de toda a comunidade de leitores e, claro, de autores, que terão mais uma grande fonte para trabalhar em seus livros!

O site da coleção pode ser acessado clicando aqui, na imagem abaixo ou diretamente no link http://aplauso.imprensaoficial.com.br . Boa leitura!

Leia Mais