Clube aumenta infra-estrutura tecnológica

Uma operação como o Clube de Autores tem um lado que dificilmente é visto pelos usuários: a infra-estrutura tecnológica.

Recebemos hoje, todo mês, cerca de 250 mil visitantes (gerando mais de 1 milhão de páginas vistas), aproximadamente 600 novos livros e muitos, muitos processos rodando nos servidores. A cada lançamento ou nova notícia publicada sobre o Clube ou os autores na imprensa, o tráfego cresce em picos – e a responsabilidade da nossa equipe técnica é garantir tanto a manutenção do site quanto, claro, a sua velocidade.

Por conta disso estamos implementando, hoje, um upgrade substancial em nossa infra – e queríamos compartilhar com todos os que fazem parte do Clube.

Até então, nós tínhamos 3 servidores rodando em paralelo: um apenas para o banco de dados, outro para a aplicação em si e um terceiro para a geração de livros. A infra era razoável – mas o seu grande problema era que, caso qualquer um dos servidores sofresse picos de acesso muito fora do previsto, todo o fluxo ficava lento.

A nossa infra atual inclui o seguinte:

– 2 servidores de aplicação, hospedados em locais diferentes para garantir que, mesmo que um caia, o outro fique ativo e garanta a continuidade do serviço.
– 1 servidor de LoadBalancer (que, na prática, funciona como uma espécie de “guarda de trânsito”, controlando os fluxos de acesso e direcionando o usuário para um ou outro servidor).
– 1 servidor de banco de dados
– 1 servidor para o sistema que transforma os arquivos no formato próprio para as gráficas (e que, internamente, batizamos de “Wall-E”).

Sim, isso é tudo tecniquês puro e ninguém precisa conhecer essa infra a fundo para navegar pelo Clube. Mas, por outro lado, é uma segurança a mais para todos e uma garantia de estabilidade ainda maior para autores, leitores e curiosos de maneira geral ;-)

Ricardo Almeida

Sou fundador e CEO do Clube de Autores, maior plataforma de autopublicação do Brasil e que hoje responde por 27% de todos os livros anualmente publicados no país. Premiado como empreendedor mais inovador do mundo no segmento de publishing pela London Book Fair de 2014, sou também escritor, triatleta e, acima de tudo, pai de família :)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *