O Cordel no Clube

O cordel talvez tenha sido dos primeiros gêneros literários populares do mundo. Habituados a contar histórias oralmente, os seus autores logo as perenizaram em papéis rústicos, expondo-os pendurados em cordas para que todo o público pudesse ver.

Servindo de voz para os tantos contadores que perambulavam pelos secos sertões, o gênero acabou capturando uma face importante da formação cultural brasileira.

Aqui, no Clube de Autores, a obra Narrativas do Cordel, de João Avelar Lobato, ajuda a entender melhor cada um dos aspectos do cordel.

Segundo a sinopse:

O cordel tem sido objeto dos mais diferentes estudos, tanto na academia
quanto e, principalmente, fora dela. No entanto, as análises de suas
características literárias raramente foram além das já desgastadas
discussões sobre os ciclos temáticos do cordel. Este livro propõe uma
abordagem inovadora, enfocando como os cordelistas constroem a narrativa
de seus textos e como essas mesmas narrativas nos ajudam a entender as
características literárias do cordel.
O livro contém ainda um debate sobre a questão do termo cultura popular,
suas implicações para pesquisas literárias e uma observação da inserção
do cordel na literatura brasileira.
Narrativas do Cordel foi baseado numa pesquisa realizada na University
of Bristol, Reino Unido, e desenvolvido ao longo de cinco anos.
Certamente este é um livro imprescindível para qualquer pesquisador,
professor, estudante ou interessado na literatura cordel.

Para quem ama literatura popular e quer entender como um meio tão severo como o sertão pôde dar origem a contos tão belos, a obra é um prato cheio! Para ver mais detalhes, clique aqui ou vá diretamente ao link http://clubedeautores.com.br/book/21414–NARRATIVAS_DO_CORDEL

Um comentário em “O Cordel no Clube

1. Prezados Poetas,

A coordenadora do Programa de Pesquisa em Literatura Popular Profª. Dra. Maria de Fátima Barbosa de Mesquita Batista convida V. S.ª para a V Semana PPLP que se realizará, durante o período de 8 a 12 de novembro de 2010, na Biblioteca Central da Universidade Federal da Paraíba.
    Programação no Blog PPLP:
    Atenciosamente,

Profa.Maria Elizabeth Baltar Carneiro de Albuquerque