Flip 2010 – Dia 2 #clubenaflip

Depois dos primeiros eventos de ontem, a Casa do Clube de Autores na Flip 2010 se transformou em um verdadeiro ponto de encontro de escritores independentes e intelectuais.

Ao longo do dia de hoje, mais de 500 pessoas estiveram na Casa, conversando e debatendo temas diversos.

A programação oficial iniciou mais tarde, às 14:00, com o lançamento da obra “O Aniversário do seu Chico – uma história contada pela matemática“, de Marizete Dias Barros. Professora de matemática, ela criou um tipo de estória interativa em que o aluno deve decifrar enigmas ao fazer contas para chegar até o final. A idéia foi tão inusitada que rendeu até visita de grupos de estudantes e professoras interessadas no livro!

photo

photo

Após o lançamento, Marizete permaneceu conosco acompanhando o bate-papo com Cristiano Deveras, um dos mentores do Bar do Escritor. Autor premiado, Cristiano montou uma comunidade no Orkut feita por autores que desejavam se “autocriticar”. Como regra , o respeito aos membros e a aplicação da crítica construtiva como forma de ajudar os textos a serem aprimorados.

A comunidade deu tão certo que, este ano, ela realmente se transformou em Bar e recebe escritores na Praia do Pontal, em Paraty, para fazer ao vivo o que antes estava restrito ao Orkut.

Além da história do grupo, o papo no Clube girou em torno da crítica literária e de como o autor deve enfrentá-la. Tema quente e de fundamental importância para os autores que começam a formar os seus públicos.

photo

Neste momento, a Casa do Clube de Autores se prepara para o último lançcamento de hoje – Adeus a Aleto, de Roberto Muniz Dias. Uma espécie de thriller que mistura ficção a realidade, mitologia a fatos concretos e que prende a atenção do leitor em uma verdadeira viagem. Se você estiver lendo este post agora em Paraty, ainda há tempo: corra para a Rua da Lapa, 375, e prestigie o autor!

E, se você estiver prestes a chegar a Paraty, não fique triste: amanhã tem mais um dia relpeto de programações intensas!

photo

#clubenaflip

4 comentários em “Flip 2010 – Dia 2 #clubenaflip

  1. Extraordinário!
    A importância das redes sociais, a importância desta comunidade.
    Moro na divisa de Paraty com Angra dos Reis – Mambucaba – e não sabia do Bar dos Escritores.

  2. Boa tarde!

    Gostaria primeiramente de agradecer o espaço do pessoal do Clube do Livro, o debate animado que se estendeu por horas e por fim, mas não menos importante, explicar que o Bar do Escritor é criação do amigo e escritor Giovani Iemini (que participou do debate no dia posterior).

    Abraços

    Cristiano Deveras

  3. Amanhã é dia da apresentação de Rafael Clodomiro, às 16:30!
    estarei visitando pela primeira vez Paraty e indo direto ao evento do Clube de autores!
    Rafael, talvez, lançará seu primeiro livro por lá…não dá para perder!
    curto muito seus poemas!

    abraços

    e até o próximo dia da Flip!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *