QR Code nos livros do Clube

Desde a ultima sexta, estamos inserindo QR Code em todos os nossos
livros.

O QR Code e uma espécie de código de barras em 2D que, ao ser
fotografado por um celular, converte-se em um dado específico – que pode ser desde uma imagem até um link. Isso tem sido cada vez mais utilizado em campanhas publicitárias por conta dos resultados gerados e da curiosidade que atrai do público.

De maneira geral, o celular precisar ter uma aplicação específica – e gratuita – instalada nele para que a fotografia e o processo em si funcione. Para baixar a aplicação (caso não a tenha), vá ao site http://i-nigma.com e siga as instruções ou, caso prefira fazer a operação pelo seu celular, abra o navegador de Internet dele e vá para o endereço www.i-nigma.mobi .

Veja, abaixo, um vídeo do OlharDigital explicando o QR Code e o seu funcionamento. A matéria que acompanha o vídeo pode ser vista clicando aqui ou indo ao link http://olhardigital.uol.com.br/links/video_wide.php?id_conteudo=8511

Nos livros, o QR Code ficará sempre nas contracapas e apontará para a página de livros publicados do autor. Ou seja: quem fotografar o código impresso em um livro irá imediatamente para a página com outros livros publicados do mesmo autor no Clube.

No futuro (breve), devemos mudar o direcionamento para um novo modelo de página de autor que ainda estamos construindo.

Cabe destacar que apenas os livros gerados ou editados a partir da sexta passada terão o código inserido neles. Caso o seu esteja no ar faz tempo, basta ir a Meu Espaço > Livros Publicados, clicar em gerenciar e nas opções de editar qualquer que seja o item. Aí é só seguir em frente, mesmo que sem mexer em nada, com o único intuito de fazer o sistema “regerar” os arquivos de sua obra e pronto: o QR Code estará lá!

5 comentários em “QR Code nos livros do Clube

1. Os códigos de barras são de autores que tiraram o ISBN para seus livros. Quando eles fazem isso, podem configurar para que o código apareça na contracapa.

2. Isso ainda não é possível, Ricardo. Toda a barra inferior da contracapa tem, por padrão, informações editoriais e não editáveis. Não há como remover o QR Code ou personalizá-la neste momento – mas a personalizaçào do link já está a caminho.