Concursos literários em março

Ha algum tempo, fizemos um post sobre concursos literarios, seus beneficios, riscos e assim por diante. como grande resumo, a conclusao chegada foi a de que existe uma serie de concursos interessantes, que se abrem como oportunidade para autores iniciantes – mas existe tambem um número gigantesco de “ciladas”, por assim dizer. Como separar o jôio do trigo?

Rafael Clodomiro, um dos mais ativos membros da comunidade do Clube, separou uma lista com alguns concursos interessantes com inscrições abertas ainda para março. Quem quiser saber mais informações pode ir diretamente no grupo de discussão criado por ele, no endereço http://clubedeautores.ning.com/group/concursosliterrios .

Mas, de toda forma. segue uma lista dos que ainda estão aceitando inscrições:

II Concurso de Trova Cidade Poesia – até
15/03/10

10º Concurso de Poesias Universidade
Federal de São João del Rei – até 16/03/10

Prêmio São Paulo de Literatura 2010 – até
25/03/10

4° Concurso Gioconda Labecca – até 31/03/10

Prêmio Hilton Viana – até 31/03/10

Prêmio João Marenda Viana – até 31/03/10

Prêmio Amália Max – até 31/03/10

Concurso Municipal de Poesias “Leonilda
Hilgemberg Justus” – até 31/03/10

Prêmio Almir Correia – até 31/03/10

5º. Concurso Internacional de Minicontos e
Poesia Mulheres Emergenpes – até 31/03/10

I Concurso de Poesia Amigos do Livro /
Flipoços – até 31/03/10

2º Concurso de Minicontos do Estronho – até
31/03/10

Para saber mais sobre esses concursos, basta acessar o grupo moderado por Rafael na comunidade clicando aqui ou acessando diretamente o link http://clubedeautores.ning.com/group/concursosliterrios.

E, claro, todos estão abertos na Web – bastando localizar as suas páginas oficiais na home-page do mundo: o Google ;-)

4 comentários em “Concursos literários em março

1. Sou escritora com alguns livros lançados e nenhum realmente colocado em destaque. O último, Operação Zibelina, pela Nova Razão Cultural, recebeu de muitas pessoas, testemunhas oculares de meu amor literário, grandes elogios. Foi lançado na Livraria Travessa no ano passado. Mesmo fazendo várias palestras, simplesmente nada aconteceu.Penso como o Aloisio Santos que apontou para a existência de máfia das livrarias e editoras. Por que os teatros recebem subsídios e os autores não? Por que os esportes recebem subsídios e os escritores não? Que tal empurrarmos esses ‘horríveis’ representantes do povo no sentido de tentarem criar algo em prol da cultura? Neste pobre país onde não se lê, o escritor não vale nada e penso que nunca valerá. É melhor ser jogador ou jogadora de futebol. Isis Müller

2. Oi, Aloísio. Esses concursos listados já foram avaliados pelo Rafael, que é o responsável pela comunidade que trata do assunto.

Concordamos com você que a imensa maior parte dos concursos realmente não é muito "correta" – mas isso não significa que todos sigam a mesma regra, como você mesmo apontou.

3. Olá amigos do clube de autores,

Não desperdicem seu precioso dinheiro com concursos que oferecem prêmio avultados, como os estaduais ou de caráter público. Tomei conhecimento em fonte fidegdigna de uma das maiores editoras do Brasil, da corrupção que existe entre livreiros, juízes, editoras e pessoas ligadas ao governo. Essa é uma verdadeira Máfia da literatura. Podem notar que todos os anos são autores das três maiores editoras do país que beliscam esses prêmios. As vezes escapa da regra, mas é para não dar na vista. Portanto cuidado com o seu rico dinheirinho.

4. É isso ai!
    e mais isso ai!

O Grupo de discussão sobre concursos literários está no ar não só para informar os autores sobre os prêmios literários, mas também para dar aquela ajudinha aos escritores referentes às dúvidas que cada evento desses podem trazer. Até mesmo contribuindo para incentivar cada obra, cada livro a alcançar seu mérito. Lugar privilegiado. Conceito premiado.
    Uma coisa é certa: a gente se engrandece muito ao preparar cada trabalho para um concurso, e se fortalece mais numa conquista ou nesse aprendizado-experiência.

Os Concursos, hoje em dia, não escolhem os melhores, apenas ajudam a melhorar os escolhidos.
    Estamos todos em fase de aprimoração, somos todos escolhidos.

Escolha então Autores…qual Concurso se inscrever!?

E vai com tudo!

Abração,
    e Qualquer coisa, postar no Grupo!