Os primeiros efeitos do frete mais baixo

Desde que os fretes foram diminuídos aqui no Clube, depois de uma inacreditavelmente complexa tarefa que envolveu desde negociação até desenvolvimento tecnológico com todos os fornecedores da nossa cadeia, ficamos atentos aos efeitos nas vendas.

E, de fato, eles vieram quase que de imediato. De um dia para outro, elas cresceram em mais que 30%, beneficiando obras de praticamente todos os gêneros.

Como a notícia ainda é nova, ela ainda não se espalhou suficientemente ao ponto de estabilizar uma posição concreta de crescimento. Ou seja: mesmo esses patamares de crescimento que registramos nas últimas duas semanas ainda estão sujeitos a mudanças (para cima, claro), na medida em que o público vai descobrindo que ficou mais barato ler as obras publicadas aqui.

Mais mudanças ainda virão, já que a nossa equipe aqui trabalha 24 horas buscando soluções de todos os tipos para incrementar as vendas dos nossos autores e aumentar as facilidades para os leitores. Enquanto isso, mãos à obra!

10 comentários em “Os primeiros efeitos do frete mais baixo

  1. Ótima a descida do preço do frete. Pergunto se seria possível um preço ainda menor para encomendas múltiplas de uma só vez. Outro dia pretendia comprar dois livros mas vi que o frete era o dobro e desisti.

  2. Rafael, não dizemos que preço não é importante – claro.

    Mas se tem uma coisa que podemos afirmar aqui, com base nos sempre incontestáveis números, é que preço não é uma barreira tão alta quanto você coloca. Primeiro, porque os livros estão nas mesmas médias de todas as grandes livrarias (Saraiva, Cultura, Siciliano e mais algumas que pesquisamos formalmente e mensalmente justamente para nos certificar disso).

    E, segundo, porque os 50 livros que mais vendem aqui são também os 50 mais caros – e de longe.

    Por outro lado, esses são os livros que os autores mais se dedicam a divulgar, fazendo eventos de lançamento (virtuais e/ ou físicos), palestras, aulas, ações em mídias sociais e assim por diante.

    O autor é, hoje, o seu próprio empresário. E trabalha com um "produto" que é ele mesmo, por assim dizer. Todo produto tem 4 variáveis de sucesso, segundo as teorias mais antigas e duradouras do marketing: preço, promoção (no sentido de divulgação), produto (o livro em si, seu tema, sua sinopse e assim por diante) e praça (ou ambiente de venda). Perceba que preço, por mais importante que seja, é apenas um dos quatro elementos.

  3. Oi, Dinarte! Mas…. o frete não é o dobro. Na realidade, ele cai em R$ 2 a cada novo livro que você adiciona no mesmo pedido, até que ele seja completamente zerado…..

  4. Aqui, no Clube, o autor está seguro, a Equipe, competente, que o coordena procura, constantemente, melhorar sobre todos os aspectos.
    Parabéns ao Clube de Autores e a todos os que dele fazem parte.
    Geraldo Maia Câmara
    VIDA EM VIA (Poemas)

  5. Rafael, eu compartilho a sua ansiedade com as capas – isso te garanto! Vai ficar MUITO legal, mesmo pq ele já inclui um novo processo para se subir o livro e vai dar uma bela melhorada nas obras em si.

    E tem mais coisa vindo… mais novidade ;-)

  6. "Mais mudanças ainda virão, já que a nossa equipe aqui trabalha 24 horas buscando soluções de todos os tipos para incrementar as vendas dos nossos autores e aumentar as facilidades para os leitores. Enquanto isso, mãos à obra!"

    Melhor ipossível.

  7. Isso é um efeito muito bom, muito bem vindo!
    Diminuir os preços faz com que novos leitores passem a cogitar comprar as obras publicadas no Clube de Autores.
    Para falar a verdade, eu torço muito pelo site, por isso estou sempre de olho nas novidades, como a diminuição do frete. São atitudes simples (as vezes não tão simples por causa de burocracias) que fazem crescer o nível de aceitação pelo público.
    A meu ver, até então, os maiores compradores do Clube de Autores eram, se não estou enganado, os próprios autores, tanto que minha obra, Sonhos FM, ainda não vendeu uma única unidade. Mas com a diminuição dos preços, um novo público pode vir a consumir os livros do site, o público leiotr, o que realmente nos interessa.
    Os preços ainda não estão competitivos (excetuando o frete, claro). Um livro de 70 páginas está sainda em torno de 24 reais, o que supera muito o valor de impressão que está em torno de 6 reais em outros sitemas por demanda. Editoras como a Camara Brasileira de Jovens Escritores (CBjE – http://www.camarabrasileira.com), publicam livros por valores consideráveis, cobrando, inclusive, taxas de impostos e administração (cada livro de 70 páginas sairia por R$10,20). Mesmo assim não deixo de concordar que o sistema do Clube de Autores de não cobrar dos autores é muito bom.
    Espero muito que todos os projetos do Clube dêem certo, porque assim eu terei um ótimo lugar para publicar meus livros!

    Rafael Marchesin

  8. Em evolução constante, isso é ótimo. E quanto aos efeitos positivos da alteração no frente, era o esperado. Os antigos valores assustavam mesmo.

    Vou citar um exemplo. No domingo eu comprei um determinado livro para presentear um parente. O primeiro dos "grandes" sites em que encontrei estava o ofertando com um frete de mais de vinte reais, o que se aproximava muito do valor da obra. Continuei a busca e encontrei o livro em outro dos grandes onde o frete era de pouco mais de três reais. Resultado, compra realizada.

    Não fosse por isso iria procurar primeiro em alguma livraria local, porque o frete no valor da obra é desmotivador.

  9. Ricardo, relendo o que escrevi, vi que o meu comentário não tomou bem o caminho que pretendia enquanto eu o escrevia, por isso, peço desculpas. Concordo plenamente com o que diz sobre o preço ser apenas um dos quatro pilares e era falar desse “um” pilar em específico que eu pretendia, sem passar a idéia de que ele era único, mas na minha pressa no dia em que escrevi, foi a idéia que dei.
    Eu acredito que o preço, assim como os outros três pilares, é um ponto a se investir muito importante, já que muita gente compra pelo preço. Mas, repensando meus conceitos, acredito que os preços do Clube de Autores estão realmente ótimos, isso porque, para um produto se mostrar de qualidade no mercado, ele tem que ter um preço igualável aos dos produtos já conceituados como de qualidade.
    Estou realmente ansioso para ver esse novo modelo para subir capas, com as capas totalmente personalizáveis, os livros do Clube serão de superior e até inigualável qualidade! Os autores independentes terão, no Clube de Autores, a maior oportunidade de suas vidas!
    Volto a afirmar que sou um grande fã do trabalho do Clube de Autores e, por iss, fico todo inspirado a escrever, participar e dar idéias, e eu não sou o único, acredito que outros autores se sintam como eu, cheios de vontade de sugerir idéias, principalmente porque o Clube é a maior novidade dessa nossa Internet.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *