Você participa de concursos literários?

Por todo o ano, diversos concursos literários povoam o calendário do escritor brasileiro. Os prêmios são os mais diversos, variando de contratos com editoras mais tradicionais a dinheiro que, se utilizado de maneira inteligente, pode ajudar a impulsionar a carreira de escritor.

Mas se, por um lado, os prêmios acabam abrindo portas para muitos autores, por outro acabam repetindo o mesmo problema do mercado como um todo: selecionar um dentre muitos, em análises que por vezes fogem do que se pode considerar justo ou imparcial.

O Clube falou hoje com 10 diferentes autores que participaram de diversos concursos e, de fato, a palavra “frustração” apareceu nas vozes de todos. Ainda assim, 9 deles disseram ter interesse em continuar participando.

O motivo? Todos sabem da qualidade das suas obras e não sentem a necessidade de uma aprovação de terceiros, por assim dizer; todos sabem que é difícil concorrer com centenas ou milhares de outros escritores; mas ninguém tem nada a perder, pois, na maior parte, as inscrições são gratuitas.

Todos alertaram também para o mesmo fato: deve-se ler, com atenção redobrada, os regulamentos de todos os concursos – pois muitos são feitos por empresas que querem apenas engordar o seu mailing para poder enviar mensagens para os autores, oferecendo serviços os mais diversos. Ainda assim, podem se configurar em boas oportunidades.

4 comentários em “Você participa de concursos literários?

  1. Já participei de alguns, mas nenhum deles era gratuito. Todos eram pagos. Não eram valores exorbitantes, mas também não eram tão convidativos assim.

  2. Eu participei de um concurso de poesias realizado no ano passado. A inscrição era gratuita e a premiação foi a publicação das obras selecionadas. O âmbito do concurso era Brasil, Moçambique e Portugal e fiquei feliz em estar entre os selecionados.

  3. Hoje o mercado editorial esta extremamente dificil, a unica porta que se encontra aberta e a dos concursos literarios, claro que como qualquer concurso tem sua injustica, porque a derrota nao mostra que sua obra nao tem qualidade, apenas que os jurados gostaram de outro estilo, mas se o mundo dos escritores fosse justo os concursos nem existiriam.
    Quanto a participacao sempre busco olhar o edital e ver se e uma instituicao imparcial, e nunca participo de concursos que cobram taxas de inscricao, porque claramente existe um interesse por tras.

  4. Nao e um concurso.nao e extremamente serio..mas esperamos boas participacoes..assim como foi co os desenhos de carros…ok :
    Aí vai:
    convido a todos que gostam de escrever e que estejam afim e claro…que participem se quiser….de nossa nova sessao-contos de fuscas e kombis/—esse carro tem historia!
    simples…e so acessar:
    http://coisasdefusca.blogspot.com/2009/12/envie-sua-historia.html

    ou envie email para coisas@coisasdefusca.com.br sobre sua historia…queixa,.paixao…..xingamentos e outros sobre fuscas ou kombis…historias romanticas…pessoais….viagens….vale tudo.Deixe seu nome e cidade para ficcar"imortalizado" em nosso website……Obrigada a todos
    Lulu!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *