logo-do-skoob-em-azul-e-fundo-branco

Skoob: o que é, como funciona e dicas de uso

Se você é heavy user das redes sociais, mas também é viciado em livros, provavelmente deve conhecer o Skoob, uma rede social colaborativa para leitores, criada em 2009.

O que é o Skoob?

O nome é derivado da palavra “books” (skoob ao contrário), que significa livros, em inglês. A ideia era reunir leitores para trocar dicas de livros, autores e outros temas relacionados a este universo – deu tão certo que a plataforma está entre as favoritas dos leitores!

O site do Skoob se tornou um ponto de encontro para leitores e novos escritores, para a troca de sugestões de leitura, ideias sobre novas publicações, organização de encontros presenciais (normalmente em livrarias) e muito mais. 

Como funciona o Skoob?

Por meio dele, você tem acesso a uma estante virtual, onde pode organizar seus livros em diversas áreas diferentes como os livros já lidos, os que têm interesse de ler, os que está lendo no momento (ou relendo), os favoritos e os que você desistiu de continuar.

Você também pode tagueá-los como “tenho”, “troco” e “emprestei”, para incentivar a iniciativa da troca de livros. E, além de livros, você também pode incluir quadrinhos e revistas na sua estante virtual.

Em resumo, o Skoob é uma ferramenta que auxilia na organização da sua leitura, permite a troca de experiências e até novas amizades por meio dos livros. Basicamente um diário de leituras, só que digital.

Principais funcionalidades e como utilizar o app:

O primeiro passo para ter acesso às funcionalidades do Skoob é fazer o seu cadastro na rede social – pode ser via computador ou por meio de um Aplicativo gratuito disponível tanto na loja do Google quanto da Apple.

Depois, precisa preencher a sua estante virtual com leituras antigas, atuais e interesses futuros, conforme falamos anteriormente. Pode fazer uma busca pelo nome do livro ou do autor mas há algumas listas prontas com o nome dos livros mais lidos, dos mais desejados e dos mais abandonados, por exemplo. Como o objetivo é a troca de dicas, conhecimento e livros, chegou a hora de adicionar os seus amigos. 

Meta de Leitura

Apesar de tantas possibilidades de uso do app, essa é uma das mais úteis para os enlouquecidos por livros. Isso porque nós geralmente vivemos uma série de dilemas, como:

  • Ter livros demais e pouco tempo para ler;
  • Dificuldade em priorizar as próximas leituras;
  • Vontade de incluir cada vez mais livros na lista de desejos.

Com a meta de leitura, você seleciona todos os livros que gostaria de ler, em determinado período, e organiza a sua meta de leitura. Você também pode sinalizar onde parou e avaliar o livro depois que terminar. Dar a sua opinião sobre um livro pode ajudar a incentivar mais pessoas a lê-lo. 

Leia mais: dicas para retomar o hábito da leitura.

Você também pode participar de grupos de discussão sobre o seu livro favorito, alguma publicação que todos estão comentando e até um “escambo” para ler novos títulos sem gastar a mais por isso. 

O que mais encontrar por lá

  • Há uma área com mais informações sobre os livros, com sinopse e trecho disponível. Geralmente há uma opção que redireciona para a loja virtual do Skoob onde você pode comprar exemplares. 
  • Leu algo novo e quer conhecer mais sobre aquele autor? Existe uma área específica para isso com biografia, livros publicados, grupos a qual pertence, o que já escreveu na plataforma, fãs etc.
  • Outra coisa bacana são as resenhas. Elas servem para aquele momento em que você está na dúvida sobre qual livro começar ou se determinado título vale mesmo a pena – basta ler o que outra pessoa escreveu para se sentir motivado a (ou desistir de) encarar as próximas páginas. Você também pode expor a sua opinião criando resenhas dos livros que já leu e disponibilizando para os outros usuários do Skoob. 
  • A curadoria é bem vasta e as atualizações são frequentes. Toda semana, novos livros sobem para uma área de destaque, para chamar atenção do leitor para algo que ele provavelmente ainda não conhecia.
jovem mulher mexendo no celular e sorrindo

Perfil plus

São tantos usuários interessados em trocar conhecimento – e livros – que os organizadores do Skoob decidiram criar uma ferramenta para auxiliar a troca de livros entre os leitores cadastrados no Skoob. 

O Perfil Plus permite uma busca por livros disponíveis para troca, condições do livro, nota do usuário, descrição dos livros, solicitação de troca e muito mais. Para acessar essas funcionalidades, basta atualizar a plataforma (grátis) e começar a utilizar.

Vantagens do Skoob para autores independentes

Para autores, no entanto, o Skoob traz uma outra possibilidade: contar com a crítica direta dos seus leitores. Todos são críticos literários em potencial, podendo dar as suas notas e opiniões que, claro, incentivarão outros leitores na sua decisão de compra.

Cadastrar o seu livro no Skoob é fácil! Basta seguir algumas etapas simples indicadas no próprio site. Mesmo considerando a pletora de redes sociais que tem inundado a Web nos últimos anos, estar presente nas mais relevantes é, certamente, importante par autores que querem mostrar os seus trabalhos e conseguir leitores para pavimentar as suas carreiras.

Muito legal, né? Já imaginou ter um livro publicado, acompanhar o que os leitores estão falando sobre ele e ainda tem a oportunidade de interagir? Você pode publicar o seu livro no Clube de Autores e depois cadastrar o ISBN no Skoob para acompanhar a popularidade do seu livro na rede social literária!

Conteúdos relacionados:
Aplicativos para amantes de livros
Ferramentas para escrever seu livro


Assine a Nossa Newsletter

Ricardo Almeida

Sou fundador e CEO do Clube de Autores, maior plataforma de autopublicação do Brasil e que hoje responde por 27% de todos os livros anualmente publicados no país. Premiado como empreendedor mais inovador do mundo no segmento de publishing pela London Book Fair de 2014, sou também escritor, triatleta e, acima de tudo, pai de família :)

3 comentários em “Skoob: o que é, como funciona e dicas de uso

  1. Se o Clube de Autores não disponibiliza nenhum telefone para contato, a comunicação por email nāo deveria ser mais ágil em respeito ao autor ?
    Quando eu preciso de qualquer informação eu mando um email ao atendimento e a resposta pronta me diz para esperar 24 horas. Depois, quando passa esse tempo, falam que seriam 24 horas úteis.
    Uma empresa deste porte não deveria respeitar mais o autor ?

    1. Oi, Julio!
      Absolutamente todas as mensagens são respondidas em 1 dia. Domingos e feriados, claro, não contam neste prazo. Se alguma mensagem é respondida após este prazo, pode haver um fluxo alto de atendimentos, mas naturalmente trabalhamos para que ele jamais interfira neste prazo, tudo bem? :)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *