Como obter o ISBN para seus livros

Alguns autores entraram em contato conosco perguntando sobre o ISBN para os seus livros. Por prestar um serviço de publicação de livros completamente gratuito para os autores, o Clube (www.clubedeautores.com.br) não pode garantir o ISBN (que tem custo) às obras – ficando isso a cargo dos próprios escritores.

Mas podemos (e devemos), claro, ajudar. Então, vamos a alguns esclarecimentos:

O que é o ISBN?

Segundo o site da Biblioteca Nacional, “o ISBN – International Standard Book Number
- é um sistema internacional padronizado que identifica numericamente
os livros segundo o título, o autor, o país, a editora,
individualizando-os inclusive por edição. Utilizado também para
identificar software, seu sistema numérico é convertido em código de
barras, o que elimina barreiras lingüísticas e facilita a sua
circulação e comercialização.

É preciso ter ISBN para cadastrar o livro no Clube de Autores?

Não, não é. O ISBN é uma forma de catalogar livros – mas não é ele que define o que é e o que não é uma obra literária. O foco do Clube de Autores é permitir que os autores publiquem as suas obras – considerando o seu conteúdo em como a peça mais importante.

Qual a importância de ter o ISBN?

A principal importância é facilitar que a sua obra seja encontrada e distribuída. Por exemplo: se você conseguir algum acordo com alguma livraria, para divulgar e vender o seu livro por ela, provavelmente precisará ter o ISBN. Alguns sites ou redes sociais focadas em livros, por sua vez, também exigirão. Assim, por mais que não seja obrigatório ter um ISBN, é aconselhado. Como o custo é relativamente baixo, vale a pena.

Como fazer para conseguir o registro?

Pelo site da Biblioteca Nacional, é possível fazer o registro. Para tanto, você precisará se cadastrar como “editor autor” – capacitando-se a fazer o registro como pessoa física. Para ver a página no site da Biblioteca Nacional que instrui sobre este cadastramento, clique aqui.

Esta mesma página inclui links para download de dois arquivos importantes: a ficha que deve ser preenchida (clique aqui para baixar o arquivo, em formato Excel) e o manual de preenchimento da mesma (clique aqui para baixar o arquivo, em formato PDF).

Todos os custos para o registro também podem ser vistos no site (clique aqui para ver). O cadastramento como editor autor custa R$ 160,00 e o registro de cada obra, R$ 10,00.

Como a obra deve ser registrada?

Você pode escolher registrar a sua obra como publicação física ou eletrônica.

Na publicação física, uma série de regras de diagramação devem ser observadas – incluindo o posicionamento do código de barras no livro (clique aqui para ver as regras). Neste caso, aliás, caberá a você comprar a imagem do código de barras (também vendido pelo site da Biblioteca Nacional) ou gerá-lo em um software especializado de sua escolha.

A possibilidade de se cadastrar a obra como pubicação eletrônica vem do fato dos livros disponíveis no site do Clube de Autores serem comercializados de forma 100% sob demanda (e, portanto, sem uma tiragem física determinada). Esta modalidade é mais fácil para o o autor, até por ter exigências menores quanto à diagramação. O código de barras, por exemplo, não precisa ser gerado e impresso nas obras, sendo que você mesmo poderá diagramá-lo, diretamente no seu arquivo. Para ver as regras de diagramação para publicações eletrônicas, clique aqui.

É preciso ter um novo ISBN para mudanças na obra?

De forma geral, mudanças nas obras devem, sim, ter um novo ISBN atribuído a ela. Segundo o site da Biblioteca Nacional, deve-se atribuir um novo ISBN:


- a cada edição de uma publicação;
- a cada edição em idioma diferente de uma publicação;
- a cada um dos volumes que integram uma obra em mais de um volume e também ao
  conjunto completo da obra (coleção);
- a toda reedição com mudança no conteúdo(texto) da obra;
- a cada tipo de suporte, tipo de formato, tipo de acabamento e tipo de capa;
- as reimpressões fac-similares;
- as separatas (desde que apresentem títulos e paginação próprios);

Obs:
- a reimpressão pura e simples de um livro NÃO requer outro ISBN;
- mudança na cor da capa, formato de letras e correção ortográfica do texto da obra, NÃO requer outro ISBN.

No caso de publicações eletrônicas, no entanto, exige-se apenas que a obra não seja atualizada com frequência – sem que uma periodicidade seja definida.

Precisa de mais ajuda?

O Clube de Autores está preparando um curso online simples e prático sobre a obtenção do ISBN, contendo mais detalhamento dos pontos. Este curso deve estar pronto em breve, na Universidade do Autor. Assim que estiver, publicaremos aqui no blog para deixar todos informados!

Abraços,
Equipe Clube de Autores.

207 Comentários

  1. aff afafafaf

  2. Que a paz de Cristo esteja com vc e sua familia

    Pergunta

    Como me tornar socio do clube do livro

  3. ANDERSON disse:

    ficha catalográfica e copyright são a mesma coisa?

  4. ANDERSON disse:

    Boa tarde. Qual é o procedimento para um editor adquirir o ISBN, código de barras e ficha catalográfica? Como são enviados para que possam ser impressos nos livros? E no caso de serem impressos varios exemplares, será enviado um código para cada um deles? e a ficha catalográfica, como é adquirida?
    Obrigado.

  5. Evandro disse:

    Amigo, uma dúvida, já tenho meu livro registrado na BN e ainda não tenho o ISBN, existe algum risco de alguém inserir o número de ISBN e vender o livro sem permissão ? Isto caso eu queira permanecer ainda sem o ISBN ?

    • Oi Evandro! Risco existe para toda e qualquer obra tornada pública, com ou sem ISBN. É algo que nós, autores e criadores em geral, temos que conviver – infelizmente. Mas você tem uma data de publicação do livro – e esta por si só já serve como prova de autoria no caso de qualquer contestação judicial.

  6. EDVALDO LEAL disse:

    BOA NOITE! ACABEI DE ESCREVER UM LIVRO E GOSTARIA DE SABER O QUE FAÇA PRIMEIRO, REGISTRO E DEPOIS SOLICITO O ISBN, OU PODE SER FEITO OS DOIS DE UMA VEZ; E GOSTARIA TAMBÉM DE OBTER INFORMAÇÃO PARA FAZER A FICA CATALOGRÁFICA DO MEU LIVRO, POIS ACHO MUITO COMPLICADO ALGUÉM PODE ME AJUDAR?

  7. Eu posso me registrar como “editor autor” sem precisar ir a Biblioteca Nacional? Posso me registrar em casa?

  8. Luiz Cláudio disse:

    O ISBN deve ser obtido antes ou depois da publicação do livro?

    • Oi Luiz! O ISBN é opcional aqui no Clube e em algumas livrarias, como o Google. Você pode registrar quando (e mesmo se) quiser. Nós recomendamos que registre por segurança e para garantir uma maior distribuição, pois algumas lojas exigem. No entanto, não há regra quanto a ele ser antes ou depois.

  9. Bom dia, gostaria de saber se pra fazer a ficha catalográfica eu preciso antes ter o ISBN ou se ao fazer a ficha o ISBN já vem incluso, desde já agradeço!

  10. Cristina disse:

    Bom dia, já tenho o registro da biblioteca nacional, fiz individualmente em 2012.
    Agora preciso do ISBN. Como devo proceder?
    Também quero participar do clube e de autores..
    Preciso de uma revisão da obra para publicação? Se precisa vcs podem indicar?
    Há alguma editora que faça serviço de impressão e ao mesmo tempo tire o ISBN.
    aguardo retorno, em ilhagrega@yahoo.com.br.
    Obrigada.

    • Oi Cristina. O ISBN deve ser visto diretamente com a Biblioteca Nacional – nós não fazemos o registro daqui e nem o exigimos para publicação. É uma decisão sua.

      Para publicar, é só acessar o site, clicar em Publique seu Livro e seguir as orientações. Temos uma série de revisores, capistas e outros fornecedores no http://www.profissionaisdolivro.com.br – dá uma olhada lá. Com certeza você encontrará uma proposta que te agrade :-)

  11. Silvio Kniess Mates disse:

    O link para o arquivo formato excel está apresentando erro no link. Sendo desviado para http://www.barnesandnoble.com/error.asp?dec=404.

  12. Wellington disse:

    Boa noite e parabéns pelo trabalho !
    Publiquei um livro aqui e o mesmo em outro site que me deu grátis o ISBN. Aqui no Clube inseri meu ISBN. A capa, porém, é diferente. O que acho mais relevante ali é a minha fotografia e biografia, bem como o título; tem alguma problema ?

  13. Bom, eu queria saber como funciona essa coisa de vender os livros. Eu só tenho de publicar aqui?

  14. Paulo Roberto disse:

    Eu publiquei um livro no site Clude de Autores. O envio para editoras, como Saraiva e outras que não exijam ISBN ou, na versão eletrônica, o formato epub, é automático, através do Clube, ou é a gente mesmo que tem que fazer isso? E conseguindo o ISBN e o formato eletrônico epub, também é o próprio Clube de Autores que disponibiliza o livro na livraria cultura e outros, ou isso também é por nossa conta? Desde já agradeço a atenção e o retorno.

    • Oi Paulo. O Clube não faz o registro de ISBN e nem a conversão para E-Pub – o próprio autor deve fazer isso e publicar aqui. O que fazemos é distribuir para as livrarias (desde que as exigências de todas elas estejam cumpridas).

  15. Olá!
    Eu publiquei meu livro na Amazon e na Create Space, gostaria de saber se eu posso me cadastrar e publicar o meu livro com o Clube de Autores também, mas, eu quero manter os meus direitos autorais.

    Gostaria muito de poder publicar com vocês!
    Fico no Aguardo
    Gisele

    • Olá Gisele! Você pode publicar aqui sempre que quiser – nós não exigimos nenhum tipo de exclusividade. Só não entendemos a questão de direitos que menciona – afinal, os direitos são sempre do autor. Nós apenas intermediamos o processo de venda e entrega, mas você pode conferir no próprio site, em tempo real, todo o seu extrato de vendas.

  16. Olá!
    Eu tenho um livro já com o Registro de Averbação da BN. Mas, não tenho o ISBN. Eu posso publicar e-book pelo Clube dos Autores sem o ISBN? E também pelo site da Amazon, ou qualquer outro da internet?

    Obrigada! ;)

  17. José Fernandes disse:

    Boa Noite!
    quero comprar um manual escolar, mas não na loja, e encontrei um manual com o manual que precisava (mesmo autores, mesma editora, mesmo nome) mas tem o ISBN diferente ao que preciso…. Será que isso tem mal? O Manual será muito diferente se o ISBN for diferente?
    PRECISO DE UMA RESPOSTA RÁPIDA POR FAVOR :)
    OBRIGADO.

    • Oi José. O ISBN é apenas o código do livro. Se o conteúdo estiver de acordo com o que deseja, então é isso que importa :-)

  18. Plácido disse:

    Olá, obrigado por responda a questão anterior.
    Quanto ao código de barra, o que ele tem a ver com o ISBN? O ISBN é o código de barra?

    • Oi Plácido! O ISBN é um código representado por um código de barras. Se estiver comprando o ISBN, não se preocupe com o isso. Quando estiver publicando seu livro, basta informar a numeração do ISBN no campo indicado e o nosso sistema o gerará o código de barras automaticamente, posicionando-o na contracapa do livro.

  19. Plácido disse:

    Olá, tenho um livro publicado por demanda em uma editora. Tenho o ISBN.
    Para a publicação e-book precisarei de outro ISBN? E seu eu publicar no Clube dos Autores, poderei publicar em outros portais como Amazon. E neste caso precisarei de dois ISBN diferentes, um para cada site?

    • Pode sim, Plácido – o livro é seu e o nosso intuito é e sempre será o de ajudar (jamais o de restringir acesso a qualquer mercado) ;-)

      O ISBN pode (e deve) ser o mesmo!

  20. Plácido disse:

    Olá, tudo bem?

    Tenho um livro publicado por demanda, com ISBN. pretendo publicá-lo como e-book no clube dos autores. O ISBN tem de ser outro? Mais uma coisa: se eu quiser publicar no clube dos autores, poderei publicar também em outros portais como Amazon? e Neste caso, precisarei de um ISBN para a publicação no Clube dos Autores e outro para o Amazon?

    Desde já agradeço!

    • Oi Plácido. As informações sobre isso infelizmente são um pouco confusas no Brasil – há quem diga que é necessário um novo ISBN para versão eletrônica e outros que dizem que não. No caso de publicações sob demanda como do Clube, a questão é ainda mais confusa: como não há uma tiragem predeterminada, fica impossível preencher a ficha de registro. O que recomendamos? Que tire um ISBN para livros eletrônicos usando-o para versões impressa e eletrônica aqui no Clube.

      O ISBN é um código referente à obra: você pode usá-lo para vender em qualquer livraria. Aliás, aqui mesmo no Clube nós distribuimos gratuitamente para Amazon, Kobo, Saraiva, iTunes, Google etc. – todos com o mesmo ISBN da obra.

  21. Tenho livro impresso com ISBN: isto quer dizer que já tenho direitos de
    publicá-lo no idioma inglês?
    Atenciosamente,

    • Oi Jackson. O fato de ter ISBN, na prática, não tem relação com direito de publicar em inglês ou em qualquer idioma. Você pode publicar fora do país sempre que desejar. Recomendamos que acesse a página do ISBN para entender melhor o processo: http://isbn.bn.br

  22. Olá!

    Queria saber melhor (pois não entendi) sobre quanto eu vou ganhar se o meu livro for vendido IMPRESSO R$30,00 E E-BOOK R$ 15,00, quanto que eu ganho e quanto vocês irão ganhar. Fiz um orçamento online, cheguei a por capa, orelha, (ficou lindo), mas até a hora de enviar o arquivo, preciso dessas informações… E suponho que elas estejam no contrato… (???)

    Grata!

    • Tata, você ganha quanto você determinar. Ou seja: se na tela de formação de preço você disserque quer receber R$ 10 como direitos autorais, o preço final do seu livro será de R$ 10 + demais custos e impostos envolvidos. Recomendo que clique em Publique seu Livro, na página principal do Clube: a primeira tela é um simulador em que você vê exatamente esse processo e o preço final de acordo com o que estabelecer, tanto para ebook quanto para impresso.

  23. como saber se o número de um isbn que é enviado por uma editora é verdadeiro?

  24. Alessandra disse:

    Como faço para comprar os direitos autorais dos meus livros? Como estipular um valor para a compra?
    Preciso pagar algum valor para a Editora?
    Desde já agradeço a ajuda

    • Oi Alessandra! Como assim, “comprar direitos autorais”? Os direitos são seus – afinal, você é a autora. O Clube de Autores é todo gratuito: você publica no próprio site, bastando clicar em Publique seu Livro e seguir as orientações. Recomendamos que veja a página Como Funciona, no nosso menu principal – toda a nossa operação está detalhada lá ;-)

  25. Boa tarde!
    Gostaria de saber se posso fazer um livro e vendê-lo atraves do site por download,nesse caso não sera necessário uma editora certo? então como poderia ter os direitos autorais? E que procedimentos devo fazer?

  26. Cristiane disse:

    Boa tarde!
    Gostaria de saber se posso fazer um livro e vendê-lo atraves do site por download,nesse caso não sera necessário uma editora certo? então como poderia ter os direitos autorais? E que procedimentos devo fazer?

  27. Bruna Oliveira disse:

    Bom dia prezados,

    Venho por meio deste pedir esclarecimentos em relação à adesão de “ISBN”. A pessoa ao qual represento, já está inscrito como editor. Agora desejo obter um ISBN para sua obra que será publicada.
    Li algumas informações no site, mas ainda assim estou um pouco confusa em relação aos procedimentos e suas ordens de realização. Vi que tem um formulário a ser preenchido, um valor a ser pago. Gostaria de saber como se dá esses procedimentos. De acordo com a tabela disponível para obter o número de ISBN seria R$12,00? Pago esse valor antes de enviar o formulário? O comprovante vai junto com o formulário? e em relação a obra, ela deve ser impressa por completo e enviada? Por favor, aguardo os esclarecimentos de vocês.
    Desde já agradeço.

  28. Daniella disse:

    Eu não entendi uma coisa:
    Preciso pagar a taxa do ISBN por cada livro (unidade) impresso, ou por cada livro editado?

  29. Pedro Paulo Salles disse:

    Olá.! Gostaria de sugerir a mudança do link da Bibioteca Nacional colocado no item “Como fazer para conseguir o Registro”, substituindo-o pelo link do SITE DA AGENCIA BRASILEIRA DO ISBN (para o qual, aliás, a própria Biblioteca Nacional nos redireciona). Asim fica mais fácil e direto na fonte de informação. O SITE É ESTE: http://www.isbn.bn.br/

    Parabéns pelo site informativo e útil a todos que apreciam e produzem a arte da escrita.

    • Francisco Terto disse:

      Pedro Paulo Salles
      Bom dia,
      Estou há dias tentando me conectar com o site http://www.isbn.bn.br/ e não consigo. Há algum problema com este site?
      Alias os sites da BN nao respondem tambem.
      Sou brasileiro, moro na França (de onde lhe escrevo).
      Acabo de publicar um livro de contos (com meus proprios meios) e me aconselharam a registra-lo no isbn.
      Se alguem puder me indicar um modo valido para registrar minha obra, agradeço.
      Chico Terto

  30. Moro em Portugal e já tenho um livro publicado com o título ESTOU SÓ… o livro da mulher. Como devo proceder para reeditá-lo para ser apresentado na internet para que qualquer pessoa do mundo possa compra-lo? Além disso tenho mais dois prontos; um é um romance (SILENCIO FATAL) e o o utro é mistério ( para onde vamos?) Os senhores podem ver as capas destes livros no facebook na minha página Aurélio Correia. ou então pedir pelo vosso e-mail que mandarei. Quero ter estes livros disponíveis na internet com toda a garantia possível. Obrigado

  31. Valdeci Cunha disse:

    Primeiramente, gostaria de parabenizá-los pelo site e pelas respostas esclarecedoras.

    Tenho uma dúvida sobre novas publicações, em relação ao ISBN. Não tenho certeza se já perguntaram isso no site (ou se já foi respondido), mas estou em dúvida se tenho que pagar a taxa de R$ 160,00 a cada livro novo que faço, como editor independente?

    Cordialmente,

    Valdeci Cunha

    • Oi Valdeci! Não – esse cadastro você só faz uma vez. A partir daí, cada ISBN tem um preço bem menor que você tira livro a livro que for publicar.

  32. priscila disse:

    Olá, escrevi um livro de poesias voltado para o público infantil. Quais os melhores pontos de venda e que tipo de propaganda adequada teria que usar?

  33. Líllian disse:

    Meu livro já é registrado na biblioteca, fiz algumas modificações com figuras, capa sem alterações relevantes na obra, precisa do ISBN?

    • Se forem apenas alterações pequenas assim Lilian, não é necessário tirar novo ISBN não :-)

    • cyro disse:

      Lilian, entendi sua pergunta ; vc registrou seu livro na Biblioteca Nacional. porém não tem o ISBN – você deve decidir se quer comprar um número, pelos motivos que o Clube dos Autores mencionou, mas ele não é obrigatório, e seus direitos autorais já estão garantidos com o registro.

  34. Ueliana Arcanjo disse:

    Olá boa tarde, preciso muito da ajuda de vocês vou fazer o meu TCC para a faculdade o assunto é sobre Código de barras todo processo, a parte de logística dentro desse assunto etc. Ou seja tudo sobre código de Barras. Só que estou tentado descobrir alguns livros, nomes de autores e não estou conseguindo, qualquer materiais que possa me levar a conclusão do meu trabalho.
    será que você pode me ajudar?

  35. Jonathan Viana disse:

    Oi pessoal, bom dia !
    Gostaria de fazer uma pergunta diferente, já que estamos no clube de pessoas que publicaram um livro.
    Gostaria de saber se alguem conhece a “editora todas as letras”, pois eles possuem um programa de publicação muito bom, mas já tentei contactar as livrarias e elas não conhecem. Estou com medo de ser fraude.
    Alguém pode me ajudar?? Obrigado.

  36. Glaci Lakoski disse:

    Tenho um livro de fotografia registrado, como conseguir codigo de barra é com a Biblioteca Nacional?

  37. Olá parabéns pelo site, gostaria de uma informação. Registrei meu livro e recebi o ISBN, mandei para editora que imprimiu sem colocar o ISBN, tenho como colocar ainda, em forma de adesivo ? Como faço o procedimento? obrigada Cristina Coelho

    • Oi Izabel! Segundo a Biblioteca Nacional, o SBN deve ser impresso na contracapa do livro, de forma que o adesivo em si não funcionaria. Mas, do ponto de vista prático, não há problema com isso. O importante é que você tenha o ISBN, que é o registro da sua obra lá. Se conseguir colar na contracapa, o problema estará resolvido ;-)

  38. Muito obrigado pelo post e mais ainda pelo aúdio explicando passo a passo como preencher o formulário do ISBN, muito útil, parabéns pelo ótimo trabalho!

  39. Não entendi o processo de pagamento. Eu pago todos os valores, via transferência bancária, ou pago um por vez ou eles enviam o boleto bancário?

  40. Flor Fontelles disse:

    Olá, estou com dúvidas em relação a Tabela de Códigos de Assuntos, qual seria o código para livros infanto-juvenis?

    • Oi Flor! Essa informação não temos aqui, mas sugerimos que veja no isbn.bn.br – esse site concentra TUDO sobre o registro ;-)

  41. Monique Pfau disse:

    Obrigada pelas clarificações. Para obter o ISBN, o livro deve necessariamente ter passado por uma editora? Porque no meu caso, foi uma agência de publicidade que fez todo o trabalho de edição… Obrigada

    • Equipe Clube de Autores disse:

      Se vc se cadastrou como ediora-autora na Biblioteca Nacional e tiver os direitos, sem problemas – pode seguir em frente ;-)

  42. Antes de tudo parabéns pelo site, esta me ajudando bastante!

    Gostaria de tirar duas dúvidas:

    1. Acabei de receber o meu registro no ISBN. Eles não pediram a boneca do livro, registrei como e-book para poder enviar para as editoras… A pergunta é, e agora? posso começar a enviar, ou tem mais algum passo?

    2. Vi que vocês fazem publicação de livro. Só não consegui ver como funciona, quais são as regras e limitações…

    Desde já grata

    • Oi Iara!

      Puxa, sugerimos que você contate diretamente a Biblioteca Nacional – quem regula o ISBN são eles… Veja diretamente no isbn.bn.br .

      Com relação ao nosso funcionamento, tem um item no menu principal do http://www.clubedeautores.com.br chamado “como funciona”. Dá uma olhada lá – todos os detalhes da operação estão descritos. E, se quiser, como a publicação é inteiramente gratuita, clique em Publique seu Livro e simule o processo diretamente – será a forma mais prática de compreendê-lo.

  43. andre freitas disse:

    Bom dia ,

    Tenho dois livros escritos e gostaria de fazer impressão deles, tenho que fazer dois registros, qual o custo, e quanto tempo demora até que eu consiga o registro, pois a grafica que fara a impressão me informou que com o isbn eles conseguem utilizar um papel livre de impostos, isto é verdade??

    Desde já agradeço a atenção.

    andré

    • André, pedimos que acesse a página Como Funciona, no menu principal do http://www.clubedeautores.com.br . A publicação conosco é gratuita e o registro é opcional – mas, se desejar fazê-lo, precisará verificar diretamente junto à Biblioteca Nacional (http://isbn.bn.br). De toda forma, veja nessa página que indicamos acima mais informações – todo o nosso modelo está já detalhado lá, ok?

  44. Boa tarde!

    Vou solicitar o registro da edição, mas e agora? devo pagar o registro do ISBN e codigo de barras?

    Grata

    • Oi Mônica! Você não precisa comprar a imagem do código de barras não – basta ter o número do ISBN. Com isso, você o inserirá no campo de ISBN ao longo do processo de publicação aqui no Clube e o nosso sistema gerará a imagem, posicionando-a diretamente na contracapa do livro.

  45. Eric Carvalho disse:

    Tenho um livro impresso já registrado. Desejo comercializá-lo no formato e-book. Preciso de um novo registro?
    Obrigado.
    @EricANCarvalho

    • Equipe Clube de Autores disse:

      Oi Eric! De acordo com a Biblioteca Nacional, sim – cada formato deve ter o seu próprio ISBN.

  46. Meu Deus, de tanto eu pedi finalmente achei um site incrivelmente maravilhoso chamado Clube de Autores, nem acredito que finalmente vou publicar meus livros na internet e consegui realizar meu sonho. Muito obrigado, eu ficarei grata ao resto da minha vida, se vocês me me ajudarem.

  47. Parabéns Clube dos Autores! vocês são eficientes!

  48. Antonio Monteiro da Silva disse:

    Estou coordenando A PRIMEIRA ANTOLOGIA DE POESIAS, CONTOS, CRÔNICAS E CAUSOS – TALENTOS DE QUEIMADAS – BAHIA. COMO ADQUIRIR O ISBN E A FICHA CATALOGRÁFICA DO REFERIDO LIVRO? QUAL OS VALORES DOS DOIS. É NECESSÁRIO ENVIAR PARTE DA OBRA?
    AGUARDO RESPOSTA URGENTE.
    Antonio Monteiro da Silva, Queimadas, Bahia.

  49. Sanjiro Hinata Junior disse:

    Oi,estou morando no Japão e estou na fase final de um dicionário de termos técnicos para Brasileiros aqui residentes, PORTUGUES-JAPONES-INGLES, gostaria de informações sobre como adquirir os direitos autorais aqui no Japão, e, se existe aqui o ISBN para publicações de estrangeiros. Se for possivel me orientar com detalhes sobre esta dúvida, agradeço antecipadamente.

  50. Olá, Roderley!

    Realmente não sabemos responder a essas perguntas…

    A minha sugestão é que você procure o site da Biblioteca Nacional (www.bn.br ) e entre em contato com eles. Certamente eles conseguirão te auxiliar melhor do que nós…

  51. Pedro Ricardo Soares bispo disse:

    Posso registrar o meu trabalho de Conclusão de curso no ISBN

  52. Renata carvalho da silva disse:

    para publicar um livro tem como fazer o registro salvando num cd e mandar para editora publicar do que registrar na bibloteca nacional que demora muito tempo e essa biblioteca nacional nao tem na minha cidade quanto custa publicar um livro

  53. Oi, Natália.

    Respondendo à sua primeira dúvida: não, o registro não é feito por nós e a publicação aqui não o garante. Todavia, não é a existência ou não de registro que impedirá que alguém plagie nada, sendo bem sincero. A partir do momento que algo está publicado para o mundo, minha cara, está sujeito também a esse tipo de coisa. E, independentemente de qualquer registro, você terá a data de publicação aqui no Clube que te dará argumentos em uma eventual disputa.

    Quanto à conta, sem problemas. Pode ser poupança sim.

  54. Wenderson, não tenho certeza sobre isso. Minha sugestão é que voc6e pergunte diretamente à Biblioteca Nacional (www.bn.br), que é quem cuida do ISBN aqui no Brasil.

  55. Benilde, isso depende do que você combinar com ela. Você pode tirar o ISBN, a empresa pode tirar, uma editora pode tirar e assim por diante. Não há nenhuma regra para isso…

  56. Tulio Medeiros disse:

    Caro Ricardo.. muito grato.. valeu. Sabendo como, repasso a voces.. um abraço. Parabens pelo site.. virei fã!

  57. Na prática, tanto faz, Eduardo. Ocorre que não há uma categoria específica para livros impressos sob demanda – em que determinar a tiragem, por exemplo, é impossível. Você pode considerá-lo como ebook ou como impresso (e, neste caso, precisará estimar a tiragem). Dá uma olhada na Universidade do Autor, acessada a partir do menu principal do Clube. Você encontrará um curso online sobre o preenchimento do formulário que responderá melhor a questões como essa.

  58. Paulo R. disse:

    Boa noite. Escrevi um livro e vou publicá-lo por conta própria, sem editora. Isso é possível? Já entrei em contato com um gráfica que irá prestar o serviço. Como consigo a elaboração de uma FICHA CATALOGRÁFICA? O ISBN é necessário par que eu venda meu livro nas livrarias? Existe alguma maneira de se adquirir o ISBN sem efetuar o meu CADASTRO? Se eu somente registrar minha obra na BN posso vender meu livro com segurança? Livro sem ISBN tem validade? Se eu efetuar meu cadastro posso solicitar ISBN para vários livros de minha autoria?

  59. miguel neves disse:

    "Quero saber como tornar a publicação dos artigos de m congresso cientifico de minha faculdade válido como publicação e se preciso e posso conseguir im isbn para esta publicação e se pode ser em formato de revista eletronica em pdf. Obrigado"

  60. As duas coisas não tem nenhuma relação, Marli. Se você adquiriiu o ISBN, terá o ISBN. Se fizer i registro dos direitos autorais – o que, cabe ressaltar, não é nenhuma garantia absoluta anti-plágio – terá o registro. Sugerimos que você tire essas dúvidas diretamente junto à Biblioteca Nacional – são eles quem melhor podem te responder.

  61. Oi Sonielson. Isso realmente não sabemos responder…. Sugerimos que contate diretamente a Biblioteca Nacional, que conseguirá sanar a sua dúvida melhor.

  62. Oi, Romel.

    Puxa, peço desculpas mas essa dúvidas são bastante específicas. Realmente o melhor lugar para se informar sobre elas é na Biblioteca Nacional. Você já tentou ligar para eles? O site é meio confuso em alguns pontos mesmo, mas o atendimento telefônico de lá costuma funcionar bem.

  63. Felipe de Carvalho disse:

    Olá , preciso de uma grande ajuda referente a codigo ISBN .
    Trabalho em uma Instutição de Ensino nós estamos com um projeto de bliblioteca itnerante para a cidade, a principio temos 5000 livros todos com codigos padrão ISBN e para facilitar o nosso projeto, onde iremos cadastrar todos os livros e codigos, existe alguma forma onde eu possa enviar os 5000 codigos e ter como resposta as informações dos livros?
    se sim, para quem eu posso fazer o pedido.

    Obrigado
    Felipe de Carvalho

  64. Oi Celina.

    Veja: são duas coisas diferentes. Para conseguir o ISBN você deve ir ao site da Biblioteca Nacional (www.bn.br) e seguir os passos descritos lá (no escritório brasileiro do ISBN).

    Para publicar a sua obra, você deve ir no http://www.clubedeautores.com.br, clicar em Publique seu Livro e seguir as instruções que aparecerão na tela. OK?

  65. Olá, Erivelto. O ISBN é um código internacional e, portanto, válido em todo o globo independentemente do seu país de emisssão.

    Por aqui pelo Brasil, o registro é feito unicamente via Biblioteca Nacional (www.bn.br) e o processo não é via Web. Sugerimos que você visite o site da Biblioteca Nacional para maiores informações.

  66. Então, Ary…. só com a BN mesmo….

  67. Eduardo Almeida disse:

    Prezados, estou finalizando um livro e obtendo o ISBN para publicação no clube dos autores. Ao preencher a ficha, estou com a seguinte dúvida: eu gostaria de ter o livro (impresso) a venda no clube dos autores. Isso seria um e-book ou papel segundo o formulario? Eu preciso informar os números de tiragem total?

  68. Olá Renata. Não entendemos direito a sua dúvida – mas a única maneira de fazer o registro de ISBN é via Biblioteca Nacional. Dá uma olhada no site deles (tem o endereço exato nesse post, incluindo instruções detalhadas). O envio do livro é feito via Correios e o processo é relativamente rápido.

  69. Olá, Filipe. Isso não sabemos responder… sugiro que você veja lá no http://www.bn.br (site da Biblioteca Nacional) – certamente eles conseguirão te ajudar melhor.

  70. Theodorico Neto disse:

    Olá,

    posso registrar um livro, sem que precise ser analisado o conteúdo do mesmo? Explico. Imagine que faça parte de uma sociedade secreta (ex. Rosacruz) e tenha o ritual, que traz assuntos reservados aos membros. Para eu registrar, preciso abrir mão do sigilo do ritual?

  71. A gente sempre recomenda se iniciar de forma independente, Helena. É MUITO difícil uma editora patrocinar a obra de alguém que já não seja famoso, mas isso não pode/ deve impedir o seu acesso ao mercado editorial. Dá uma olhada no http://www.clubedeautores.com.br – você poderá publicar a sua obra lá sem nenhum custo.

  72. Puxa, Ary…. isso só com a Biblioteca Nacional mesmo. Entra em contato com eles no http://www.bn.br – eles conseguirão te responder isso melhor do que nós.

  73. junior tamietto disse:

    como faco para publicar uma revista e ter nela um numero de isbn ? outra toda vez que for fazer uma revista terei de ter outro registro isbn ?

  74. Olá, Pedro. O site da Biblioteca Nacional não fala nada específico sobre TCCs, mas aponta as seguintes obras como "Publicações que recebem ISBN":

    - livros impressos;
    - publicações em braille;
    - mapas (especificando sua escala);
    - livros em fita cassete, CD, DVD (audiolivros);
    - publicações eletrônicas, na Internet ou em suportes físicos (fitas lidas por máquinas, disquetes ou em CD Rom);
    - software educacional ou instrutivo;
    - guias;
    - capítulos individuais separados e disponibilizados pelo editor;
    - artigos de uma publicação em série específica (não a publicação em série na sua totalidade)
    Informamos que em consonância com a Lei do Livro – cap.II – artº IV "- ábuns para colorir, pintar, recortar ou armar" e mais:
    - álbum de figurinhas
    - agendas (COM TEXTO)

    Todavia, a nossa opinião, um TCC é um livro – justamente pelo seu teor intelectual. Logo, ele estaria sim sujeito ao registro no ISBN.

  75. Olá, Antônio.

    A resposta está neste próprio post sob o qual você comentou e nos link da Biblioteca Nacional, que indicamos nele…

    Temos tb um curso sobre ISBN, narrado e gratuito, lá na Universidade do Autor, acessada a partir do menu do http://www.clubedeautores.com.br . O link direto é http://clubedeautores.com.br/webpage/universidade-do-autor – lá há inclusive um tutorial para se preencher o formulário do ISBN.

    Se tiver dúvidas mais específicas que não cobrimos aqui, sugiro que você busque diretamente no site da Biblioteca Nacional (www.bn.br), que é quem cuida do assunto aqui no Brasil.

  76. Jean Carlos disse:

    Olá, eu tenho em mãos dois livros para publicar só que não tenho um centavo fufado para investir nos meus livros, morro de medo que alguem copie os meus livros, gostaria de vende-los numa livraria depois que os publicasse mas como não tenho dinheiro não posso criar o ISBN.
    Obrigado!
    Preciso de uma resposta urgente!

  77. Theodorico disse:

    Obrigado, Ricardo!

  78. Helena Nefher disse:

    Olá! Escrevi um romance e pretendo enviar para uma editora apreciar minha obra. Gostaria de saber o que leva uma editora se decidir à publicar um livro? Dizem que é muito difícil conseguir que ela publique. É realmente verdade isso?
    E qual é o melhor caminho? Tentar publicar através de uma editora ou por conta própria? Desde já obrigada!

  79. Ola! Me chamo Romel, achei o seu blog muito bom e tenho algumas duvidas quanto ao registro de um livro traduzido para o portugues (Brasil).

    1- O livro é ja registrado no pais de origem. Devo registra-lo tambem no Brasil apos a traduçao?

    2- Se o livro é registrado pelo editor devo ter a autorizaçao do autor ou do editor para a traduçao e publicaçao e venda?

    3- Que documentos legais devo haver do(s) mesmo(s) para tal operaçao?

    Obs: Sei que voce nao tem nada a ver com os problemas da BN mas tentei por diversas vezes e dias acessar o site da Bibl. Nacional mas o site nao funciona.
    Desculpa pela falta de acentuaçao mas o meu computados nao é europeu e estou postando da UE.

    Grato.

  80. Obrigada pela resposta, Ricardo. Só uma dúvida sobre a tiragem, eu posso deixar em branco? E sobre o código de barras não é obrigatório solicitar pela BN? O código é inserido na capa,mas e no caso do Clube?

  81. A princípio, não vemos porque não, João. Mas sugerimos que pergunte diretamente à Fundação Biblioteca Nacional, que é quem cuida do ISBN no Brasil. O endereço é http://www.bn.br

  82. maria Jose da Costa Sales disse:

    Excelentes explicações.

  83. Olá, Fábio. Normalmente, as próprias editoras providenciam isso.

  84. As duas coisas estão a caminho, Deborah. Para as sugestões, já temos um grupo de discussão especificamente sobre isso no link http://clubedeautores.ning.com/group/quaisosprximospassosdoclube . Basta entrar, postar e pronto: a nossa equipe interagirá cntigo. Devemos colocar um banco de sugestões mais estruturado no próprio site daqui apouco tb.

    O ISBN deoende ainda de algumas questões legais – até por não sermos uma editora. Mas já resolveremos isso tb.

  85. Oi Marli. Não sabemos te responder a essas dúvidas, pois não conhecemos os processos internos do CBJE. Se eles disserem que fazem o registro por você, então.

    Quanto ao preço da Biblioteca, se eles disseram R$ 20, então é porque é isso mesmo.

  86. São 3 processos diferentes e não necessariamente complementares, Carla. Se quiser registrar as suas obras, o único caminho é seguindo as instruções descritas nesse mesmo post, que você comentou. Para publicar, basta ir a http://www.clubedeautores.com.br , clicar em Publique seu Livro e seguir as instruções.

    O livro ficará à venda no própriomsite, via e-commerce. Nesse ponto, sugerimos que você acesse o site e clique no Como Funciona, para entender todo o modelo de negócios, que é 100% gratuito para autores.

    Para distribuir em livrarias físicas, tradicionais, aí só negociando com editoras, sendo que praticamente todas cobrarão algo que costuma variar de R$ 2 a R$ 20 mil. Esse é o único ponto que não temos como ajudar…

  87. Obrigado, Rogério! As medidas das capas são chatas mesmo – mas precisa ser assim, para garantir que a imagem, impressa, fique em boa resolução…

    De qualquer forma, já estamos trabalhando em um sistema novo de capas, com a possibilidade do autor subir o que quiser – sem precisar ficar preso aos nossos padrões. Isso deve entrar no ar em questão de dias…

    Atenciosamente,
    Equipe Clube de Autores.

  88. vanessa marques disse:

    Ok! Muito obrigado pelas explicações, e sugestões… Grande abraço!

  89. Oi Paulo. Peço que veja os comentários neste mesmo post, Paulo. De maneira geral, todas as suas dúvidas já estão respondidas nele.

    Seja você ou uma editora, fazer o cadastro na Biblioteca Nacional é sim, fundamental para se tirar o ISBN. Oficialmente, livros precisam ter ISBN sim(para serem aceitos, por exemplo, na Academia). Todavia, não ter um ISBN não invalida o principal ponto do livro: o conteúdo dele, que é justamente o que os leitores buscam.

    Você já acessou o site do Clube de Autores? Dá uma ohada no http://www.clubedeautores.com.br – lá você pode publicar a sua obra gratuitamente, de maneira direta, e acompanhar online as vendas.

  90. Para inserir o código de barras no livro, precisa sim. Mas você pode solicitar pela Biblioteca Nacional ou utilizando algum programa na Web que gere o código de barras. A sugestão do curso é que se tire o ISBN como ebook – sendo que, assim, não é necessário preencher esses campos.

  91. Olá, Junior. De acordo com o site da Biblioteca Nacional, revistas não recebem ISBN. Dá uma olhada lá, no http://www.bn.br/portal/?nu_pagina=51 , para mais detalhes ;-)

  92. Vanessa marques disse:

    Olá ricardo, primeiro parabéns pelo trabalho e por atentar em responder a todos.Vou registrar minha dúvida, porém nem sei se estou nolugar certo! Sou uma escritora amadora e terminei o meu primeiro romance com duzentas e poucas páginas, porém nem mesmo o imprimi, está no meu Pc e não tenho idéia alguma de como proceder, devo resgistrar onde, devo imprimir e fazer capa antes de registrar? É pago ou não? Eu mesmo devo mandar corrigir antes de registrar? E além disso, tenho dúvidas sobre o conteúdo da história,pois criei um romance baseado em alguns fatos reais de uma pessoa pública e gostaria de saber se posso publicar algo desse tipo ou preciso proceder de outra forma.Sei que as minhas perguntas fugiram um pouco do assunto do seu texto, mas; por favor se puder exclarecer minhas dúvidas eu agradeço. Vanessa Marks.

  93. Sebastián disse:

    Eu registrei um livro e tenho já seu ISBM, Ainbda não está editado e resolvi mudar o título da obra, Devo solicitar um novo ISBM?

  94. Se você tirar o ISBN como ebook, pode deixar a tiragem em branco sim. O código de barras precisa ser impresso na contracapa APENAS se você tirar o ISBN como livro impresso. Nesse caso, é só nos mandar a imagem do código de barras que inseriremos daqui. Dá uma olhadinha no curso de ISBN, que temos disponibilizado gratuitamente na Universidade do Autor. Ele ensina todo o passo-a-passo do processo ;-)

  95. maria Jose da Costa Sales disse:

    Excelentes explicações.

  96. Direito autoral não é um campo tão "lógico" assim. Na prática, independentemente de você ter ou não o ISBN, se alguém comprovar (hipoteticamente falando, claro) que você cometeu algum plágio, a comprovação estará feita.

    Por outro lado, se você tiver uma publicação comprovada em uma data específica, poderá utilizar isso para combater qualquer tipo de plágio (que, por natureza, é sempre feito depois).

  97. Jonatas Caldas disse:

    Tenho uma duvida:
    O Registro da obra eh uma coisa e o cadastramento como editor-autor eh outra? Ou seja, tem como eu registrar minha obra para, exclusivamente, evitar plagios sem ter precisar do ISBN?

  98. Mais uma dúvida!
    A partir do momento que meu livro tem o cod. ISBN, eu tenho que comprar os direitos autorais desse cód. ou já é meu automaticamente?

  99. Tulio Medeiros disse:

    Amigos, tenho uam pergunta: estou na coordenação de um evento internacional e nosso grupo estara coordenando um simposio dentro deste congresso. Minha pergunta é: como faço para publicar os trabalhos em CD-Rom, com ISBN? Saberiam me orientar?
    Grato
    Tulio Medeiros

  100. Para aqueles que ainda têm dúvidas sobre código de barras, acesse o site da LinhaBase e esclareça suas questões, http://www.linhabase.com.br

  101. Oi Filipe! Se no seu registro não aparecer, escrito de forma expressa, o ISBN (ou International Serial Book Number), então é porque não tem,

  102. Sonielson Sousa disse:

    Olá… o procedimento para obter isbn para publicação de revista eletrôncia é o mesmo? Agradeço a atenção

  103. Marli da Penha Cardozo disse:

    Boa Noite!
    Eu li no site da BN como registrar um livro de poesias, pelo que entendi pagarei c$ 20,00 reais pela obra toda.
    Minhas dúvidas são: É C$ 20,00 a obra toda mesmo?
    Ao mandar o requerimento preenchido com a obra em anexo para eles e pagar no Bco do Brasil o que acontece?
    Eu devo pagar mais o registro da ISBN ou se eu pedir para CBJE ( Camara Brasileira de jovens escritores) editar meu livro já vem esse registro?
    Para mim que só quero escrever minhas poesias é vantagem registrar – me como editor autor?
    Desde já muito obrigado!!!!

  104. Oi Renata. Não, não sabemos.

  105. Dúvidas: vou solicitar o ISBN, eu não preciso solicitar o código de barras? E no curso da Universidade do Autor, pelo que entendi, não é para preencher os campos: acabamento, capa e no campo: tiragem, é para colocar qualquer quantidade? Agradeço a atenção.

  106. Jean Carlos disse:

    Aminha pergunta é se tem algum jeito de conseguir o ISBN com um acordo para pagar depois?

  107. Oi, Álvaro. O registro internacional, mesmo, é o ISBN. Todavia, entramos em contato com a biblioteca nacional para receber essa resposta, mas só o que eles nos disseram foi que você mesmo deveria falar com eles, seja via Web ou telefone, no Escritório de Direitos Autorais. O site é http://www.bn.br/eda e os telefones, (21) 2220-0039/2240-9179/2220-0940.

  108. Muito bom o trabalho de vocês. Gostaria de dar uma sugestão, ou sugestões. As capas dos livros poderiam dar ao autor maior opcções, não apenas com fotos mas com desenhos estilizados ou simplesmente a cor pura nas capas, sem fotos ou ilustrações, ou ainda uma melhor explicação de como colocar fotos ou desenhos do próprio autor, aquelas medidas eu não consegui acertar, porém consegui publicar o livro e estou gostando muito. No mais , o site está muito bom e explicativo, e tende a melhorar, já que está em Beta. Desejo-lhes sucessos e sucessos sempre! E parabéns pelo trabalho sensacional!

  109. Erivelto Rodrigues disse:

    Olá estou no Timor-Leste e estou em busca de um ISBN aqui desde janeiro e até agora não encontrei. Podem me dizer se colocar ISBN do Brasil o livro não contará como publicação interncaional.
    Tem alguma forma de conseguir um ISBN pela internet.
    QUERO UM ISBN INTERNET1 ME AJUDEM
    teixeiraer@yahoo.com.br

  110. Oi Elísio. Desculpe, mas não entendi a sua dúvida… Para publicar o seu livro no Clube de Autores basta acessar o site (www.clubedeautores.com.br), clicar em Publique seu Livro e seguir as instruções…

  111. Natália Soares disse:

    Olá pessoal.
    Tenho dúvidas, simples.

    Tenho um livro de poesias, com mais ou menos 50 páginas (um pouco mais que isso).
    Eu não conhecia o Clube. Conheci hoje, atraves do Jornal da Globo.

    Estava me preparando para registrar a minha obra (cujo valor é R$ 20,00). Apenas como proteção de direitos autorais. (Lá na BN)
    Porém, ainda não enviei!

    Tô querendo me cadastrar aqui no Clube.
    A primeira questão é:
    A partir do momento que eu publico minha obra aqui, ela não está automaticamente registrada? (Se não me engano, diz isso no site da BN)
    Se não, corro o risco de plágio, caso não a registre na BN antes de publicar aqui?!

    A segunda questão, não tem nada haver com registro. Mas vou aproveitar para tirar a dúvida num lugar só.

    Para vocês enviarem o pagamentos dos direitos autorais, só pode ser atraves de conta corrente? Não pode ser conta poupança?
    Se só puder CC, pode ser a do meu marido?

    Agradeço respostas! :)

  112. João Maria Quaresma Júnior - J. Santiago disse:

    EU PRODUZI E COMERCIALIZEI UM LIVRO EM 2005 COM O TITULO "IGRAPÉ-MIRI NO CONTEXTO DA CABANAGEM" POSSO CADASTRA-LO AGORA em 2010 NO ISBN?

  113. Aumentaram mesmo, Daniel – já vimos isso lá no site da Biblioteca Nacional. O registro de editor-autor foi para R$ 180 e cada ISBN, R$ 12.

  114. Evandro Ribeiro disse:

    Olá gostaria de parabenizar pelo trabalho aqui prestado, eu gostaria de tirar o ISBN da obra que estou escrevendo, e até já vi o tutorial explicativo, o problema é que os links estão quebrados e já tentei acessar o site da biblioteca nacional sem sucesso. Será que a biblioteca nacional mudou seu site? vocês poderiam me informar como posso contactá-los? obrigado.
    Evandro Ribeiro

  115. Renata carvalho da silva disse:

    Muito obrigado por vcs responder minha duvida e peço por favor se vcs sabe o email do escritor mario prata eu nao consegui entrar em contato pelo site oficial dele admiro muito esse escritor e acho magnifica suas obras se vcs sabe do email dele me falem qual e boa noite e muito obrigado pela atençao

  116. Oi adorei sua pagina, queria que me tirasse uma duvida, eu terminei de escrever meu livro. Vou enviar ele para ser analisado em algumas editoras, eu preciso ter o ISBN ou apenas basta o registro no escritório de direitos autorais para que minha obra não fique tão vulnerável ser plagiada?

  117. Oi, Fernando! Puxa, não sei se conseguiremos te ajudar sanando essa dúvida. Sugiro que você acesse diretamente o site da Biblioteca Nacional, no http://www.bn.br – eles certamente terão essa informação por lá!

  118. Sebastián disse:

    Eu registrei um livro e tenho já seu ISBM. Ainda não está editado e resolvi mudr o título da obra. Devo solicitar um novo ISBM?
    Sebastián

  119. Agradeço a atenção. Valeu mesmo.

  120. francisco carlos disse:

    Gostei muito do seu site, gostaria de tirar uma duvida:
    Digitei um livro sobre como apostar em uma loteria da CAIXA o titulo do livro é O SEGREDO DA FORTUNA, pelo assunto do livro para ser chulo, mas não é. O livro é muito interessante e tenho certeza que vai vender bem. Minha duvida é a seguinte:
    O livro vou imprimir em uma grafica ou editora de prestadora de serviço, portanto vou arcar com o custo, vou precisar deste tal de ISBN , o livro precisa ter indice catalografico, e o codigo de barras?
    Qual a melhor maneira de eu divulgar e vender este livro?
    Não estou preocupado com plagio, queria apenas fazer um livro apresentavel, senão da uma impressão de um livreto amador.
    muito obrigado e que Deus continue abençoando vcs.

  121. Olá, estou escrevendo um livro para uma empresa, como prestadora de serviço. Minha dúvida é: a empresa precisa solicitar o ISBN e o registro de direitos autorais?

  122. Oi, Túlio. Nós não saberíamos te ajudar – mas sugerimos que você busque informações no site da Biblioteca Nacional (www.bn.br). São eles que coordenam a agência brasileira de ISBN.

  123. São duas coisas diferentes, Maria. Para publicar, basta ir a http://www.clubedeautores.com.br , clicar em Publique seu Livro e seguir as instruções. Não exigimos nenhum registro da obra para isso. Se quiser fazê-lo, no entanto, é só seguir o que está escrito nesse post, junto à Biblioteca Nacional (www.bn.br ).

  124. Oi Paulo. Isso não sabemos responder. Sugiro que você pergunte diretamente à Biblioteca Nacional, que é quem cuida da Agência Brasileira de ISBN, no http://www.bn.br .

  125. Luciana, dá uma olhada na Universidade do Autor, acessada a partir do menu do Clube. Tem um curso online lá, narrado e gratuito, sobre como preencher esse formulário. Todas as suas dúvidas já estão respondidas lá ;-)

  126. Fabio Freire disse:

    Já completei todo o preenchimento da ficha de cadastro do isbn, e enviei todo o material desde o dia 04/02/2010. Quanto tempo devo ainda esperar? Se houver algum erro ou falta de informação completa, a Biblioteca Nacional entrará em contato com o cadastrante?

  127. Oi Vanessa. Realmente não temos como responder a algumas de suas dúvidas. O que podemos sugerir é que você acesse o http://www.clubedeautores.com.br, que é o site do Clube. Para publicar, é s;o clicar em Publique seu Livro e seguir as orientações.

    Sugiro também que acesse a página Como Funciona, a partir do menu do site, onde você encontrará uma série de respostas para questões técnicas.

    Legalmente falando, o que podemos dizer é:

    1) Nós não exigimos ISBN para se publicar aqui, sendo a decisão sua.
    2) quando você publica a sua obra, você assume completa responsabilidade legal por ela, tanto moral quanto patrimonialmente. Isso significa que, hipoteticamente falando, se a pessoa pública que aparecer em sua história decidir abrir um processo, este processo recairá exclusivamente sobre você. Não estamos dizendo que isso deve acontecer e nem que esta pessoa, seja quem for, ganhará o eventual processo – mas é bom ter em mente que isso é uma possibilidade para a qual você deve estar preparada.

  128. Fábio Vinhas disse:

    Boa tarde, eu sou autor de 2 livros devidamente registrados na BN. Gostaria de tirar uma dúvida com vcs. Caso alguma editora queria publicá-los, eu tenho que estar com o ISBN em mãos, ou eles mesmo(editora) providenciam este processo?
    Desde já agradeço.

  129. Oi, Miguel. O ISBN é necessário para que a sua obra seja, oficialmente, um livro. Para publicá-la aqui aqui, no entanto, não há problemas. A decisão é sua.

  130. Dá uma olhada na Universidade do Autor, acessada a partir da home do Clube de Autores. O link direto é http://clubedeautores.com.br/webpage/universidade-do-autor .

    Lá há um curso específico sobre como obter o ISBN, narrado e gratuito. Boa sorte!

  131. Ary Teodoro da Silva disse:

    Obrigado, Ricardo!

    Só que eu esqueci de mensionar que o registro errado do nome do autor da obra foi no ISBN, por isso recorri aos senhores.

  132. Regino Rodríguez disse:

    Boa tarde, é realmente importante a ajuda que vocês oferecem, existem muitas dúvidas sobre o ISBM, por exemplo, como faço com meus livros publicados em Cuba há alguns anos e que não tem ISBM, não foram comercializados aqui e também não pretendo comercializar, mas preciso do ISBM para colocá-los no meu Currículo Lattes.
    Como faço?
    Obrigado
    Regino

  133. Os preços aumentaram. confiram no site!

  134. OLÁ,

    ESTOU CONCLUIDO A ORGANIZAÇÃO DE UM LIVRO NO QUAL TENHO 12 ARTIGOS. GOATARIA DE SABER QUAIS OS PROCEDIMENTOS NECESSARIOS PARA REGISTRAR E PUBLICAR DE FORMA BEM RÁPIDA POIS JÁ TENHO UMA DATA PARA O LANÇAMENTO DO MESMO.

  135. Olá, já tenho meu livro registrado no escritório de direitos autorais e tenho em mãos o certificado de registro ou averbação, porém gostaria de saber se o número de isbn é outra coisa que eu tenho que solicitar, ou se ele já vem nesse documento que eu tenho, mas que eu não achei número de isbn.

  136. Oi Jean. Mas… qual é a pergunta?

  137. Isso não sabemos te responder, Theodorico. A meu ver, uma coisa não depende da outra – mas sugerimos que tire a sua dúvida diretamente no site da Biblioteca Nacional (www.bn.br)

  138. Regino, temos um curso online sobre como fazer o registro do ISBN por conta própria. Vá a http://www.clubedeautores.com.br , clique em Universidade do Autor e, lá, selecione tema. O curso é narrado e gratuito e aborda todo o passo-a-passo do processo.

  139. RODERLEY GASPARELLO disse:

    SOU INICIANTE, E ESTOU CHEIO DE DÚVIDAS QT A PUBLICAR UM LIVRO DE GRAMATICA ITALIANA. POR EXEMPLO , EM MEU LIVRO TEM CANÇÕES ITALIANAS DIVERSAS. GOSTARIA DE SABER COMO DEVO PROCEDER, LEGAMENTE PRA QUE NO CD DE AUDIO (QUE CONTEM OS DIALOGOS) QUE ACOMPANHA POSSA TER TB ESTAS MUSICAS. dEVO TER AUTORIZAÇÃO???EM SENDO ESTE LIVRO ESCRITO POR MIM, BRASILEIRO, POSSO ESCREVER O LIRO TUDO EM ITALIANO, COM PARTES (EXPLICATIVAS) EM PORTUGUES….POSSO MESCLAR??OBRIGADO

  140. Rose Panet disse:

    Olá, parabéns pela página. Muitas de minhas dúvidas foram respondidas.
    Mas resta uma: No caso da publicação de uma coleção de livros com vários autores, da qual, à propósito sou a organizadora, precisarei da autorização de todos os autores? Mesmo sendo uma mesma coleção?

  141. Vocês poderiam solicitar o recurso de vocês fazerem isso por a gente mesmo que custe algo.
    E fugindo ao assunto de ISBN, vocês poderiam criar uma caixinha de sugestões ou um post aqui no blog para que a gente possa dar nossas sugestões de coisas que a gente gostaria de ver aqui no CDA.

    Beijos

  142. Olá, David! Não entendi…. como assim, CDD?

  143. Natan Luiz FURTUOSO disse:

    Meu nome é Natan Luiz.Acabei de escrever um livro. Tenho a intenção de fazer contatos com várias editoras afim de publicá-lo. Desejo saber como posso apenas "protejer" minha obra por hora, depois farei o registro do ISBN. iSSO É POSSIVEL? Terei uma garantia? Este é meu primeiro livro mas não disponho, no momento, da taxa necessária para registrar no ISBN.
    aBRAÇOS, Natan. Parabéns pelo serviço de voces.

  144. Fernando Brito disse:

    Caro Amigo,

    tenho interesse de criar uma revista anual de direito ambiental. Nesse caso, deverei obter um único ISBN para o periódico ou a cada novo número da revista deverei ter um novo ISBN?

    Aguardando a bondosa colaboração, agradeço.

  145. Pode sim, claro! Na verdade, a decisão é sua – nós não exigimos o ISBN para publicação aqui no Clube.

  146. ola,estou fora do Brasil,e tenho poesias e gostaria de registra-las e tb queria saber como posso transforma-las em livro para passar para livrarias?

  147. Oi Evandro! Será que tem algo de errado com a sua conexão de Internet ou com alguma questão de bloqueio a sites de onde você acessa? Perguntamos isso porque os links do tutorial estão todos funcionando daqui – e o site da Biblioteca Nacional, http://www.bn.br, também está funcionanso normalmente. Esses são os caminhos que temos aqui…

  148. Reimivaldo Ramos disse:

    bom dia!

    estou escrevendo um livro de auto- aujuda, e quero saber a forma mais fácil de legalizar o mesmo para faciliar a comercialização do mesmo.

    um abraço!
    Reimivaldo Ramos

  149. Ary Teodoro da Silva disse:

    OLÁ!

    Uma editora registrou meu nome errado como autor de um livro. Em que isso implica? Caso eu queira reeditá-lo por outra editora, de vez que a mesma não se mostrou disposta a corrigir, poderei reeditá-lo com meu nome correto?

  150. Costuma ser rápido, Carolina…

    Segundo a Biblioteca Nacional, 5 dias útes para seu cadastramento como "editora-autora" e mais 3 dias úteis para o ISBN em si.

  151. ola ja tenho editora cadastrada preciso saber como proceder para editar o livro oque eu preciso em primeiro lugar. com urgencia Celina
    Não consegui entrar no link (clique aqui para baixar o arquivo, em formato Excel
    Celina.

  152. Dá uma olhada no site, Cesar. O endereço é http://www.clubedeautores.com.br – todo o nosso modelo está explicado lá.

  153. Gostaria de saber se o ISBN para registrar periódicos é necessário tomar as mesmas providências?
    Seria somente a Biblioteca Nacional, ou tenho opção de uma Biblioteca no meu Estado?

  154. miguel neves disse:

    tudo bem, mas quais os passos para isto, pretendemos juntar todos os artigos do congresso e publicar.

  155. Olá, Sebástian. você provavelmente precisará fazer a alteração do ISBN, lá na Biblioteca Nacional. Sugerimos que você entre em contato com eles, que conseguirão te responder melhor.

  156. Oi, Fábio. Se não me falha a memória, o prazo costuma
    ser de 10 dias úteis. Quanto ao contato deles no caso de erro na ficha, isso realmente não sei. Mas o melhor lugar para esclarecer essa dúvida é mesmo no site da Biblioteca Nacional (www.bn.br). Entra em contato diretamente com eles que, certamente, a resposta será mais completa ;-)

  157. Oi, mandei um livro para uma editora e será publicado mês que vem. A mesma já está providenciando o ISBN. Gostaria de saber se apenas o ISBN "garante" os direitos autorais, visto que antes de enviar à editora não tinha feito o registro no escritório de direitos autorais.

    Abs

  158. Olá, Jonatas. São duas coisas diferentes sim.

    Se você quiser registrar o seu livro no ISBN, facilitando a distribuição por livrarias e a busca, bem como a divulgação em alguma redes sociais que exigem o registro, basta seguir o post.

    Todavia, se você quiser apenas proteger a sua obra, deve procurar o escritório de direitos autorais da Biblioteca Nacional. O link direto para a página é http://www.bn.br/portal/?nu_pagina=25 .

  159. ELISIO LOPES BATISTA disse:

    Gostaria de publica o meu livro – O Sucesso da Empregabilidade no site de vocês.
    O livro– O Sucesso da Empregabilidade, trata de uma forma simples e objetiva como é o processo seletivo, mostrando as várias etapas do processo, como a entrega do currículo, testes, entrevista e a tão esperada admissão. Trata também dos direitos dos funcionários de forma rápida e direta. Sem conta com uma série de bateria de testes para você treinar.
    Vocês terão maiores informações visita o site do livro – http://www.osucessodaemrpegabilidade.com.br.
    Acredito que será de grande utilidade não só para os filiados a engenharia em geral, mas para o publico em geral, que visita o site de voes.
    Boa sorte!
    Elísio Lopes Batista
    O autor
    @ – lopes2606@bol.com.br
    11-3535-0582

  160. Olá, Remivaldo! A forma mais fácil é seguindo este post mesmo e fazendo a sua inscrição na Bibliotea Nacional para obter o ISBN…

  161. Paulo Rodrigues disse:

    Bom dia. Gostaria de saber se como Editor brasileiro, para adquirir o ISBN, posso utilizar os serviços de ISBN de uma Agência de Portugal ou outro país?

  162. cesar fantasia disse:

    pode me tirar uma dúvida,não conheço bem esse clube…o que vcs. fazem publicam,vende,oque mais …Cesar

  163. Pretendo publicar uma obra no Clube de Autores muito em breve. Já assisti às orientações da aula da Universidade de Autores, mas fiquei com algumas dúvidas:
    *O que devo colocar na ficha de solicitação do ISBN no campo COLEÇÃO, SÉRIE, ORDEM E VOLUME, sendo que pretendo publicar um único livro de histórias infantis (sem "continuações" futuras)?
    *E no campo CO-EDITOR, o que devo colocar se serei em mesma autora e editora?
    * Para publicar no Clube de Autores devo obrigatóriamente assinalar a opção E-BOOK, mesmo tendo a intenção que o mesmo seja impresso? Se eu assinalar esta opção, quando o livro for impresso saíra o número do ISBN impresso também?
    * O que devo assinalar nas opções: ACABAMENTO, CAPA, TAMANHO, COMERCIALIZADO E TIRAGEM, já que pretendo publicá-lo no Clube de Autores com a intenção de comprá-lo impresso?
    * Na opção de recebimento o que devo assinalar: e-mail ou correio? Como já disse anteriormente pretendo que o número do meu ISBN saia impresso no livro. Qual opção devo escolher? E quanto ao código de barras, o que devo assinalar?
    * Ilustrador: pretendo escrever um livro infantil, portanto terá muitas figuras, mas não terá um ilustrador específico. Utilizarei no livro desenhos como, por exemplo: dado, bola, boneca…. O que devo colocar neste campo ilustrador já que pegarei essas figuras na internet?

    Desculpe tantas perguntas ao mesmo tempo! rsrs
    Obrigada pela ajuda!

  164. carolina disse:

    Quanto tempo em média se leva para obter o ISBN?

    Grata,
    Carolina

  165. Eu é que agradeço, Túlio! ;-)

  166. Alvaro Antonio Alves disse:

    su um autor novato, enviei meu livro para uma um Editora em Portugal para avaliação. A dúvida é que meu livro é registrado na BN, mas não tem ISBN.O registro do meu livro é válido em POrtugal?

  167. Como faço com revistas??? Gostaríamos de criar uma revista jurídica para uma universidade como proceder??? Favor enviar resposta para gatinhogoloso@hotmail.com

    Grato.

  168. oque é ou significa CDD?

  169. Oi Jean. Infelizmente, não. Quem regula o ISBN é a Biblioteca Nacional, sendo que os valores são pagos diretamente a eles. Você pode tentar negociar diretamente lá – mas acho bem difícil que consiga…

  170. Wenderson Rodrigues disse:

    Parabenizo pelo site. Muito instrutivo. Tenho uma dúvida: Tenho uma obra inacabada mas que possui um título que gosto. Posso registrar, não no ISBN, mas no direitos autorais para proteger meu título e, por consequência, minha obra?

    Obrigado.

Deixe o seu Comentário

O seu email nunca será publicado ou partilhado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

*
*